A nova longevidade

A nova longevidade

 

“Estamos despertando para a descoberta de que envelhecimento não é melhor ou pior que a juventude, mas sim diferente”- Sergio Serapião, CEO do Labora e organizador da DesConferência, que acontece durante a Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum

 

O público longevo vem ganhando expressão, mas o caminho para a concretização da plena representatividade nas esferas públicas e privadas ainda é longo. Segundo o CEO do Labora, Sergio Serapião, estamos vivendo um despertar da consciência sobre a nova longevidade. “Se estivéssemos num jogo de futebol, eu diria que o juiz acabou de dar a largada para o início do jogo”, afirma Serapião, que acredita que essa é a geração que está presenciando essa transformação de mindset sobre esse tema.

 

A Labora é a primeira HR Tech de impacto social, focada em escalar a inclusão da diversidade geracional nas empresas, a partir de tecnologias que unem as competências e os propósitos de talentos lapidados por mais de 50 anos, aos desafios de negócios mais complexos de sua empresa. “Aprendemos nesta jornada que a inclusão bem sucedida exige muito mais que abrir vagas. Exige uma revisão de cultura, de treinamentos, de métricas e de resultados. Tudo isso, junto e misturado, chamamos de reinvenção do trabalho. Propomos a reinvenção do trabalho, a partir da tecnologia disponível e alinhada com tendências de futuro do trabalho”, diz.

 

Com isso em vista, Serapião renova a parceria com a Longevidade Expo+Fórum iniciada na primeira edição do evento em 2019 e participa da versão 100% online do evento, a Maratona Digital da Longevidade Expo+Forum, que acontece nos dias 20 e 21 de novembro, das 9 às 21 horas e no dia 22, das 9 às 13 horas. A Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum será realizada na plataforma do evento, com transmissão via Facebook, Instagram e YouTube e contará com a participação de mais de 50 personalidades e especialistas envolvidas com o público sênior, suas demandas e aspirações.

 

DesConferência

 

Organizando a chamada “DesConferência”, Serapião conta que serão quatro painéis, que tratarão sobre o que há de mais contemporâneo e inovador em termos de trabalho e empreendedorismo sênior. “Vamos promover discussões inéditas, a partir de um novo olhar para as possibilidades de inclusão da diversidade sênior no mercado”, conta ele.

 

Em sua avaliação, no Brasil, assim como em praticamente todos os países, “temos uma visão nebulosa e cheia de projeções desatualizadas sobre o processo de envelhecimento. Da mesma forma, como acontece em todo o planeta, estamos despertando para a descoberta de que envelhecimento não é melhor ou pior que a juventude, mas sim diferente”, avalia. 

 

Serapião reforça a ideia do “envelhecer bem”, que significa ganhar consciência sobre os potenciais e os limites de atuação de cada um e as possibilidades de contribuição coletiva. “O que eu realizo aos 46 anos não era o que eu realizava aos 25 e não será o que realizarei após os 50, 60, 90. Mas, em todas essas etapas, preciso estar consciente da contribuição que sou capaz de dar, ou seja, envelhecer bem é sair de projeções que tenho de alguém que não sou mais e assumir o protagonismo, com orgulho, do que sou capaz de ser agora, hoje, no presente”, afirma. 

 

Neste cenário, Sérgio Serapião afirma que a Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum e o Congresso da Longevidade são realizados de maneira precursora e inovadora. “Estamos em um momento de atualização de mindset, de conscientização da sociedade sobre potências e oportunidades de e para a longevidade”, afirma. E completa: “o evento evidencia este momento de transição e apresenta o novo, a longevidade contemporânea a todos”.

 

A seguir, a programação da DesConferência que acontece na Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum:

 

Data: Sexta-feira, 20/11.

Horário: 16h50.

Tema: Profissões do Futuro: Seniores Digitais. Compartilhamento de resultados de programa de preparação de profissionais 50+ para novas carreiras em tecnologia, desenhadas para competências seniores.

Curadoria: Labora.

Convidadas: Ricardo Seara (Labora), Daniele Botaro (Oracle).

 

Data: Sexta-feira, 20/11 – 17h25.

Tema: Trabalho sênior no mundo, desafios e oportunidades em diferentes continentes.

Curadoria: Labora.

Convidado: Sérgio Serapião (Labora).

 

Data: Sexta-feira, 20/11 – 18h.

Tema: Vieses inconscientes e idadismo na comunicação: como a comunicação pode reforçar preconceitos ou quebrar paradigmas em uma sociedade regida pela cultura jovem-cêntrica.

Curadoria: Labora.

Mediadora: Fernanda Zemel.

Convidados: Marcia Monteiro (Globo), Mauro Wainstock (Hub40+) e Rennê Nunes (UpLab).

 

Data: Sexta-feira, 20/11 – 18h35.

Tema: Diversidade geracional nas empresas – a jornada já começou!

Curadoria: Labora.

Convidados: Lina Nakata (GPTW – Great Place To Work) e Maria José Tonelli (FGV).

 

Serviço: Longevidade Expo+Fórum 2020 – MARATONA DIGITAL

Data: 20 a 21 de novembro de 2020, das 9 às 21 horas. Dia 22 de novembro de 2020, das 9 às 13 horas.

Onde: Plataforma do evento, com transmissão simultânea pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Inscrições: www.longevidade.com.br.

 

Assessoria de Imprensa – Longevidade Expo+Fórum

Coletivo da Comunicação

Valeria Bursztein

valeria@coletivodacomunicacao.com.br / 11 – 99104-2031