Aging 2.0 anuncia vencedores da Startup Search na Longevidade Expo+Fórum

O 9º painel da Longevidade Expo+Fórum, mais relevante evento direcionado ao segmento sênior do país, abriu espaço para a tecnologia e a inovação e apresentou soluções para o público 50+. Pelo terceiro ano consecutivo, a parceira da Longevidade, o Aging 2.0, apresentou os ganhadores da Startup Search – 3ª chamada de Senior Techs, que teve 86 senior techs candidatas. 

Aging 2.0 é uma organização internacional, sem fins lucrativos, fundada em 2012, no Vale do Silício, e hoje presente em 31 países e que tem como o objetivo de nutrir as startups para que estas desenvolvam soluções tecnológicas voltadas à qualidade de vida na longevidade. Mais de 3 mil startups foram auxiliadas pelo Aging 2.0, que aqui no Brasil está representado nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP). Desde 2019, o Aging 2.0 no Brasil realiza o Startup Search para fomentar a união da tecnologia e a expertise dos longevos para a solução de problemas dos 50+ por meio da tecnologia.

O painel foi conduzido pelo embaixador do Aging 2.0 na América do Sul e CEO da Ativen, Sérgio Duque Estrada, que apresentou os três finalistas da 3ª chamada de Senior Techs do Aging 2.0 Brasil: Labora Tech, ProBrain e a Lonvi. 

As vencedoras receberão mentorias com consultores internacionais e nacionais, direcionamento aos patrocinadores e investidores da rede do Aging 2.0 Brasil para contatos e bolsa integral no curso sobre mercado da longevidade para um integrante da startup vencedora, que será ministrado pelo Insper em parceria com o Aging 2.0 São Paulo e a Ativen a partir de fevereiro de 2022.

Com muita honra estou aqui, neste 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso, para falar de um tema importantíssimo que são as tecnologias digitais e como contribuem para a qualidade de vida da população senior. A tecnologia facilita o nosso protagonismo e é uma aceleradora da nossa contemporaneidade”, avaliou Duque Estrada. 

Para evidenciar os benefícios da tecnologia no cotidiano da comunidade prateada, o embaixador do Aging 2.0 na América Latina compartilhou um depoimento da bióloga e blogueira, Neuza Guerreiro de Carvalho, que contou como utiliza as tecnologias no seu cotidiano e os benefícios que o uso de ferramentas digitais lhe trouxe.

 

 

“Eu, uma longeva de 91 anos, uso a tecnologia há mais de 20 anos e queria contar como me ajudou neste momento de pandemia. Fiquei sozinha por cerca de 300 dias, cuidando da manutenção da minha casa. E a tecnologia me ajudou a encontrar coisas muito úteis, que me permitiram ganhar tempo para fazer o que gosto. A tecnologia não me assusta. Ela me fez ganhar tempo para fazer as coisas que gosto e ter acesso a um  mundo gigantesco. A tecnologia nos permite estar em contato com outras gerações e esse processo é muito rico, pois continuamos a aprender. Lembrem-se: a tecnologia já faz parte das nossas vidas!” – Neuza Guerreiro de Carvalho

 

Premiação

Duque Estrada deu início às apresentações das startups finalistas do Startup Search. À frente da Labora Tech, o cofundador e head de talentos da startup, Ricardo Seara, deu detalhes sobre as iniciativas para escalar a inclusão da diversidade geracional nas empresas por meio da tecnologia.

Nossa missão é a inclusão, em escala, do público 60+ no mercado de trabalho. Temos uma ferramenta para auxiliar as empresas a incorporar profissionais longevos em seus quadros de funcionários e a usufruírem com a diversidade de conhecimento e experiências que essas pessoas podem oferecer. Temos também uma plataforma de requalificação para os profissionais longevos criada a partir de parcerias com empresas de tecnologias para atualizar os conhecimentos e habilidades dos seniores em suas jornadas profissionais” – Ricardo Seara

 

 

 

A cofundadora e CEO da ProBrain, Ingrid Gielow, expôs a ProBrain, empresa dedicada à criação de soluções para incentivar as conexões cerebrais dos longevos, e assim melhorar o foco, a memória, atenção e habilidades comunicativas, de maneira divertida e desafiadora. 

A plataforma de treinamento cerebral Afinando o Cérebro, que é um aplicativo multiplataforma, com mais de 150 atividades, com planos para os profissionais da saúde acompanharem os pacientes mesmo remotamente e planos para usuários individuais. Somos a única plataforma com jogos que estimulam as habilidades auditivas e cognitivas a partir de estímulos auditivos (verbais e não verbais) e isso comprovadamente melhora a audição, a atenção e a compreensão” – Ingrid Gielow 

 

 

 

O CEO e cofundador da Lonvi, João Mateus, explicou sobre as atividades da startup. Sincronizada com um aplicativo, a plataforma possibilita um acompanhamento mais próximo dos pacientes e auxilia no engajamento do plano de cuidados. 

 

Considerando o contexto do envelhecimento populacional, a demanda por cuidados só tende a aumentar e é para isso que a Lonvi nasceu, para que as pessoas possam ser mais bem cuidadas. Somos um serviço digital de saúde para educar e coordenar o cuidado do paciente, interligando cuidadores, familiares e os longevos, com a possibilidade de customizar o aplicativo para a realidade de cada pessoa” – João Mateus

 

 

Vencedora

O momento do anúncio das startups ganhadoras da Startup Search – 3ª chamada de Senior Techs foi o ponto alto do painel. Duque Estrada revelou a decisão da banca julgadora e anunciou a Labora Tech como vencedora da seleção promovida pelo Aging 2.0.

Estamos muito felizes em fazer parte desse ecossistema. Sempre acreditamos em atuar em rede e trabalhar em prol de uma causa, e vemos a oportunidade de trazer mais empresas e mais investidores para a Labora e para todas as startups que participaram desta chamada”, disse o cofundador da Labora, Ricardo Seara.

Querem saber mais detalhes sobre as senior techs selecionadas pela 3ª chamada de Senior Techs? Cliquem aqui