ANA MARIA MACHADO 79+, ISOLAMENTO CRIATIVO E LONGEVIDADE COMPARTILHADA

ANA MARIA MACHADO 79+, ISOLAMENTO CRIATIVO
E
LONGEVIDADE COMPARTILHADA


A escritora, que transita muito bem no universo infanto-juvenil
lança três novos livros  com destaque na solidariedade

 

Redação e edição
Analu Oliveira – 78+
www.longevidade.com.br

A escritora Ana Maria Machado e seus três novos livros infantis

 

A consagrada escritora Ana Maria Machado conseguiu driblar o isolamento provocado pela pandemia e entrou de cabeça em novos projetos.

Considerada uma das maiores autoras de livros infanto-juvenis, Ana Maria acaba de lançar três novos livros, resultado incrível do exercício de criatividade nestes tempos bicudos. Embora distante das crianças que adora – parentes ou não – o afeto cresceu e foi inspirador.

Igualzinho a Mim, A História que Eu Queria e O Mesmo Sonho, todos com a chancela da editora Moderna, tem como tema a solidariedade, fundamental na época em que vivemos.

Ela nos conta: “Foram processos distintos de criação, pois alguns começaram a ser pensados há muitos anos”.  “A ideia de O Mesmo Sonho, por exemplo, me acompanhava fazia 30 anos, pois nasceu a partir de uma pergunta feita pela minha filha, que era pequena: ‘Mãe, você pode entrar nos meus sonhos? Eles ficam no meu travesseiro?’ Aquilo era fascinante, mas eu não conseguia dar continuidade, o que só aconteceu durante a pandemia.”. É a história de Zeca, menino fascinado pelas fantasias que marcam o sono das pessoas.

Igualzinho a Mim é uma história contada quase como um poema, com texto metrificado. A obra trata das diferenças entre as pessoas, que são distintas sob diversos aspectos: cada um tem um cabelo, uma voz, uma cor de pele; há quem goste de correr, de pular, de assistir à televisão; há quem more em diferentes tipos de casas, de cidades e quem tenha famílias compostas das mais variadas maneiras.

Segundo a autora: “Na verdade somos iguais e as diferenças vêm depois, à medida em que a criança cresce e se insere cada vez mais na sociedade. Vivemos um momento em que as diferenças são cada vez mais acentuadas, por isso eu quis valorizar as  semelhanças.”, garante ela.

A força da solidariedade e o incentivo à colaboração mútua estão no terceiro livro: A História que Eu Queria. A ideia veio ao acaso em 2019 e acompanha Nanda, Carol e Beto, três amigos fascinados por narrativas diversas – enquanto Carol gosta de contos de fadas com muitas princesas, Nanda adora as tramas com astronautas e que se passam no espaço, e Beto é fissurado por dinossauros.

Cansados de tudo que já fizeram inclusive com pesquisas na internet,  eles decidem criar seus próprios contos e livros, cada um em sintonia com o outro. “Eles inventam o que querem ler”, conta Ana Maria que, há anos, mantém contato direto com crianças.

Segundo ela, o raciocínio de uma história bem contada – e bem assimilada pelos pequenos – está na letra que Chico Buarque criou para a canção João e Maria: “Agora eu era o herói / E o meu cavalo só falava inglês /A noiva do caubói / Era você além das outras três”. É a criatividade em ação.

Sobre Ana Maria Machado

Ana Maria Machado é jornalista, professora, pintora e escritora. Nasceu em 24 de dezembro de 1941 no Rio de Janeiro.

É formada em Letras pela Universidade do Brasil, lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Como jornalista, trabalhou por mais de dez anos na Rádio Jornal do Brasil e foi uma das fundadoras, na década de 80, da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes (no Rio de Janeiro), que existe até hoje e luta para manter as portas abertas nessa crise atual.

Livraria Malasartes luta para manter as portas abertas nessa crise atual

Ana Maria publicou mais de quarenta livros, e em 1981 recebeu o Prêmio Casa de las Américas com o livro De Olho nas penas. O reconhecimento mundial das obras de Ana Maria Machado aconteceu em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante  de literatura infantil. No mesmo ano foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural e em 1978 ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura.

Fontes:

ISTO É
https://istoe.com.br/ana-maria-machado-lanca-tres-livros-infantis-que-destacam-a-solidariedade/

Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Maria_Machado