ARQUITETA CRISTINA VENTURA 53+ O Cristo Redentor pronto para o restauro

ARQUITETA CRISTINA VENTURA 53+
O Cristo Redentor pronto para o restauro

 

Redação e edição
Analu Oliveira – 78+
www.longevidade.com.br

 

Cristina Ventura, trabalho de fôlego

 

O nome dela foi inspirado em Cristo, já que nasceu em uma véspera de Natal. É sério, pode acreditar !!

Cristina Ventura é a arquiteta de 53 anos que está no comando do trabalho de restauração da estátua do Cristo Redentor que completará 90 anos no mês de outubro próximo. Situado no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, é um ícone reconhecido no mundo inteiro, declarado Patrimônio da Humanidade em 2012 pela UNESCO, Organização das Nações Unidas.

É ela a maestrina de uma verdadeira  orquestra de 30 pessoas que já começaram a se preparar para essa incrível obra de restauro. O material  a ser usado servirá para planejar a revitalização do monumento até a festa dos 100 anos em 2031.

Entre os integrantes da equipe de restauração, estão geólogos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialistas da Universidade Federal de Ouro Preto (MG), que acompanham a conservação das esculturas em pedra-sabão de Aleijadinho, em Congonhas do Campo (MG).

Cristina :Emoção com responsabilidade imensa

 

Moradora de Cabo Frio, Cristina agora está focada com seu grupo de profissionais, no restauro que tem como prioridade a cabeça da estátua. O início está previsto para o mês de abril com o aval do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

Tudo terá que começar bem cedinho e aproveitar dias de bom tempo, sempre antes das 8 horas quando chegam os turistas e visitantes. Ela já conhece cada centímetro quadrado do monumento que foi fotografado por câmeras em drones que geram imagens bidimensionais e tridimensionais.

Pronta para esse desafio emocionante, é Cristina quem diz :“Se o Cristo chegou aos 90 anos, instalado de braços abertos e a 700 metros de altura em boas condições, também se deve ao revestimento em pedra-sabão, que protege a estrutura em concreto”.

 Vale lembrar que em tempos de pandemia, o réveillon não teve festa. Mas foi no Corcovado a contagem regressiva para 2021, com homenagem aos a profissionais de Saúde. E dias depois, foi mostrado ao mundo com as duas primeiras vacinadas no Rio de Janeiro.

 

Sobre o Monumento

Em formato de cruz, de braços abertos,  o Cristo Redentor tem 38 metros de altura (correspondente a um prédio de 13 andares). São 30 metros do monumento e oito do pedestal. Cada braço tem área de 88 metros quadrados e o pé mede 1,35 metro. Somente a cabeça pesa 30 toneladas.

Os criadores do Cristo Redentor são o desenhista Heitor da Silva Costa, o pintor Carlos Oswald e o escultor Maximiliam Paul Landowsky. Construído no Brasil, apenas a cabeça e as mãos foram feitas na França (Paris). O corpo de Cristo foi feito de pedra-sabão e o monumento está preparado para resistir a ventos de até 250 km/h.

 

Fontes:

O Globo
https://oglobo.globo.com/rio/com-nome-inspirado-em-cristo-arquiteta-comanda-restauro-de-estatua-para-festa-de-90-anos-do-cristo-redentor-1-24903176

Brasil Escola
https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/historia-cristo-redentor.htm#:~:text=O%20monumento,-N%C3%A3o%20pare%20agora&text=O%20Cristo%20Redentor%20encontra%2Dse,a%20cabe%C3%A7a%20pesa%2030%20toneladas.