Atenta às necessidades dos seniores e às inovações tecnológicas, Longevidade Expo+Fórum firma parceria com MasterCare Brasil

Healthtech, que facilita o encontro de profissionais especializados aos  longevos, é o mais novo parceiro da Longevidade Expo+Fórum e participa da Maratona Digital 2021

A Longevidade Expo+Fórum procura cercar-se de pesquisadores, especialistas e parceiros focados em fomentar a qualidade de vida entre as pessoas com mais de 50 anos. É exatamente esse o propósito da MasterCare, uma healthtech que desenvolveu um sistema de assinatura eletrônica que une longevos que necessitam de atenções especiais com cuidadores capacitados. 

A MasterCare Brasil é uma iniciativa da publicitária e empresária, Carolina Verdade, da fundadora da MVI Bank e consultora associada FIPEFAFi-FEA-USP, Marcia Vieira, do Dr. Luiz Antonio Gil, médico especialista em Geriatria formado pela Universidade de São Paulo, da equipe de Geriatria do Hospital Sírio Libanês, e Dra Cláudia Cunha, médica sanitarista.

Para nos explicar mais sobre a MasterCare Brasil, como se deu a parceria com a Longevidade Expo+Fórum e o que a plataforma prepara para a Maratona Digital 2021, conversamos com a co-fundadora e sócia da empresa, Márcia Vieira.

Administradora de empresas, gestora de projetos, pós-graduada em Gestão Fiscal, especialista em inovação e startups, consultora associada da FIPECAFI-FEA/USP e há mais de 10 anos no mercado de startups, Márcia sintetiza a atuação da MasterCare Brasil.

“A MasterCare Brasil é uma healthtech de cuidado com idosos. Nosso propósito é criar um ecossistema de soluções para a longevidade e para o cuidado domiciliar. Trabalhamos com conteúdos de prevenção de doenças, promoção de saúde e conteúdos específicos voltados para o cuidado domiciliar”, diz Márcia.

Por meio de algoritmos de machine learning, a MasterCare Brasil encontra, em seu banco de dados, os cuidadores que melhor se adequam às necessidades dos longevos e disponibiliza os dados de contato dos profissionais selecionados ao assinante da plataforma. 

Márcia explica os benefícios que a plataforma traz para os usuários. “A MasterCare Brasil minimiza essa ‘agulha no palheiro’ que é conseguir um cuidador específico para a necessidade da pessoa. E, para o cuidador, é também muito bom, porque todo o processo de seleção é mais assertivo. Além disso, geramos conteúdo gratuito com médicos especialistas para democratizar o acesso à informação”.

A procura por profissionais cuidadores teve alta significativa nos últimos anos. Entre 2007 e 2017, o número de profissionais dedicados a cuidados com longevos passou de 5.263 em 2007 para 34.051 em 2017, um crescimento de 547%.

Em paralelo a este aumento, que acompanha a evolução da expectativa de vida da população brasileira, aguarda por sanção presidencial o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 11/16 que regulamenta a profissão do cuidador de longevos, crianças, pessoas com deficiência ou doenças raras. Em maio de 2019, o plenário do Senado aprovou o PLC, cujo texto prevê a obrigatoriedade de curso de qualificação na área. Atenta a este cenário, a MasterCare Brasil oferece cursos de capacitação aos cuidadores, além de fomentar a publicação de conteúdos relacionados  à saúde deste público.

 

Experiências pessoais

Todo este empenho em encontrar e capacitar cuidadores vem de experiências pessoais  das fundadoras. Márcia conta ter se preocupado com as dificuldades enfrentadas para encontrar cuidadores específicos para as necessidades demandadas por seus pais. “Meu pai ficou em risco várias vezes. A hidratação dele não foi feita corretamente, a pessoa não sabia aferir a temperatura dele, por exemplo, o que me chocou muito. O próprio geriatra do meu pai me contou que a falta de treinamento e especialização das pessoas que se dedicavam aos cuidados de pessoas longevas não era um problema exclusivo vivido pela minha família, mas de todo Brasil. Outra co-fundadora da Mastercare, Carolina Verdade, experimentou a mesma situação com o avô. Foi assim que deram início à MasterCare Brasil”.

O próximo passo da empresa é aliar-se a home cares para levar a inteligência tecnológica a mais longevos e poder contribuir para o bem-estar da população que mais cresce no país.

 

Mastercare na Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum

Com participação garantida na Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum, a Mastercare será responsável por uma painel sobre profissionalização e cuidados domiciliares. “Vamos falar sobre a importância da educação e da tecnologia no cuidado domiciliar e como esta geração está sendo desafiada a cuidar dos seus pais. Como podemos repensar, reconfigurar e transformar a longevidade em algo de qualidade. Para a MasterCare Brasil, a Longevidade Expo+Fórum é uma referência no mercado. Já estava no nosso radar estar presente em um evento tão significativo para o nosso setor”, adianta Márcia.

Para a consultora de pesquisa do Hospital Albert Einstein e co-fundadora da MasterCare, Dra. Cláudia Cunha, “a Longevidade Expo+Fórum é uma oportunidade única para a MasterCare compartilhar seu propósito: educação e tecnologia para o melhor cuidado ao longevo!”. 

Já fez a sua inscrição gratuita na Maratona Digital 2021? Aproveite e faça já. Clique aqui

 

Fontes:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-05/senado-aprova-regulamentacao-da-profissao-de-cuidador-de-idosos

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/12/cuidador-de-idosos-e-a-profissao-que-mais-cresce-em-10-anos.shtml