BOB DYLAN, 80+ Relação de amor com o Brasil

BOB DYLAN, 80+  Relação de amor com o Brasil

 

Tradução, redação e edição
Analu Oliveira – 78+
www.longevidade.com.br

Dylan completou 80 anos em 24 de maio de 2021

 O grande artista norte-americano Bob Dylan esteve no Brasil cinco vezes (1990, 1991, 1998, 2008 e 2012) e se apresentou em 19 shows inesquecíveis em cinco cidades: Rio, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. Essa relação de grande afeto com o país foi retratada na The Brazil Series, 40 telas em acrílico criadas a partir do Statens Museum for Kunst, principal museu da Dinamarca, entre 2009 e 2010.

Uma das pinturas de Dylan que se impressionou muito com as favelas

Dylan, que vendeu perto de 125 milhões de discos em seus 60 anos de carreira, é considerado  um dos artistas mais influentes de todos os tempos.

Foram 50 álbuns com a composição de 500 canções tocadas mais de 6.000 vezes por artistas como Duke Ellington, Jimi Hendrix, Guns N ‘Roses, Stevie Wonder, Rod Stewart, Red Hot Chili Peppers, Bob Marley, Pearl Jam, Neil Young, Adele e U2.

Recebeu centenas de homenagens e prêmios, inclusive um Oscar por sua canção “Things Have Changed” (2000). E mais: 12 Grammy Awards e um Prêmio Pulitzer de Citação Especial por seu profundo impacto na música popular e na cultura americana. Bill Clinton e Barack Obama entregaram reconhecimentos importantes como a Medalha Presidencial da Liberdade. E foi o primeiro artista da história a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura (2016).

Das canções tradicionais “Good as I been to you” (1992) e “World gone wrong” (1993) ele chega aos dias de hoje com muita vitalidade aos 80 anos e  muito feliz em receber as justas homenagens pela produção inigualável.

 

Duas dicas preciosas:

·  Vídeo com algumas canções de Bob Dylan – Best Collection 2021

https://www.youtube.com/watch?v=LUKYhpj2sQg

·  Documentário: No Direction Home (2005) com direção de Martin Scorsese. O filme conta como Dylan se tornou a voz de uma geração e influenciou a cultura americana, desde o começo da carreira até o estrelato.  No GloboPlay.

 

Sobre Bob Dylan

Robert Allen Zimmerman nasceu em Duluth, Minnesota, nos Estados Unidos, no dia 24 de maio de 1941. É cantor, compositor, escritor, ator, pintor e artista plástico.

Neto de imigrantes judeus russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou a cantar em grupos de rock e fez imitações de  Little Richard e Buddy Holly. Mas em 1959, já na Universidade de Minnesota partiu para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie.

Foi na década de 60 que Dylan começou a ficar conhecido e famoso quando canções como Blowin’ in the Wind” (1963) e The Times They Are a Changin’” (1964) se tornaram hinos dos movimentos pelos direitos civis e de oposição à Guerra do Vietnã.

Em 2004 foi eleito pela revista Rolling Stone o 7º maior cantor e o 2º melhor artista da música de todos os tempos, só atrás dos Beatles. Uma de suas principais canções, Like a Rolling Stone“, também marcou época e foi premiada várias vezes.

Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Foi também  laureado com o Nobel da Literatura de 2016. 

Casa em que Dylan morou na infância em Duluth, Minnesotta

No aniversário de seus 80 anos, fãs se reuniram para cantar parabéns na sua antiga casa. Esse evento integrou a programação em homenagem ao músico em Duluth, em Minnesota, onde ele morou até os seis anos.

Bob Dylan mora no sul da Califórnia desde os anos 1970.

Parabéns ao ídolo!

__________________________________________________

Fontes

Folha de SP
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/05/nos-80-anos-de-bob-dylan-conheca-a-casa-em-que-o-musico-passou-a-infancia.shtml

G1 – GLOBO
https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2021/05/23/bob-dylan-80-anos-os-bastidores-das-cinco-turnes-que-o-musico-fez-no-brasil-entre-1990-e-2012.ghtml

https://oglobo.globo.com/cultura/passagens-de-bob-dylan-pelo-brasil-inspiraram-serie-de-pinturas-25029251

Isto É
https://istoe.com.br/as-pinceladas-de-bob-dylan/

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Dylan

GloboPlay – documentário
https://globoplay.globo.com/no-direction-home-bob-dylan/t/dBWVZDXLgj/

BEST OF BOB DYLAN
https://www.youtube.com/watch?v=LUKYhpj2sQg