BORIS CASOY 80+ E JUDY WOODRUFF 74+, JORNALISTAS INSPIRADORES, CIDADÃOS DO MUNDO

BORIS CASOY 80+ E JUDY WOODRUFF 74+, JORNALISTAS INSPIRADORES, CIDADÃOS DO MUNDO

 

Tradução, Redação e edição
Analu Oliveira – 79+
www.longevidade.com.br

 

Judy, cinco décadas de jornalismo e Boris, do jornalismo à veterinária

 

Judy Wooddruff  é americana, âncora e editora chefe do telejornal PBS Newshour que cobre todo território nacional. Boris Casoy, brasileiro, filho de imigrantes judeus russos, já comemorou 65 anos de jornalismo e agora, aos 80+, partiu em busca do sonho antigo: cursar veterinária.

 Judy cobriu política e outras notícias por cinco décadas na NBC, CNN e PBS, além de ter ancorado a premiada série de documentários da PBS, “Frontline” que focalizou grande variedade de questões domésticas e internacionais inclusive terrorismo, eleições, desastres ambientais e outras questões sociopolíticas.

Boris passou no vestibular e já está firme no curso de medicina veterinária, objetivo alcançado aos 80 anos de idade. Embora já vacinado com as duas doses, as aulas por enquanto são online, ministradas por professores da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Diz ele: “Há anos manifesto publicamente esse desejo. Agora tenho tempo. Minhas tardes e noites estavam livres. Sou movido a desafios. E essa coisa de ficar parado primeiro deprime, depois enlouquece”.

Boris sempre amou os animais e agora
vai realizar sonho de cuidar deles

 

É importante conhecer um pouco mais da história vencedora de ambos, que só vem comprovar que a longevidade pode ser uma alavanca poderosa para uma vida produtiva e feliz !

 

Sobre Boris Casoy

 

Boris Casoy nasceu em São Paulo, capital, dia 13 de fevereiro de 1941, último dos cinco filhos de imigrantes judeus russos que chegaram ao Brasil em 1928. Ele e a irmã gêmea, Nina, falecida, tiveram poliomielite com um ano de vida, numa época em que não existia vacina. Com sequelas físicas e psicológicas Boris só começou a andar aos 9 anos, após uma cirurgia nos Estados Unidos.

Ouvinte assíduo de rádio, Boris ficava fascinado com o milagre da transmissão de voz. Estudou os primeiros anos nos colégios Stanford e Mackenzie e chegou a ser reprovado diversas vezes no curso científico onde estava por insistência familiar. Voltado às humanas, preferia o antigo clássico. Chegou a frequentar o curso de Direito no Mackenzie, sem concluir.

Com 15 anos começou a vida profissional como narrador esportivo e  locutor na Rádio Eldorado. Na televisão, o início foi na Rede Tupi, como repórter do programa Mosaico na TV. Passou pelo SBT, Record, TV JB (canal que ficou pouco no ar), TV Bandeirantes e Rede TV.

Boris Casoy, hoje na TV Gazeta e com canal no Youtube

 

Atualmente está na TV Gazeta com o Jornal do Bóris, das 8h45às 9h15, de segunda a sexta-feira e também no seu próprio programa no YouTube, que também é transmitido pela Alpha Channel TV. Sua inspiração foi o programa “O Trabuco”, do jornalista e radialista Vicente Leporace da Rádio Bandeirantes.

Antes de ser âncora de televisão, Boris também atuou na mídia impressa, como editor de política e editor-chefe do jornal Folha de S.Paulo. Em 1968, foi nomeado Secretário de Imprensa de Herbert Levy, Secretário de Agricultura do governo Abreu Sodré, em São Paulo, onde ficou até 1969. Em 1970, foi assessor de imprensa de Luís Fernando Cirne LimaMinistro de Agricultura do governo Médici. Em 1971 e 1972, foi secretário de imprensa do prefeito de São Paulo, José Carlos de Figueiredo Ferraz.

Foi também diretor da Escola de Comunicação e do setor cultural da FAAP.

Ficaram famosos os bordões em seus comentários, como isto é uma vergonha! e “é preciso passar o Brasil a limpo”.

 

Sobre Judy Woodruff

 

Judy Carline Woodruff  nasceu em Tulsa, cidade do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, dia 20 de novembro de 1946. Jornalista, é âncora e editora-chefe do PBS NewsHour.  Judy cobriu todas as eleições presidenciais e convenções partidárias dos EUA desde 1976.

Mora atualmente em Washington, DC, é casada com o jornalista Al Hunt e  têm três filhos: Jeffrey, Benjamin e Lauren (que foi adotada da Coréia, ainda bebê).

Judy com marido e os três filhos

 

Em 1968, após a formatura na Universidade Duke, começou a trabalhar em noticiários locais em Atlanta. Foi nomeada correspondente na Casa Branca da NBC News em 1976, cargo que ocupou por seis anos.

Na PBS começou em 1982 e seguiu com seu trabalho como correspondente na Casa Branca para a PBS NewsHour. Em 1993, foi para a CNN onde foi apresentadora de talk shows Inside Politics e CNN WorldView junto com Bernard Shaw. Em 2005 voltou para a PBS onde permanece até hoje.

Judy também é autora dos livros“This is Judy Woodruff at the White House”President Carter: interview on “Meet the Press”.

 Entre as láureas recebidas, está o Prêmio Peabody de Integridade Jornalística, que homenageia a conquista dos mais altos padrões profissionais de jornalismo e também a integridade pessoal ao relatar as notícias em tempos difíceis.

Judy recebeu de Jane Fonda, por vídeo, o prêmio Peabody.

 

É realmente um privilégio homenagear dois jornalistas importantes cuja longevidade é INSPIRADORA !

 

____________________________________________________________

 

Fontes: 

Isto É
https://istoe.com.br/tag/boris-casoy/

Uol
https://www.uol.com.br/splash/noticias/2020/11/09/boris-casoy-fala-sobre-garis-e-por-que-nunca-casou-falem-o-que-quiser.htm

https://tvefamosos.uol.com.br/album/2018/03/28/boris-casoy.htm?mode=list&foto=1

Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Boris_Casoy

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Judy_Woodruff 

Record R7
https://recordtv.r7.com/balanco-geral/hora-da-venenosa/videos/boris-casoy-entra-para-faculdade-de-medicina-veterinaria-19082021

Folha de SP
https://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2021/08/boris-casoy-volta-a-faculdade-aos-80-ficar-parado-deprime-enlouquece.shtml 

The Kojo
https://thekojonnamdishow.org/shows/2021-03-30/a-conversation-with-pbs-newshours-judy-woodruff