Chanel No. 5 – Perfume do século comemora 100 anos

Chanel No. 5 – Perfume do século comemora 100 anos

A imagem sempre foi associada a lindas mulheres

 

Tradução, redação e edição
Analu Oliveira – 78+
www.longevidade.com.br

 

Madame Chanel e sua criação eterna

 

Chanel Nº 5. Quem não conhece essa marca de perfume lançada em 1921 e que completa 100 anos em maio deste ano?

Foi o primeiro perfume da Maison Chanel, fundada e comandada pela icônica estilista Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel. Ela pretendia criar um perfume com um aroma único, baunilha como matéria prima, em suas palavras “um perfume com cheiro de mulher“.

Ernest Beaux foi o responsável pelo desenvolvimento da árdua tarefa em seu laboratório em Grasse, na Riviera Francesa. Após tentativas diversas, a quinta delas ficou perfeita e deu nome ao perfume, além de ser o número de sorte de Coco Chanel. Como não poderia deixar de ser, o lançamento foi também num dia 5, no mês de maio de 1921.

Marilyn Monroe, só 2 gotas para dormir

Marilyn Monroe e o Sucesso do Perfume

Foi Marilyn Monroe quem eternizou o uso do Chanel No. 5. A atriz americana   declarou que dormia nua com apenas duas gotas do perfume. Foi o que bastou para torna-lo líder de vendas no mundo. A própria Coco Chanel foi a estrela da campanha, com anúncio publicado pela revista Harper’s Bazaar em 1937. Depois foram rostos das campanhas, celebridades como Catherine Deneuve, Nicole Kidman e Gisele Bündchen.

Veja a beleza da campanha de comemoração dos 100 anos com a atriz Marion Cotillard. https://www.youtube.com/watch?v=Sq6vqY7tWuU

Coco Chanel, ícone da moda no século 20

Sobre Madame Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel (Coco Chanel) foi uma estilista francesa e fundadora da marca Chanel S.A. É a única   presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século 20 da revista Time.  Nasceu em 19 de agosto de 1883, em Saumur, França e faleceu em 10 de janeiro de 1971. Os 50 anos de sua morte foram completados em janeiro de 2021. Sinônimo de elegância e bom gosto, Chanel incentivou a liberdade feminina e revolucionou o jeito de ser, pensar e vestir das mulheres.

A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. Mas foi o Chanel nº 5 que a tornou milionária.
A empresária e consultora de moda Costanza Pascolato afirma: “ Ela conseguiu fazer mágica, porque tudo que criou se tornou icônico: a camélia, a corrente, o tweed e até o perfume”.

Virginie Viard sucedeu Lagerfeld após seu falecimento em 2019

O estilista alemão Karl Lagerfeld comandou a grife desde 1983, tanto para a linha de alta-costura quanto para a de prêt-à-porter. O estilo clássico criado por mademoiselle, revitalizado por Lagerfeld, atravessou o século 20 e se tornou atemporal. Lagerfeld faleceu em 19 de fevereiro de 2019 e foi sucedido por seu braço direito, Virginie Viard que é hoje a nova diretora artística da Maison Chanel.

 

Fontes

O Globo
https://oglobo.globo.com/ela/moda/chanel-celebra-100-anos-do-perfume-n5-com-campanha-estrelada-por-marion-cotillard-1-24739086

Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chanel_N%C2%BA_5

https://www.google.com/search?q=COCO+CHANEL&rlz=1C1CAFC_enBR890BR890&oq=COCO+CHANEL&aqs=chrome..69i57.5079j1j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Fashion Bubbles
https://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/as-grandes-estilistas-da-moda-europeia-coco-chanel-parte-35/26707/

Folha de SP – Almanaque Folha
http://almanaque.folha.uol.com.br/chanel.htm