Clint Eastwood, 91+ Longevidade surpreendente

Clint Eastwood, 91+ Longevidade surpreendente

 

Tradução, redação e edição
Analu Oliveira – 79+

 

Clint Eastwood, ator e diretor de sucesso com mais de 60 anos de carreira

 

Ator e diretor consagrado, Clint é mesmo o “impávido colosso”, como bem definiu o jornal britânico The Guardian. Aos 91 anos lá vem ele com seu novo filme, Cry Macho- O Caminho para Redenção, estreia dos cinemas no dia 16 de setembro. A produção foi feita durante a pandemia.

Clint atua com disposição física e mental admiráveis e dirige com a maestria de sempre esse longa que fala de afeto, sensibilidade e desconstrução da imagem de durão com muito bom humor . Tudo em meio a percalços de um resgate no México onde ele e o garoto sequestrado percorrem trilhas cheias de poeira e perigos.  

É interessante notar o foco na passagem do tempo que tem aparecido nos trabalhos mais recentes de Clint Eastwood, alguns com Oscars como “Os Imperdoáveis” e “Menina de Ouro”, além dos elogiados pela crítica “Cowboys do Espaço”, “Gran Torino” e “A Mula”, este último de 2018.

Clint até chegou a pensar em aposentadoria nessa época. Disse que seguiria na direção  mas não atuaria mais. Não resistiu ao encantamento de estar nas telonas, à frente do seu público cativo. Sorte nossa!

 

Confira o trailer de Cry Macho e não poupe aplausos a esse longevo exemplar!

https://www.youtube.com/watch?v=JVc8SI5CAKw

 

 

Sobre Clint Eastwood

Clinton Eastwood Jr. nasceu em São Francisco, Califórnia (EUA), no dia  31 de maio de 1930. É ator, cineasta, produtor e compositor e tem ascendência escocesaholandesainglesa e irlandesa. Foi casado duas vezes e tem cinco filhas e dois filhos, de cinco mulheres diferentes. Roxanne Tunis, Maggie Johnson, Jacelyn Reeves, Frances Fisher, e Dina Ruiz. Viveu com a atriz Sondra Locke de 1976 a 1988, sem terem filhos. Tem também dois netos.

Oito filhos de Clint. A mais velha, Laurie, fruto de um relacionamento antigo, que foi dada em adoção, está de volta ao convívio familiar

 

Clint, durante a adolescência, morou em Piedmont, uma pequena cidade californiana, e estudou na escola técnica Oakland Technical High School, onde se formou em 1949. Depois, trabalhou como frentista em um posto de gasolina, foi bombeiro e tocou piano em um bar de Oakland.

Em 1950 foi convocado ao exército e seu avião caiu em São Francisco. Ele escapou gravemente ferido e ficou por meio ano só empenhado na prestação de depoimentos para a investigação sobre a causa da queda. Este acidente fez com que não fosse convocado para a Guerra da Coreia.

Ganhou quatro vezes o Oscar , como Melhor Diretor e  Melhor Filme —, e foi homenageado em 1995, com o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema. Por duas vezes foi eleito o artista favorito dos americanos e é o único ator da história do cinema a estrelar em filmes considerados de “grande sucesso” por cinco décadas consecutivas.

Clint foi membro do partido republicano e  eleito prefeito de Carmel-by-the-SeaCalifórnia (1986 a 1988). Possui um campo de golfe, um rancho, um hotel e um restaurante na cidade de Carmel, na Califórnia. Adora jazz e tem uma grande coleção de LPs. Participa do instituto de defesa aos animais

Recebeu inúmeros prêmios e em 6 de dezembro de 2006, o governador da CalifórniaArnold Schwarzenegger, o indicou  ao Hall da fama da Califórnia. No início de 2007, foi condecorado como cidadão de honra na França. Na época, o presidente francês, Jacques Chirac, disse que Eastwood era “O melhor de Hollywood”.

Desde 2014, namora Christina Sandera, 34 anos mais jovem.

_____________________________________________________________________________ 

Fontes:


Terra
https://www.terra.com.br/diversao/cinema/aos-91-anos-clint-eastwood-encanta-e-surpreende-com-cry-macho,98e130b8ac219e97de88a4bc260c50cbm6idzyd0.html

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Clint_Eastwood

G1
https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2021/09/16/cry-macho-vale-pela-perseveranca-de-clint-eastwood-como-ator-e-diretor-g1-ja-viu.ghtml

OMELETE
https://www.omelete.com.br/series-tv/mrs-eastwood-co-familia-de-clint-eastwood-vai-estrelar-reality-show

Observatório do cinema
https://observatoriodocinema.uol.com.br/famosos/2020/10/veja-a-verdade-sobre-relacao-de-clint-eastwood-e-namorada-34-anos-mais-jovem

E-Biografia
https://www.ebiografia.com/clint_eastwood/