Como é possível chegar bem aos cem

Como é possível chegar bem aos cem

22 de Julho de 2019 às 06:00

Quem não gostaria de viver um século? Chegar aos 90, aos cem, com a vitalidade e a saúde dos 40, 50… O Globo Repórter mostrou quem são os brasileiros que descobriram essa fórmula. Eles nos revelam não apenas uma, mas muitas receitas de vida longa.

Mc Fuinha trabalha de dia e reserva as noites para cantar e dançar no baile. Aos 73 anos, faz sucesso com seus funks. Seu Ivo, aos 80, passou à frente de muitos jovens no disputado vestibular de engenharia de automação. Para ele, o maior segredo é nunca parar de aprender.

Uma pesquisa da UFSC confirma que aprender faz bem em qualquer fase da vida. Praticar atividade física três vezes por semana pode reduzir em até 25% o risco de depressão. No RJ e em SP, o Globo Repórter conheceu programas que incentivam o envelhecimento saudável.

No outro lado da Terra, em Okinawa, os centenários mais famosos do mundo também ensinam a receita que ainda surpreende médicos de todo o planeta. Afeto, alegrias, exercícios, projetos, parcerias. A expectativa de vida bateu recordes no Japão em 2018.

São muitas as descobertas da ciência para quem busca o bem-estar na maturidade.

 

Para ver o vídeo na íntegra, clique aqui.

 

Fonte: G1/ Globo Repórter.

Fotos: Reprodução/ Globo Repórter.