Coronavírus – Covid-19 Atitudes cidadãs estão por toda parte!

CORONAVÍRUS – COVID 19

ATITUDES CIDADÃS ESTÃO POR TODA PARTE!

 

Redação e edição
Analu Oliveira – 77+
www.longevidade.com.br

 

 Você, com certeza, daí de sua casa e super obediente a esse isolamento obrigatório, tem acompanhado pela imprensa e mídias sociais, o andamento dessa Covid-19, acertei?

Pois é, fora as notícias falsas (cuidado com elas, fake news perigosas!), surgem de todos os lados atitudes cidadãs. Desde gente solidária que oferece ajuda aos vizinhos com bilhetes no elevador até os que criam aplicativos de compartilhamento de exercícios físicos, receitas culinárias, jogos de tabuleiro e muito mais.
Bilhetes oferecem ajuda para compras de alimentos ou remédios

 

Sim, estes tempos bicudos nos exigem resiliência total, afinal estamos todos no mesmo barco: ricos e pobres, com nacionalidades, idiomas, raças e religiões diferentes, unidos num só propósito de superação.

É um imenso aprendizado que, embora difícil e complicado, nos tornará pessoas muito melhores e receptivas  quando tudo voltar ao normal. E olha que vai voltar sim, pode acreditar!

 

Gentileza gera Gentileza

Nas varandas e terraços de condomínios, música e aplausos para médicos e profissionais de saúde tem sido constantes.  Todos estão envolvidos num projeto único de gentileza, solidariedade e união. Dentro de casa a família e cuidadores inventam brincadeiras e jogos que envolvam os 60+ que, mesmo sem abraços, beijos e toques de mãos, conseguem estreitar laços cada vez mais fortes.

469173531

Com teatros e cinemas fechados, artistas colaboram com a quarentena e transmitem na rede shows e peças. Solidariedade é a palavra chave.


CIDADANIA PELO MUNDO

O mundo está em guerra contra a Covid-19 e a luta é de todos. As armas que nos levarão à vitória são a quarentena e a resiliência. A vitória depende de cada um de nós.

 

Itália

No país da Europa mais atingido pelo Covid-19, a solidariedade é trunfo para os idosos. Jovens entre 25 e 30 anos ajudam em tarefas diárias, sob coordenação da associação cultural local Sparwasser. Com compras e outras tarefas, os mais longevos que estão sob condições mais rigorosas de isolamento são atendidos com o carinho e apoio de voluntários. Logo em seguida, grupos de Roma e de outras partes do país seguiram o exemplo.

Além disso, sempre aparecem nas varandas músicos e cantores dispostos a transmitir um pouco de alegria na vizinhança. Um sopro de alegria nos momentos difíceis de clausura.


     Música nas varandas conforta os corações na Itália

 

Japão

Independente da religião que professam, todos estão em casa, obedientes. Apesar de saudosos das celebrações, enfrentam as emergências com máscaras e mãos sempre muito bem lavadas, já normal para a sociedade japonesa. Nada de reuniões nem aglomerações. E muita ajuda e solidariedade de amigos e vizinhos. Orações e fé sempre dão força.

As Olimpíadas acabam de ser adiadas. Ficaram para 2021. O bom senso prevaleceu e os atletas aplaudem já que não estavam conseguindo nem treinar. Bolas, saltos, braçadas e tudo mais….vamos em frente!!!

 

Links:

O Globo

https://oglobo.globo.com/cultura/coronavirus-artistas-fazem-campanha-pro-quarentena-transmitem-na-rede-shows-pecas-cursos-2-24309226

 Poder 360

https://www.poder360.com.br/coronavirus/solidariedade-e-trunfo-para-os-idosos-na-italia-dw/

VaticanoNews

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-03/coronavirus-japao-cristaos-igreja.html