Coronavírus – Covid-19 E agora com vocês, a Rainha Elizabeth 93+

Coronavírus – Covid-19
E agora com vocês,  a Rainha Elizabeth 93+

 

Redação e edição
Analu Oliveira – 77+
www.longevidade.com.br

 

Com uma vitalidade invejável aos 93+, a Rainha Elizabeth II transmitiu neste domingo (05-04) direto de Londres/Inglaterra,   mensagem de força e coragem aos britânicos e à comunidade europeia, sobre a pandemia causada pela Covid-19.

A transmissão ocorre em um momento em que bilhões de pessoas ao redor do mundo são forçadas a permanecer em casa para conter a transmissão do vírus.

“Quero agradecer a todos os que estão na linha de frente” dos serviços de saúde pública “a todo o pessoal sanitário que trabalha sem trégua”, destacou a rainha, que também mostrou sua gratidão aos cidadãos “que ficam em casa e protegem, assim, os mais vulneráveis” do país.

Neste raro discurso, a monarca lembrou suas experiências durante a 2ª Guerra e mostrou-se solidária às pessoas forçadas a um isolamento que as mantem afastadas de parentes e amigos.

A mensagem, a quarta em um momento de crise em seus 68 anos de reinado, foi gravada em Windsor com um único operador de câmera vestido com roupas de proteção como medida de precaução.

Durante a transmissão foram exibidas imagens de médicos e enfermeiros, trabalhadores de entrega e militares que ajudam na construção de um novo hospital de campanha com 4 mil leitos em Londres, além do aplauso a esses profissionais.

O pronunciamento é considerado histórico já que a última vez que a rainha fez uma transmissão especial foi em 2012, em comemoração do Jubileu de Diamante, os 60 anos de coroação de Elizabeth como rainha. Antes disso, as mensagens foram em 2002, após a morte da rainha-mãe; em 1997, após o funeral da princesa Diana; e em 1991, sobre a Guerra do Golfo.

A rainha citou sua primeira transmissão, em 1940, quando ao lado da irmã, a princesa Margaret, falou diretamente com as crianças afastadas de suas famílias. Durante bombardeio em Londres, as irmãs foram enviadas para Windsor por segurança.

Elizabeth e a irmã Margareth, em pronunciamento de 1940

 

A rainha Elizabeth Alexandra Mary nasceu em Londres, na Inglaterra, em 21 de abril de 1926 e completa, portanto, 94 anos neste mês. A monarca e seu marido, o príncipe Philip, de 98 anos, estão no Castelo de Windsor, no oeste de Londres, preventivamente desde 19 de março.


Londres vazia: respeito ao #Fique em Casa

 

A mensagem que deve repercutir em todo mundo é: “Juntos vamos vencer esta doença e eu quero reassegurá-los de que se nos mantivermos unidos e decididos, vamos superá-la. Vamos ter sucesso – e este sucesso pertencerá a todos nós”, disse a rainha. “Agora nos juntamos a todas as nações do mundo com uma mesma missão, usando os grandes avanços da ciência e nossa compaixão instintiva para curar”.

 

Fontes:

Mensagem Real (em inglês)

 

Estadão – Internacional
https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,em-pronunciamento-rainha-elizabeth-agradece-britanicos-por-ficarem-em-casa,70003261169

 

Folha de S.Paulo
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/04/rainha-elizabeth-compara-isolamento-por-coronavirus-a-separacao-de-familias-na-2a-guerra.shtml