Coronavírus – Covid-19 Planejamento e rotina são fundamentais

CORONAVÍRUS – Covid-19

Planejamento e rotina são fundamentais

 

Redação e edição
Analu Oliveira – 77+
www.longevidade.com.br

 

 

Nos últimos dias – já quase meses – psicólogos e terapeutas, assim como os infectologistas estão sendo muito requisitados para falar sobre como conviver com as restrições que foram impostas por esse vírus que atingiu o universo, sem exceção.

A recomendação de todos os especialistas é que a gente consiga manter uma ROTINA: hora de dormir, levantar, comer, atividades do dia a dia que conseguem manter a mente ativa e sã. Camisola e pijama o dia inteiro? Nem pensar. Vista-se como se fosse sair para trabalhar ou receber a família ou amigos em casa.

Mente ocupada, objetivos definidos. Que tal colocar em prática aquele sonho de contar sua história que pode se transformar em livro? Ou aprender pintura ou um novo idioma? Voltar a colorir – lembra daquela moda que contagiou muita gente tempos atrás? –  Vale ocupar-se com coisas práticas que você tinha deixado de lado porque não tinha tempo.  Anime-se, vai ser uma delícia saber que você agora pode se dedicar a projetos antes engavetados.

 

Veja três assuntos importantes que vale a pena conferir:

 

 – O canal DUV-idoso que como o próprio nome diz, é voltado ao esclarecimento de dúvidas da galera 50+.Nessa época de notícias falsas (fake news), o site abre as portas para falar somente a verdade

Funciona assim: a dúvida é enviada por um formulário do site  e uma equipe de profissionais com experiência em geriatria e gerontologia avalia e responde as perguntas por meio de um boletim diário. Importante é conter a ansiedade e apresentar credibilidade principalmente em tempos de Corona Vírus (Covid-19). 

Acesse já e experimente!

http://www.duvidoso.com.br

____________________________________________________________

– Solutudo – Plataforma que conecta quem precisa de ajuda a quem se dispõe a ajudar

 É um site de ajuda colaborativa criado na cidade Jundiaí (SP) para acolher longevos e outros grupos de risco. Os momentos difíceis sempre nos surpreendem com atitudes de solidariedade. Apoio e acolhimento vem de formas inesperadas, muitas vezes de pessoas que nem conhecemos.

O projeto chama-se “A cidade contra o coronavírus”, uma plataforma que conecta pessoas que precisam de ajuda a outras que estão dispostas a ajudar. Seja uma ajudinha com as compras, para ir à farmácia, ou até mesmo bater um papo pelo Whatsapp, a plataforma online e gratuita fortalece os laços de pertencimento e de solidariedade entre as pessoas de uma mesma cidade.

 

Acesse o site  e confira: www.acidadecontraocoronavirus.com.br

_________________________________________________________

Filosofia na quarentena”: Projeto de extensão “Filosofia on Face” da UECE – Universidade Estadual do Ceará que realizou a semana “Filosofia na quarentena”, iniciativa virtual que reúne pesquisadores das ciências humanas com o objetivo de discutir questões da atualidade a partir do pensamento de intelectuais brasileiros e estrangeiros.

Acesse canal do YouTube “FilosofiaOnFace”.

Assista uma delas denominada “Solidariedade” que tem tudo a ver com os momentos atuais. Como reagir com integridade e proatividade em tempos difíceis.

 


Lúcia Helena Galvão – professora de filosofia e palestrante

 

Para mais informações:

https://www.opovo.com.br/vidaearte/2020/03/23/filosofia-na-quarentena—projeto-realiza-debates-virtuais-com-pesquisadores-de-ciencias-humanas.html