Curva da Felicidade. Em que idade somos mais felizes?

Como é bom saber que depois dos 50 anos a felicidade aumenta e persiste!

Quem garante é o economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos EUA, e ex-membro do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra.

Responsável por uma ampla pesquisa realizada em 134 países, inclusive o Brasil, Blanchflower diz que existe sim a “curva da felicidade”. Esse estudo foi publicado recentemente pelo Escritório Nacional de Pesquisa Econômica dos EUA. 

A pesquisa aponta que a felicidade é mais presente na altura dos 20 anos, quando tudo é novidade. Com as preocupações da vida adulta e as frustrações que sempre acontecem, a felicidade fica reduzida por volta dos 40/48 anos. Mas é muito bom saber que depois disso, na chegada aos 50 + a felicidade é maior e mais completa. E no Brasil, segundo a pesquisa, a felicidade chega mais cedo, por volta dos 40 anos, abaixo da média mundial.

Depois de entrevistar especialistas na área de diferentes disciplinas, o autor detectou que nosso cérebro passa por mudanças à medida que a idade aumenta. É quando as ambições diminuem e aumenta a necessidade de conexões pessoais.

A curva da felicidade é um padrão médio, não é uma regra. A pesquisa foi ampla e séria, mas o resultado não é uma camisa de força. Idade não é condenação! É que individualmente cada um de nós é o principal responsável pela nossa felicidade. E a qualquer momento as coisas podem melhorar.

Vale destacar também que as pessoas mais otimistas vivem mais.

A Antropóloga, escritora e colunista Mirian Goldenberg estuda a curva da felicidade na realidade brasileira e destaca 10 dicas para ser feliz:

https://globoplay.globo.com/v/8346746/

 

_____________________________________________________

Fontes:

BBC

https://www.bbc.com/portuguese/geral-51132694

G1

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/01/16/qual-a-idade-em-que-somos-mais-infelizes-segundo-a-ciencia.ghtml

Fantástico – TV Globo

https://g1.globo.com/google/amp/fantastico/noticia/2020/02/23/curva-da-felicidade-revela-que-brasileiros-sao-mais-felizes-depois-dos-40-anos.ghtml#aoh=15825320375030&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&_tf=Fonte%3A%20%251%24s

Folha de SP

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/miriangoldenberg/2016/07/1790764-uma-lista-para-ser-feliz.shtml?origin=uol