David Attenborough, 95+ Ambientalista “quebrou” o Instagram com mais de 1 milhão de seguidores

David Attenborough, 95+

Ambientalista “quebrou” o Instagram com mais de 1 milhão de seguidores

 

Tradução, redação e edição
Analu Oliveira – 78+
www.longevidade.com.br

David completou 95 anos em 8 de maio de 2021

Isso mesmo. Com mensagem de preservação do meio ambiente, David Attenborough superou David Beckham, Jennifer Aniston, Príncipe Harry e o Papa Francisco, todos campeões do Instagram com mais de 1 milhão de seguidores  !!!

Sir David Attenborough é apresentador, locutor e naturalista britânico, conhecido no Reino Unido e em todo mundo por seus documentários sobre vida selvagem narrados com um estilo peculiar e suavidade surpreendente.

Foi no ano passado, em 24 de setembro que David, então com 94 anos, atingiu no Instagram o número mágico em pouco mais de quatro horas,  após postar na rede social pela primeira vez. Ele transformou-se desde então num influencer em plataforma dominada praticamente por jovens usuários – muitos dos quais nem haviam nascido quando sua primeira e revolucionária série de TV sobre vida selvagemLife on Earth, foi exibida na BBC no Reino Unido em 1979. Não é incrível?

Attenborough produz programas sobre animais desde os anos 1950.
Nesta foto, ele mostra uma cacatua para um jovem príncipe Charles
(no meio) e sua irmã, a princesa Anne
. (Crédito :Getty images)

David é um grande ativista pelas mudanças climáticas e por isso tem conquistado um público cada vez mais jovem e consciente. Segundo pesquisas recentes, a Geração Z – (nascidos pós 1997) considera de suma importância o tema do meio ambiente.

“É o mundo deles amanhã. Eu não estarei aqui, eles estarão”, disse Attenborough à BBC.”É muito importante que os jovens se preocupem com essas questões, e eles estão, em números cada vez maiores. Eu me sinto privilegiado por eles ouvirem o que um cara velho como eu está falando”, afirmou o ambientalista.

Os documentários de Attenborough foram transmitidos para todo o mundo nas últimas quatro décadas. E vem aí seu novo empreendimento, A Life on Our Planet, que estará em breve na Netflix.

David Attenborough é querido por jovens: no ano passado, foi recebido como uma
estrela de rock durante sua aparição surpresa no festival de música Glastonbury

 

Sobre David Attenborough 

David Frederick Attenborough  nasceu em Londres no dia 8 de maio de 1926. Naturalista com reconhecimento internacional, sua carreira representa a voz e a face dos programas sobre história natural nos últimos 57 anos. Foi para a rede britânica BBC que David realizou inúmeros trabalhos quando exerceu o cargo de diretor de 1965 a 1972.

Seu pai, Frederick Levi Attenborough foi diretor da Universidade de Leicester e por isso David cresceu ali na casa do campus. Era filho do meio de três irmãos: o mais velho, Richard Samuel (diretor e ator de filmes de cinema) e o mais novo John Michael.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foram adotadas mais duas meninas judias refugiadas, que com a mãe, Mary Clegg, formavam a família Attenborough. David colecionava fósseis e pedras em sua infância e aos 7 anos conseguiu o reconhecimento da jovem arqueóloga Jacquetta Hawkes que ficou admirada com sua coleção. Alguns anos depois, uma de suas irmãs lhe deu de presente um âmbar com um fóssil, que mais tarde ele usou em um de seus famosos programas.

Depois de sair da Marinha, David foi contratado por uma editora e lá escreveu livros escolares sobre ciência. Não satisfeito, foi atrás de outras oportunidades e em 1950 ofereceu-se como produtor de rádio na BBC. Foi rejeitado mas seu currículo atraiu o interesse de Mary Adams, chefe de departamento da empresa. Ele, como a maioria dos britânicos na época, não possuía televisão e só havia assistido a um único programa de TV até então.

David no Dia da Terra  comemorado sempre no dia 22 de abril

Mas aceitou a oferta de Adams para três meses de treinamento e, em 1952, juntou-se à BBC definitivamente. Inicialmente ficou um pouco desanimado porque gostaria mesmo é de aparecer diante das câmeras. Mas disseram que tinha dentes muito grandes !

Tornou-se então produtor para o Talks Department, onde respondia pela realização das transmissões de não-ficção. Seus primeiros projetos incluíram o programa de perguntas Animal, Vegetal or Mineral?” e Song Hunter“, uma série sobre música popular apresentada por Alan Lomax.

Seu início com programas de História Natural foi na produção da série de três partes chamada “The Pattern of Animals”. Era sobre os animais do jardim zoológico de Londres, com o naturalista Julian Huxley e discussões sobre mecanismos de defesa animal.

Esse programa levou David,  junto do curador da casa de répteis do jardim zoológico Jack Lester, a realizar uma série chamada Zoo Quest, com a primeira transmissão em 1954.

Vieram depois vários outros documentários, como “Travellers’ Tales” e “Adventure”. No início de 1960, desligou-se do quadro permanente da BBC para realizar uma pós-graduação em Antropologia Social na London School of Economics, e intercalou os estudos com as filmagens. Mas depois aceitou um convite para voltar à BBC como diretor da BBC 2 antes de colar grau.

Entre 1969 e 1972 foi diretor de programação da BBC Televisionmas e mais tarde rejeitou uma proposta de promoção para diretor-geral da BBC. Em 1972 renunciou ao seu posto e voltou a ser um criador e apresentador de programas.

Em 1975, David apresentou uma série para crianças chamada Fabulous Animals. Esse documentário saiu um pouco fora do seu estilo porque tratava de criaturas místicas e lendárias como, por exemplo, Grifo e Kraken. A partir de 1983 trabalhou em dois musicais com temática ambiental com a WWF e com os escritores Peter Rose e Anne Conlon. “Yanomamo” foi o primeiro, sobre a floresta amazônica, e o outro, “Ocean World”, estreou no Royal Festival Hall em 1991.

Ambos foram narrados por Attenborough em sua turnê nacional, e gravados em fita cassete. “Ocean World” também foi filmado e transmitido pelo Channel 4. Entre 1977 e 2005, ele também produziu, narrou e apresentou por volta de 250 capítulos de meia-hora para uma série chamada “Wildlife on One”.

DAVID E O RESPEITO ABSOLUTO À NATUREZA

Em janeiro de 2009, a BBC pediu a Attenborough para fornecer uma série de dez monólogos de 20 minutos sobre história da natureza. Estes monólogos foram transmitidos pela Radio 4.

David tem também uma coluna na revista “BBC Wildlife”.

Mosaico de imagens em dia de HAPPY BIRTHDAY

 

 

PARABÉNS A ESSE INCRÍVEL JOVEM DE 95+

 95 ANOS EM 95 SEGUNDOS

https://www.youtube.com/watch?v=rsLcR4WhqFs

___________________________________________________________

Conheça um pouco do trabalho de David Attenborough

 UMA VIDA EM NOSSO PLANETA

https://www.youtube.com/watch?v=CaMH2sqPSfs

__________________________________________________

 

Fontes

BBC
https://www.bbc.com/portuguese/geral-54389143

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Attenborough

Attenboroughfilm
https://www.attenboroughfilm.com/