DIA DAS MÃES 2021

DIA DAS MÃES 2021

Jeanne Renée Simonot, 110+ é mãe da grande atriz francesa Catherine Deneuve

Homenageamos por meio dela, todas as mães do Brasil e do mundo

 

Tradução, redação e edição
Analu Oliveira – 78+
www.longevidade.com.br

Renée Simonot ao lado da filha Catherine Deneuve

Pois é gente. Ainda teremos que viver mais um DIA DAS MÃES à distância, com abraços e beijos virtuais. Mas nada de tristeza! É preciso comemorar a saúde e a longevidade que, mesmo em tempos tão difíceis, se esforçam em resistir  !!

Sempre com a certeza que Dia das Mães na verdade é todo dia…domingo próximo, dia 09 de maio em mais um ano pandêmico, saudamos todas as mães, de sangue ou de coração, as avós, bisavós, todas essas mulheres magnificas que são guerreiras e inspiradoras. Parabéns !!!

QUEM É ELA

Jeanne Renée Deneuve é  hoje a atriz mais velha do mundo. Nasceu em Le Havre, França, em 10 de setembro de 1911. Com 7 anos de idade estreou no teatro e logo teve seu sobrenome Deneuve modificado para Simonot, em homenagem a um cantor de óperas amigo da família. A ideia foi do seu diretor que o considerava mais sonoro.

Sua primeira filha, a também atriz Danielle Dorléac nasceu em 1936, fruto de um relacionamento com o ator Aimé Clariond. Casada depois com Maurice Dorléac, teve três filhas, Françoise Dorléac (nascida em 1942), Catherine Deneuve (nascida em 1943) e Sylvie Dorléac (nascida em 1946). Maurice também adotou legalmente Danielle.

Renée, que nunca atuou nos tempos do cinema falado, foi uma das primeiras dubladoras da França, a partir de 1929. Contratada pela MGM, dublou para o francês as vozes das atrizes Sylvia SidneyJudy Garland e Esther Williams, entre outras. Também era a voz oficial de Olivia de Havilland na França (que viveu até os 104 anos e faleceu em 26 de julho de 2020).

Com 18 anos, após o falecimento de sua mãe, Renée  recebeu um contrato formal do teatro Odeon. Vieram então as manhãs clássicas, eventos onde atores da trupe se reuniam para declamar poemas.  Renée então parte em turnê pelo mundo, de navio e conhece principalmente o Rio de Janeiro que a encantou para sempre.

Sua filha, a bela Catherine Deneuve é uma das maiores e mais talentosas estrelas do cinema francês e está com 77+. Sua irmã, a trágica Françoise Dorléac também foi atriz e faleceu em 1967, com apenas 25 anos de idade, em um acidente de automóvel. Danielle e Sylvie foram as primeiras a estrear no cinema, como atrizes mirins, mas não deram continuidade a carreira artística.

Sylvie, Françoise, Catherine, Renée, Danielle e Maurice em 1960

Renée atuou nos palcos por 28 anos, muitas vezes como protagonista,  e se aposentou em 1946, ano em que nasceu sua última filha. É avó dos atores Christian Vadim e Chiara Mastroianni e tem 5 bisnetos, 2 de Chiara e 3 de Christian.

Renée e as filhas Catherine e Françoise

Mãe e filhas, Catherine e Françoise, todas atrizes

Renée completará 110 anos em setembro de 2021

 

Feliz DIA DAS MÃES!!!!

Fontes

Le Parisien – França
https://www.leparisien.fr/culture-loisirs/cinema/renee-simonot-cheffe-de-tribu-et-mere-de-catherine-deneuve-01-05-2021-YHTNM4W335C4PDOTVXXPDMIWLI.php

Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9e_Simonot
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catherine_Deneuve

Memórias Cinematográficas
https://www.memoriascinematograficas.com.br/2019/05/renee-simonot-mae-de-catherine-deneuve.html#:~:text=Jeanne%20Ren%C3%A9e%20Deneuve%20nasceu%20em,%C3%B3peras%2C%20amigo%20de%20sua%20fam%C3%ADlia