Envelhecer é doença?

Em artigo recém publicado no Portal do Envelhecimento, Beltrina Côrte e Ruth Gelehrter Costa Lopes rebatem classificação da OMS 

A classificação da velhice como doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde) trouxe novos pontos de debate para quem está comprometido com a longevidade saudável. A nova ICD 11 (International Classification of Diseases), prevista para entrar em vigor em no início do ano que vem, atualiza a categorização de doenças para auxiliar no diagnóstico e serve de ponto inicial para questionamentos da especialista e professora, Beltrina Côrte, no artigo ‘A velhice é uma doença?’.

Beltrina é um dos profissionais que comandam o Portal do Envelhecimento e Longeviver, uma plataforma de conteúdo com foco na discussão da realidade do público longevo no país, e em outros países, com o objetivo de “transferir informações qualificadas sobre a velhice e o envelhecimento, possibilitando o acesso democrático ao conhecimento sobre esta instigante fase da vida”. Beltrina e o Portal do Envelhecimento são parceiros de longa data da Longevidade Expo+Fórum, desde a primeira edição, em 2019, tendo sido fundamentais na curadoria das temáticas que norteiam o evento. 

Voltando ao artigo, Beltrina, em  parceria com a professora Ruth Gelehrter Costa Lopes, fazem uma reflexão sobre as implicações que a categorização da velhice como doença traz às pesquisas e à vida dos longevos. Para a especialista, tratar o envelhecimento como doença é um dos sinais do etarismo.

“A velhice é uma etapa da existência e, portanto, jamais pode ser considerada uma doença. Ao priorizarem estudos do envelhecimento com foco na doença, e não nos sujeitos que habitam esses corpos, valorizam produções que endossaram e endossam olhares reducionistas; a doença passa a ser o único destino e não um risco com o qual se convive ao longo da vida”, afirmam.

As autoras são enfáticas: “Reafirmamos: a doença não é o único destino das nossas velhices. Podemos “estar doentes”, mas não sermos um “ser doente”, tão somente porque ficamos velhos”. 

O tema estará em discussão na Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum, programada para outubro de 2021 e que contará novamente com a participação de Beltrina e do Portal do Envelhecimento. 

Quer saber mais sobre o tema?  Veja aqui a participação de Beltrina Côrte na edição da Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum em 2020 e todos os conteúdos gerados no principal evento da Longevidade organizado no país.

Fontes:

https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/a-velhice-e-uma-doenca/