Fernanda Montenegro, 92+ IMORTAL, toma posse na ABL no dia 25 de março

 Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

Fernanda faz prova do fardão que vestirá em sua posse na ABL sexta-feira, 25 de março

A consagrada atriz Fernanda Montenegro foi candidata única à cadeira de número 17 da Academia Brasileira de Letras que a elegeu em novembro de 2021. Orgulhosa, garantiu: “Aceitei o desafio da ABL por ser o instrumento de uma arte amoral. Minha vocação me leva, não tenho como resistir. Mas agora estou diante de um mundo completamente novo para mim, que é entrar para uma Academia com a dimensão histórica que tem.”

Fernanda é a primeira mulher a assumir a cadeira 17 e sucederá o diplomata Affonso Arinos de Melo Franco (1930-2020). Ela comenta que antigamente não havia mulheres na academia, felizmente isso mudou e a torcida é que continue cada vez com mais força. “ Vai chegar uma hora que talvez haja mais mulheres do que homens”

A nossa Arlette, seu nome de batismo, é unanimidade quando se trata de vocação, excelência de talento, coerência e exemplo de vida. Ela é sempre assunto da mídia no país e no exterior (muitas vezes premiada), mas nesta semana o foco foi a sua próxima posse na ABL. Confira no link a entrevista na Revista ELA do Globo.

https://oglobo.globo.com/ela/gente/quando-coracao-esta-presente-ate-insuportavel-suportavel-diz-fernanda-montenegro-sobre-unico-amor-25436604

 

Fernanda na capa do Globo e na capa da Revista ELA de 20 de março de 2022, domingo

Fernanda diz que  ama a vida “desesperadamente”. Aspira à imortalidade física e afirma que, mais que nunca, a esperança “tem que ser ativa”.

Em seu livro “Prólogo, ato, epílogo”, publicado em 2019, no marco de seus noventa anos, Fernanda Montenegro narra suas memórias de forma inteligente e sensível, cheia de afeto. A escritora Marta Góes, que colaborou com o livro, acha que a ABL é o coroamento de uma longa vida de trabalho dedicada a dignificar a profissão de atriz. A publicação foi editada pela Companhia das Letras e tem resenha de Artur Xexéo, falecido em 27 de junho de 2021.

A atriz segue firme em seus 92 anos e diz: “Se a velhice permitir a memória, essa é a sua vida”. Mas ela não esquece a frase de Millôr Fernandes: “Somos feitos de pó, vaidade e muito medo”.

 

Sobre Fernanda Montenegro

 Arlette Pinheiro Monteiro Torres é seu nome de batismo. Nasceu  no Rio de Janeiro em 16 de outubro de 1929. Considerada uma das melhores atrizes do país, é chamada de grande dama do teatro, cinema e TV, de toda dramaturgia do Brasil. É viúva do ator Fernando Torres (1953 a 2008), mãe de Fernanda e Claudio Torres e avó de  3 netos: Joaquim Antonio e Davi.

Foi a primeira latino-americana e a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz e também a única por atuação em língua portuguesa. Seu desempenho em Central do Brasil, de Walter Salles (1998) lhe rendeu o Urso de Prata no Festival de Berlim pela interpretação de “Dora”, além da indicação ao Oscar de melhor atriz em 1999 e ao Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático. E tem mais: foi a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz pela atuação em Doce de Mãe, de 2013.

Na televisão, foi a primeira atriz contratada pela TV Tupi, em 1951, onde estrelou dezenas de teleteatros. Nas telenovelas começou em 1954 como protagonista de A Muralha, na  RecordTV.  Realizou trabalhos na maioria das emissoras produtoras de teledramaturgia, como BandTV CulturaRecord TV e Rede Globo – onde permanece desde 1981, com contrato renovado por mais 4 anos.

 

Sobre a ABL – Academia Brasileira de Letras

 A Academia Brasileira de Letras (ABL) foi fundada no Rio de Janeiro em 20 de julho de 1897 pelos escritores Machado de AssisLúcio de MendonçaInglês de SousaOlavo BilacAfonso CelsoGraça AranhaMedeiros e AlbuquerqueJoaquim NabucoTeixeira de MeloVisconde de Taunay e Ruy Barbosa. É composta por quarenta membros efetivos e perpétuos (por isso alcunhados imortais) e por vinte sócios estrangeiros.

 

Fontes:

Wikipedia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernanda_Montenegro

https://pt.wikipedia.org/wiki/Academia_Brasileira_de_Letras

O GLOBO/REVISTA ELA

https://oglobo.globo.com/ela/gente/fernanda-montenegro-posa-em-ensaio-exclusivo-1-25436658

 https://oglobo.globo.com/cultura/fernanda-montenegro-prova-fardao-para-posse-na-academia-brasileira-de-letras-veja-foto-25440397

 FOLHA de SP/ FOLHA de PERNAMBUCO

https://www.folhape.com.br/cultura/fernanda-montenegro-prova-fardao-para-posse-na-academia-brasileira-de/220176/

( Imagens: divulgação)