GAL COSTA 75+, A ALEGRIA DO RETORNO AOS PALCOS

GAL COSTA 75+, A ALEGRIA DO RETORNO AOS PALCOS

 

Redação e edição
Analu Oliveira – 78+
www.longevidade.com.br

O nome dela é GAL

 

SAVE TE DATE.

Anote aí em sua agenda para não perder. Na próxima sexta feira, 28 de maio, às 20h, Gal Costa sobe ao palco do TEATRO BRADESCO para uma live muito especial, totalmente gratuita no youtube: @teatrobradesco.

 “A plateia com certeza fará falta mas saber que vou conseguir alcançar muito mais gente de forma virtual, já me conforta”, garante a cantora que completou 75 anos em setembro de 2020, sem festa em meio a um confinamento obrigatório mas necessário.                 

Com a mesma voz de soprano cristalina que os anos não afetaram, Gal vai apresentar músicas que gravou ao longo dos 56 anos de carreira que começou   em 1965. Quem comanda a live  é Marcus Preto, diretor artístico do seu álbum mais recente “Nenhuma dor” (2021), lançado em fevereiro com dez duetos da artista com elenco masculino.                 

No repertório da live estarão: Só louco (Dorival Caymmi, 1955), Coração vagabundo (Caetano Veloso, 1967), Baby (Caetano Veloso, 1968), Negro amor (It’s all over now, baby blue, Bob Dylan, 1965, em versão em português de Caetano Veloso e Péricles Cavalcanti, 1977) e Meu bem, meu mal (Caetano Veloso, 1981). 

 

Novo Álbum

Em 12 fevereiro de 2021, sexta-feira, foi lançado o novo álbum de Gal Costa, Nenhuma Dor. Desde novembro, a cada semana, ela começou a mostrar duas das gravações com nomes das gerações mais novas de compositores e cantores dividindo os vocais.

Os escolhidos foram Rodrigo Amarante, Zeca Veloso, Seu Jorge, Zé Ibarra, Rubel, Jorge Drexler, Criolo, Tim Bernardes, António Zambujo e Silva, todos com o desafio de revisitar as canções marcantes da carreira da cantora como Coração Vagabundo, Meu Bem, Meu Mal, Juventude Transviada e Baby, por exemplo.

Capa do novo álbum “Nenhuma Dor”

Cada um produziu individualmente sua faixa como conta Gal: “Começamos o projeto muito antes da pandemia, nem sonhávamos que ia acontecer. Os convidados gravaram na minha tonalidade e eu fiquei adiando. Veio essa doença e não tinha colocado voz nenhuma”, conta a artista.

Com todo mundo testado e protocolos seguidos à risca, ela entrou em estúdio. “Não saía para nada. Neste momento difícil, cantar foi um respiro, um alívio. É a memória afetiva de um tempo que era bom e fico muito feliz de a minha voz passar por gerações. Espero que continue”

SOBRE GAL COSTA

Nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos, Gal nasceu em Salvador, Bahia, em 26 de setembro de 1945. Cantora e compositora, foi eleita como a sétima maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil, em 2012.

A amizade das irmãs Sandra e Dedé (Andreia) Gadelha, futuras esposas dos compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso, vem de longe. Em 1959 ouviu pela primeira vez o cantor João Gilberto cantando Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinícius de Morais) no rádio; João também exerceu uma influência muito grande em sua carreira.

Trabalhou como balconista da principal loja de discos de Salvador da época, a Roni Discos. Em 1963 foi apresentada a Caetano Veloso por Dedé Gadelha e essa amizade e admiração mútua perduram até hoje.  Daí em diante a carreira deslanchou nacional e internacionalmente.

Mãe de coração de Gabriel, hoje com 15 anos, mora há 7 anos em São Paulo, em Higienópolis, também na companhia dos cães da raça golden retrieve, Sadi e Rob.

Gal e o filho Gabriel, hoje com 15 anos

Gal garante: “Enquanto tiver desejo de continuar trabalhando, é importante para mim e me dá vitalidade. Posso estar com 90 anos, que vou seguir até quando houver a chama no meu peito”!

Nós aplaudimos essa força da longevidade!

Confira: do novo álbum, Gal Costa e seu Jorge

https://www.youtube.com/watch?v=d06nNN5EhOI

Gal e Seu Jorge

 

Fontes:

ISTO É
https://istoe.com.br/com-titulo-de-nenhuma-dor-novo-album-de-gal-costa-ganha-versoes-em-cd-e-vinil/ 

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gal_Costa

G1
https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2021/05/18/enfim-uma-segunda-live-de-gal-costa-para-apagar-a-ma-impressao-da-primeira.ghtml

Catraca livre
https://catracalivre.com.br/agenda/gal-costa-live-show-online/

Do novo álbum- GAL E SEU JORGE
https://www.youtube.com/watch?v=d06nNN5EhOI

Veja SP
https://vejasp.abril.com.br/cidades/gal-costa-sao-paulo/

Harper´s Bazaar
https://harpersbazaar.uol.com.br/estilo-de-vida/24-horas-com-gal-costa/