“Imagine” 50+ Canção de John Lennon ganha comemoração no mundo inteiro

“Imagine” 50+ Canção de John Lennon ganha comemoração no mundo inteiro

 

Tradução, redação e edição
Analu Oliveira – 78+

 

John Lennon, um dos quatro Beatles, eternizou “Imagine” quando, em 9 de setembro de 1971, compôs esse hino, símbolo da PAZ e da UNIÃO.

Na quinta-feira passada (09/09), para comemorar os 50 anos da canção, versos da música foram projetados em locais marcantes de diversas cidades do mundo como a Times Square, em Nova York e a Catedral de St.Paul, em Londres.

Na Catedral de St. Paul, em Londres, a frase:

“IMAGINE ALL THE PEOPLE LIVING LIFE IN PEACE”

 

John Lennon era um ativista, e nesta canção ele pedia paz e união entre as pessoas. Mais de 30 anos após sua morte, o mundo ainda não é como ele sonhava, mas os fãs do artista tentaram reproduzir a mensagem gravada na canção. 

Yoko Ono, viúva de Lennon disse: “John  amaria isso. “Imagine” incorporava  o que acreditávamos naquela época. Ainda estamos juntos hoje  e ainda acreditamos”.

John e Yoko sempre na luta pela paz

 

Já está disponível   uma edição limitada do álbum  Imagine,  um vinil branco duplo, com material extra que inclui a demo original da canção.  Lançado na sexta-feira, dia 10/09, é simplesmente imperdível !

 

Sobre Imagine

 

Imagine there’s no heaven .

Assim começa “Imagine“, que você, com certeza, já cantou em algum momento da vida. A música que pede paz ao mundo, é considerada um hino atemporal e é faixa-título do álbum solo lançado em 1971 por Lennon e que, apenas em 2017, creditou Yoko Ono como co-autora.

Trecho de Imagine traduzido para o português

 

Imagine é fruto de uma virada na vida pessoal e profissional de John prestes a sair do grupo. O ano de 1969 foi crucial para esse processo inclusive por conta do seu casamento em março com Yoko, sua nova parceira criativa (atualmente redimida da fama de ter sido responsável pelo final dos Beatles).

Em agosto, Lennon gravou Abbey Road, último disco feito pelo quarteto de Liverpool. Por questões contratuais, a banda não avisou, naquele período, que iria acabar. Quando Paul McCartney anunciou sua carreira solo, no começo de 1970, ficou claro que os Beatles haviam chegado ao fim.

 

CONFIRA: IMAGINE

https://www.youtube.com/watch?v=YkgkThdzX-8

 

Sobre John Lennon

John Winston Ono Lennon  nasceu em Liverpool, Inglaterra,  no dia 9 de outubro de 1940 . Cantor, compositor e ativista da paz britânico, fundou o grupo Beatles, a banda de maior sucesso comercial na história da música popular. Com os companheiros Paul McCartney,  George Harrison e Ringo Starr, John e o grupo alcançaram fama mundial durante a década de 1960. Em 1969, Lennon começou a Plastic Ono Band com sua segunda esposa, Yoko Ono, e continuou a seguir carreira solo após a separação dos Beatles em abril de 1970. Teve dois filhos: Julian (de seu casamento com Cynthia Powell) e Sean (com Yoko Ono)

Já em Nova Iorque, no dia 8 de dezembro de 1980, Lennon autografou uma cópia de Double Fantasy para o fã Mark Chapman antes de deixar o edifício Dakota onde morava com Yoko. Ambos foram para uma sessão de gravação no Record Plant Studios.

Após a sessão, Lennon e Yoko retornaram ao seu apartamento em Manhattan em uma limusine por volta das 22h50. Eles saíram do veículo e atravessaram a arcada do prédio quando Chapman atirou em Lennon quatro vezes pelas costas a curta distância.

O músico foi levado às pressas em uma viatura policial para o pronto-socorro do Hospital Roosevelt, onde foi declarado morto na chegada, às 23 horas. John tinha 40 anos de idade e seus restos mortais foram cremados no Ferncliff Cemetery, em Hartsdale, Nova Iorque. Yoko espalhou suas cinzas no Central Park, onde o memorial Strawberry Fields foi criado mais tarde.

Chapman evitou ir a julgamento quando ignorou o conselho de seu advogado, declarou-se culpado de assassinato em segundo grau e foi condenado à prisão perpétua.

YOKO ONO 88+

 

Yoko Ono Lennon nasceu em Tóquio no dia 18 de fevereiro de 1933, é uma ativistacantoracompositoracineasta e artista plástica vanguardista. É mãe de Kyoko Chan Ono Cox, fruto de seu segundo casamento, e Sean Lennon, seu filho com John Lennon. Atualmente vive sozinha em seu apartamento, em Nova Iorque. Suas obras, tanto musicais quanto plásticas e conceituais, são famosas no mundo inteiro e caracterizadas pela provocação, introspecção e pacifismo

 

———————————————————————————————————-

Fontes:


Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Lennon

https://pt.wikipedia.org/wiki/Yoko_Ono 

VEJA
https://veja.abril.com.br/cultura/yoko-terapia-e-vietna-a-virada-de-john-lennon-que-deu-origem-a-imagine/

GShow
https://gshow.globo.com/Famosos/noticia/imagine-de-john-lennon-completa-50-anos-relembre-versoes-da-musica.ghtml

G1
https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2021/09/09/imagine-50o-aniversario-e-celebrado-com-projecao-de-letra-de-musica-em-edificios-de-diversos-paises.ghtml