Longevidade
Expo+Fórum 2022

Eles representam, mundialmente, um mercado de US$ 15 trilhões ao ano e fazem parte de um segmento que não para de crescer. Trata-se da Revolução Prateada, Silver Economy na versão globalizada, considerada hoje a terceira maior atividade econômica do mundo, formada por um contingente de consumidores exigentes, criteriosos, com tendência à fidelização e com poder aquisitivo para investir em marcas, serviços, produtos e inovações.

Entre 2012 e 2021, 12,2 milhões de brasileiros ingressaram no grupo de pessoas com 60 anos ou mais. Hoje, esse grupo soma mais de 37 milhões de pessoas (dados Sebrae-SP). E segundo o relatório Future of Aging/ILC-Brazil, o país tem cerca de 30 milhões de idosos, e estima-se que até 2050 esse número deva mais que dobrar, atingindo a marca de 67 milhões.

A terceira maior atividade econômica no mundo

Considerado a terceira maior atividade econômica no mundo, segundo dados da Harvard Business Review e da empresa de pesquisa Locomotiva, é um segmento com enorme potencial de oportunidades no Brasil que movimenta R$ 1,6 trilhão por ano. A previsão é que, em 2030, o Brasil será a 10a maior economia ‘de prata’ do mundo em faturamento. Frente aos dados não resta dúvida: este contingente de pessoas cresce a cada ano e demandará serviços customizados e à altura das expectativas e necessidades.

Esse segmento de mercado, na verdade, começa por volta dos 50 anos e não exclui ninguém a partir daí, demandando todo tipo de serviço, que vão muito além das questões previdenciárias e abrange tecnologias e soluções que se referem à saúde, bem-estar, moda, finanças, cultura, moradia, turismo e mobilidade.

“Foi olhando para estes consumidores e para a falta de uma oferta específica de comunicação dirigida às necessidades deles que idealizamos, em 2019, a Longevidade Expo + Fórum, uma iniciativa inovadora no Brasil que reúne conhecimento, experiência e negócios em único e exclusivo lugar”, diz o empreendedor e idealizador da Longevidade Expo + Fórum, Francisco Santos, 74, hoje presidente do conselho do evento.

Maratona Digital

Durante os anos de pandemia, a Longevidade Expo+Fórum migrou para o ambiente digital e quebrou paradigmas com duas edições da Maratona Digital da Longevidade, jogando por terra qualquer falsa concepção de que os longevos não estão conectados.

Entre as edições digitais de 2020 e 2021, transmitidas integralmente pelo canal do evento no YouTube, mais de 1 milhão de pessoas foram alcançadas e interagiram com os temas propostos pela programação de quase 50 horas. Além disso, em 2020 e 2021, muitas empresas participaram do showroom virtual, uma área criada exclusivamente para a exposição de serviços e produtos para os longevos, do qual participaram mais de 50 companhias, com ofertas em diversos segmentos.

De volta ao pavilhão

Agora, de volta ao pavilhão, o evento acontece de 29 de setembro a 1º de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e reunirá empresas de todos os setores. “O evento foi estruturado considerando sete segmentos: saúde e bem-estar; turismo, lazer e destinos; finanças, seguros e trabalho; conhecimento, cultura e tecnologia; casa, consumo e facilities; gastronomia e nutrição; e moda, beleza e pro age. Vamos reunir empresas de todos os portes, desde startups até grandes conglomerados, em um evento que funcionará como vitrine, experimentação e canal de vendas de produtos e serviços diretamente ao mercado sênior”, reforça Santos. A expectativa é reunir cerca de 100 empresas.

A realização do evento coincide com a Semana da Longevidade, iniciativa construída a quatro mãos pelos organizadores da Longevidade Expo+Fórum e as gestões municipais e do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, em 1° de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso.

A escolha pelo Centro de Convenções Rebouças foi estratégica, porque oferece cinco auditórios e todo o conforto para acomodar as mais de 250 palestras previstas no programa, que já está em desenvolvimento e que deve priorizar a divisão em painéis temáticos que contemplarão os 50+, 60+ e 70+. Além do público presencial, a programação será transmitida em tempo real no Youtube e nas redes sociais para facilitar a participação de longevos em todo o Brasil e também no exterior, pois “temos uma audiência importante em outros países”.

“Serão três dias intensos de palestras, talk shows e atividades culturais, além de uma ampla área dedicada aos negócios, com exposição de produtos, serviços e soluções para este mercado e seu enorme potencial de consumo”, comenta o presidente da Longevidade Expo +Fórum, Walter Feldman.