Isaac Karabtchevsky 86+ Maestro volta à regência de grandes concertos

Isaac Karabtchevsky 86+ Maestro volta à regência de grandes concertos


Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

 

Maestro Karabtchevsky ergue a batuta após 18 meses de confinamento

Após longos 18 meses “de castigo” por conta da pandemia, o maestro Isaac Karabtchevsky 86+, ergueu a batuta para reger a OPS-Orquestra Petrobras Sinfônica, dia 11 de setembro, sexta-feira passada, na Sala Cecilia Meirelles. O espaço pertence à FUNARJ, Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro e o evento fez parte da série “Orquestras”.
“Voltei a viver”, disse o maestro cheio de energia.

E a agenda está pronta para os próximos compromissos, com presença de público permitida dentro dos limites exigidos pelas autoridades sanitárias. No final deste mês será a vez da Sala São Paulo, com a regência da Orquestra Sinfônica do Estado (OSESP) e no início de outubro, no Auditório Ibirapuera, a Sinfônica Heliópolis.

A volta aos grandes Concertos traz nova vida ao maestro

No Rio o repertório incluiu o Concerto para Clarinete de Mozart e a Sinfonia n. 4 de Schumann. O maestro conta que a volta aos ensaios foi um desafio com a adaptação às máscaras. “Mas aos poucos”, diz ele,
“ recorremos ao olhar. E a visão pode revelar a essência”.

Para o Concerto da OSESP nos dias 23,24 e 25 de setembro, o maestro escolheu a Sinfonia n.4 de Tchaikovsky e o Concerto n.2 para Violoncelo e Orquestra de Villa-Lobos . A grande atração será o violoncelista Antônio Meneses, radicado na Suíça. Aliás, vale destacar que o maestro vai registrar toda a obra de Villa-Lobos para Violoncelo junto com Meneses para lançamento na série Música do Brasil do selo Naxos.

O violoncelista Antonio Meneses e o maestro vão registrar toda obra de Villa-Lobos para Violoncelo

No dia 10 de outubro Isaac Karabtchevsky rege a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que pertence ao Instituto Bacarelli do qual é diretor artístico. Será uma grande festa para comemorar os 25 anos do Instituto que, segundo o maestro “ é o simbolo mais eloquente de que a cultura existe”.

 

Sobre o maestro Isaac Karabtchevsky

Isaac Karabtchevsky nasceu em São Paulo, 27 de dezembro de 1934. É descendente de russos e filho de uma mezzo-soprano com passagem pela Ópera de Kíev.

Iniciou a carreira como regente do Madrigal Renascentista, de Belo Horizonte. Já atuou como diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira de 1969 a 1994, do Teatro La Fenice, em Veneza, entre 1995 e 2001, da Orquestra Tonkünstler, em Viena, entre os anos de 1988 e 1994, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre de 2003 a 2010.

Atualmente é o diretor artístico e regente principal da Orquestra Petrobras Sinfônica e Diretor Artístico do Instituto Baccarelli, em São Paulo, projeto social na Comunidade de Heliópolis, que reúne 1 500 estudantes distribuídos entre 5 orquestras sinfônicas e 17 corais.

Além disso, foi diretor musical da Orchestre National des Pays de la Loire entre os anos de 2004 a 2009. Em 2009, o jornal inglês The Guardian indicou o Maestro Isaac Karabtchevsky como um dos grandes ícones vivos do Brasil.

O maestro é casado com Maria Helena há mais de 35 anos e tem duas filhas, Teresa Maria e Lucia Helena.

_____________________________________________________________________________________

 

Fontes:

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Karabtchevsky

Ultraverso
https://www.ultraverso.com.br/isaac-karabtchevsky-volta-a-regencia-da-orquestra-petrobras-sinfonica/

Estadão
https://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,apos-18-meses-maestro-isaac-karabtchevsky-retorna-aos-palcos,70003835825

Yahoo
https://br.noticias.yahoo.com/aos-86-anos-isaac-karabtchevsky-121815521.html

Harper´s Bazaar
https://harpersbazaar.uol.com.br/estilo-de-vida/o-amor-de-isaac-karabtchevsky-e-sua-mulher-maria-helena/

Biografia
http://www.karabtchevsky.com.br/biografia

Itau Cultural
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa456682/isaac-karabtchevsky