KLEITON 70+ e KLEDIR 68+ IRMÃOS GAÚCHOS COMEMORAM 40 ANOS DE CARREIRA

KLEITON 70+ e KLEDIR 68+ IRMÃOS GAÚCHOS

COMEMORAM 40 ANOS DE CARREIRA

 

Redação e edição
Analu Oliveira – 78+
www.longevidade.com.br

Kleiton e Kledir, live dia 03 de junho no Teatro Claro Rio

 

Quem não se lembra da canção DEU PRA TI que chegou a ser tema de homenagem aos irmãos gaúchos no carnaval carioca de 2002? A Escola de Samba Caprichosos de Pilares desfilou com um enredo inspirado nessa música que foi cantada em todo país.

Pois lá vem eles agora de volta, vacinados, para um reencontro no palco, no dia 3 de junho, no Teatro Claro Rio. Eles não tocavam juntos, lado a lado, desde o início da pandemia e a apresentação celebra os 40 anos de carreira dos gaúchos, que têm sucessos gravados por Simone, Ana Carolina e Mercedes Sosa, entre tantos outros intérpretes.

O show não terá a presença de público no teatro, mas será transmitido pela internet e no canal 500 da Claro Net. E tem mais: durante a transmissão haverá um QR Code pronto para receber doações espontâneas para o Retiro dos Artistas.  

E então, VAMOS COLABORAR?

 

Sobre a dupla Kleiton e Kledir

 

Os irmãos Kleiton e Kledir Ramil nasceram em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Kleiton em  23 de agosto de 1951 e Kledir em  21 de janeiro de 1953.

Cantores e compositores de música popular brasileira, são irmãos do também músico Vítor Ramil e primos do músico Pery Souza.

Ambos começaram a estudar música muito cedo e na década de 1970 lançaram, com mais três amigos, a banda Almôndegas. Foram quatro discos, uma infinidade de shows e a mudança para o Rio de Janeiro. Quando o grupo se dissolveu, os irmãos decidiram prosseguir a carreira em dupla.

Em 1980 saiu o primeiro disco com sucesso imediato e muitos shows lotados pelo Brasil. Lançaram cinco discos (mais um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows nos Estados UnidosEuropa e América Latina. Gravaram em Los AngelesNova IorqueLisboaParisMiami e Buenos Aires.

Suas composições foram gravadas por Chitãozinho e Xororó, SimoneNara LeãoMPB4Caetano VelosoXuxaFafá de BelémNenhum de NósZizi PossiIvan Lins, Zezé de Camargo e Luciano, LeonardoBelchiorEmilio SantiagoCláudia Leitte e muitos outros.

Mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Páez, a cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro e a japonesa Chie Sawaguchi.

Kleiton & Kledir trouxeram definitivamente para a cultura brasileira a nova música gaúcha. Eternizaram um sotaque diferente, uma maneira própria de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como “deu pra ti” e “tri legal”.

Símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, receberam do governo do estado o título de “Embaixadores Culturais do Rio Grande do Sul”. Uma separação aconteceu em 1987 e a dupla foi retomada 7 anos depois quando lançaram os CDs Dois (Som Livre), Clássicos do Sul (Universal) e coletâneas que venderam mais de meio milhão de cópias.

Além de uma turnê pelos Estados Unidos, Kleiton e Kledir tiveram uma grande consagração em Paris com vários shows no Museu do Louvre.

Em 2015 lançaram pela Biscoito Fino o CD “Com Todas as Letras” com a participação de grandes escritores do Rio Grande do Sul como parceiros nas composições inéditas: Caio Fernando Abreu, Fabricio Carpinejar, Luis Fernando VerissimoMartha Medeiros,  Letícia WierzchowskiDaniel GaleraPaulo ScottCláudia TajesAlcy Cheuiche e Lourenço Cazarré. O disco foi indicado ao Prêmio Açorianos nas categorias Álbum e Compositor de MPB. Em 2018 regravaram um de seus maiores sucessos: Paixão, incluída na trilha sonora da novela Orgulho e Paixão.

Considerada uma das duplas mais longevas da música brasileira, os irmãos Kleiton e Kledir comemoram 40 anos de sucesso em uma sintonia espetacular apesar das diferenças de personalidade e temperamento.

Confira Paixão: “Amo tua voz e tua cor e teu jeito de fazer amor”

https://www.youtube.com/watch?v=T-q3hVVobMk

_______________________________________________________

Fontes

O Globo – Coluna Ancelmo Góis
https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/vacinados-kleiton-kledir-voltam-tocar-juntos-no-rio.html

Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Kleiton_%26_Kledir

Jornal do Comércio
https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/especiais/reportagem_cultural/2020/06/743295-kleiton-e-kledir-celebram-40-anos-da-dupla-e-planejam-comemoracao-apos-a-pandemia.html

Jornal de Brasilia
https://jornaldebrasilia.com.br/entretenimento/teatro-claro-transmite-o-show-kleiton-kledir-40-anos/