Labora debate talentos 50+ na área de tecnologia

Em conversa com executivos da Accenture e da Microsoft, Sergio Serapião, co-fundador e CEO da Labora, aborda as oportunidades de trabalho para os 50+ no mercado da tecnologia

 

Seguindo a programação de painéis organizados pela Labora Tech na Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum 2021, o assunto voltou-se para o crescimento de novas vagas na área de tecnologia, com a mediação do cofundador e CEO da Labora, Sergio Serapião.

O Dynamics 365 & Power Platform Product Director Brazil na Microsoft, Marcondes Farias, explicou que a necessidade atual por ano é de 70 mil novos profissionais de tecnologia, mas no Brasil são formados apenas 46 mil, de acordo com dados da Associação Brasileira Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). “Esse ‘buraco’ tecnológico só vai crescer se a expectativa atual se concretizar, ou seja, a demanda aumentar e o número de formados se mantiver”, disse Farias.

Para ele, não considerar o público longevo para posições em empresas de tecnologia é ‘jogar fora’ a contribuição de um profissional que tem uma experiência acumulada que não pode ser gerada do dia para a noite. “As empresas precisam incluir programas de mentoria e requalificação de mão de obra sênior. Isso vai revolucionar o nosso mercado de trabalho, unindo a experiência do passado com a inovação do presente, criando um futuro mais eficiente”, afirmou.

 

Ninguém é ‘velho’ para voltar ao mercado

A diretora de RH da Accenture, Beatriz Sairafi, concordou com a avaliação de Farias e disse que os paradigmas têm que ser quebrados, porque ninguém é ‘velho’ para voltar ao mercado. “Temos mais de 50 milhões de brasileiros com mais de 50 anos. O país precisa ‘viver’ esse momento de conscientização da possibilidade de reinserção de profissionais 45+, 50+ no mercado de trabalho em qualquer área, não só em tecnologia. Esses profissionais já trouxeram muita inovação e ainda podem contribuir mais”, opinou Beatriz.

A Labora Tech ainda trouxe dois embaixadores da Liga Labora — iniciativa formada por empresas e executivos líderes que tem como objetivo acelerar a jornada de inclusão e diversidade geracional no mercado — para um painel sobre o poder da inclusão geracional nas empresas.

A íntegra deste painel e toda programação da Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum 2021 estão disponíveis no nosso canal no Youtube. Clique aqui para assistir.