LAURENCE DES CARS, 55+ Primeira mulher a dirigir o Museu do Louvre

LAURENCE DES CARS, 55+ Primeira mulher a dirigir o Museu do Louvre

 

Tradução, redação e edição
Analu Oliveira – 79+
www.longevidade.com.br

Laurence des Cars assume a direção do Louvre

 

O prestigioso Museu do Louvre criado em 1793 em Paris, França,  terá pela primeira vez uma mulher em sua direção. Isso mesmo. Após 228 anos, a historiadora Laurence des Cars, que completou 55+ em 13 de junho, assumirá a partir de 1º de setembro  esse importante desafio.

Laurence, após passar os últimos quatro anos no comando do Museu de  Orsay  (Musée d’Orsay em francês), substituirá Jean-Luc Martinez que chegou a concorrer à reeleição. A confirmação foi feita pelo governo francês, Palácio do Eliseu, em 26 de maio, pelo comunicado da ministra da Cultura, Roselyne Bachelot.

A historiadora teve grande representatividade à frente do Museu de Orsay e se destacou pelo dinamismo e concentração nos temas sociais e na importância de atrair as novas gerações. Foi especialmente aplaudida pela exposição “O modelo negro”, montada em 2019.

 

Projeto em marcha

Laurence a caminho do novo desafio no Louvre

Laurence conta como foi o projeto apresentado ao submeter sua candidatura: “ A pretensão é tornar o Louvre um museu totalmente contemporâneo, voltado para a juventude com o objetivo de ser uma câmara de ressonância da sociedade” . Entre seus principais desafios está o de devolver ao Louvre o público (e a receita) de que foi privado durante a pandemia de Covid-19 em razão das medidas sanitárias de confinamento.

O prestigioso Museu do Louvre foi criado há 228 anos, em 1793

 

Profissional de projeção e reconhecimento em todo o mundo, Laurence tem grande familiaridade com o Louvre desde que trabalhou no projeto de construção do Louvre de Abu Dhabi, entre 2007 e 2014. Agora, em 2021, sua primeira medida à frente do novo cargo será criar um nono departamento, dedicado a Bizâncio e aos cristãos do Oriente.

 

Sobre Laurence des Cars

Laurence Élisabeth de Pérusse des Cars nasceu em Antony, nos arredores de Paris, em 13 de junho de 1966. É curadora geral francesa do patrimônio e historiadora da arte. Estudou história da arte na Universidade Paris-Sorbonne e na École du Louvre e depois ingressou no Instituto do Patrimônio Nacional. Assumiu seu primeiro cargo como curadora no Museu de Orsay em 1994.

Como professora na École du Louvre, organizou muitas exposições para vários museus. É autora de vários ensaios ilustrados, incluindo um livro sobre pré-rafaelitas para a coleção ‘Découvertes Gallimard’, Les Préraphaélites: Un modernisme à l’anglaise (1999); L’art français : Le XIXᵉ siècle (Flammarion, 2008); Le petit dictionnaire Vallotton en 21 obsessions (RMN Grand Palais, 2013), entre outros.

Em julho de 2007 foi nomeada diretora científica da Agence France-Muséums , operadora francesa responsável pelo desenvolvimento do Louvre Abu Dhabi.

Foi promovida a curadora geral do patrimônio em 2011 e nomeada diretora do Musée de l’Orangerie em janeiro de 2014, pela Ministra da Cultura, Aurélie Filippetti. Em 27 de fevereiro de 2017, foi oficialmente nomeada diretora do Musée d’Orsay pelo então presidente francês François Hollande.

 

Vem aí o 1º de setembro de 2021!

 

Aplausos e votos de sucesso a Laurence!

 

Fontes:

O Globo
https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2021/05/26/laurence-des-cars-sera-primeira-mulher-a-dirigir-museu-do-louvre.ghtml

Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Laurence_des_Cars

VEJA
https://veja.abril.com.br/cultura/apos-228-anos-museu-do-louvre-tera-uma-mulher-como-diretora/