Lima Duarte, 92+: Uma vida “cavucada” com as próprias mãos 

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

 

Lima Duarte chega aos 92 + com uma energia contagiante

 

 Palavras do grande e longevo ator Lima Duarte ao completar 92+ dia 29 de março: “Começo hoje a minha caminhada para os 93 anos, com orgulho de uma vida ‘cavucada’ com as próprias mãos”,.

Em bate papo com a filha Débora, também grande atriz, compartilhado nas redes sociais, Lima conta que nada veio de “mão beijada” em sua vida. “O que me orgulha mesmo é que ela foi cavada. Ninguém me deu ela pronta, feita”.

 

 

Lima e a filha Débora, papo firme e carinhoso

 

Ambos conversaram sobre medos, trajetórias, perrengues e sobretudo sucesso. E a filha então o elogiou: “Você é autodidata, você é um gênio, você é um super talento, você é uma pessoa que faz parte da história da dramaturgia deste País.”

É verdade ! Nós todos – seus admiradores e fãs – assinamos embaixo! Lima, com certeza, mudou a vida de muita gente com seus personagens, suas atitudes e um comportamento exemplar.

 

 

Veterano da dramaturgia no Brasil, um dos pioneiros da TV brasileira, Lima Duarte esteve no elenco da primeira novela apresentado no país. Foi em  “Sua Vida Me Pertence”. na extinta TV Tupi. Na década de 60 foi assinado o contrato com a Globo. O trabalho mais recente de Lima na TV foi na primeira fase da novela “Além da ilusão”, quando contracenou com a neta Paloma Duarte.

O mineirinho que chegou a São Paulo de carona num caminhão que transportava mangas, hoje segue cheio de energia e garante: “Minha mãe que era artista de circo, me inspirou não somente como ator, mas pela coragem, pela força que precisou ter ao longo da vida”.  

Falou e disse!!

 

 

Sobre Lima Duarte

Ariclenes Venâncio Martins , nosso Lima Duarte, nasceu no interior de Minas Gerais, num povoado chamado Nossa Senhora da Purificação do Desemboque e do Sagrado Sacramento. Isso foi em 29 de março de 1930. Ator, diretor de telenovela, radialistadublador e apresentador, foi pioneiro na televisão, desde a sua inauguração. Ficou famoso por meio de vários papéis memoráveis ao longo da história da telenovela brasileira.

 Lima foi casado entre os anos 1951 a 1961, com a atriz Marisa Sanches e entre 1965 e 1968, com Martha Godoy de Freitas. Entre 1970 e 1989, foi casado com Mara Martins, com quem teve os filhos Julia, Mônica e Pedro. É pai adotivo da atriz Débora Duarte e avô das atrizes Paloma Daniela Duarte.

 

Lima com filhos e netos

 

 

Com o pai, boiadeiro e mãe, artista do circo América, Lima Duarte jamais se esqueceu de suas raízes. Começou a trabalhar em rádio, como faz-tudo, até chegar a sonoplasta e, finalmente, a radioator, quando adotou o nome artístico de Lima Duarte por sugestão de sua mãe, que era espírita e lhe aconselhou o nome de seu guia.

Fez dublagens em português de desenhos animados norte americanos da Hanna Barbera, como o Manda-Chuva, entre outros e atuou várias peças teatrais como Arena conta Zumbi de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri. Depois de anos na TV Tupi, foi contratado pela Rede Globo como diretor, graças à fama obtida pela direção de duas novelas de grande sucesso e popularidade nos anos 60, O Direito de Nascer e Beto Rockfeller, ambas ainda na TV Tupi.

 

Conseguiu dar um salto na carreira ao interpretar o personagem Zeca Diabo, na novela O Bem-Amado (1973), de Dias Gomes. Em 1975, na primeira versão da telenovela Pecado Capital, exibida pela Rede Globo, interpretou o empresário da alta moda Salviano Lisboa, que se apaixona por Lucinha (Betty Faria), uma desconhecida e pobre operária de sua empresa. Em 1984, substituiu Rolando Boldrin no programa Som Brasil, onde também contava histórias de escritores consagrados como Guimarães Rosa.

Lima e Regina em Roque Santeiro

 

Mas seu personagem antológico da história da telenovela brasileira foi o Sinhozinho Malta de Roque Santeiro, novela escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, ao lado de Regina Duarte.

Em dezembro de 2010, foi agraciado com a comenda da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo e em 2020, recebeu o prêmio de ‘Mérito Cultural’ da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

 

 

 

Fontes:

 Wikipedia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lima_Duarte

IG – Gente

https://gente.ig.com.br/celebridades/2022-03-29/lima-duarte-faz-92-anos-dificil-e-ser-velho.html

Estadão

 https://emais.estadao.com.br/noticias/gente,lima-duarte-completa-92-anos-e-reflete-sobre-a-vida-e-a-velhice,70004024043

Pure |People

https://www.purepeople.com.br/famosos/lima-duarte_p3128

Unicamp

 https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2012/11/07/lima-duarte-recebe-homenagem-no-simtec

(Fotos: divulgação)