MAESTRO JOHN WILLIAMS 89+, LENDA DAS MELHORES TRILHAS DO CINEMA

MAESTRO JOHN WILLIAMS 89+,  LENDA DAS MELHORES TRILHAS DO CINEMA

 

Tradução, redação e edição
Analu Oliveira – 78+
www.longevidade.com.br

Quem não se lembra da trilha sonora do filme ET ? Ou de Indiana Jones ? ou ainda de Jurassic Park?  Pois todas elas e muitas outras são de autoria do brilhante e premiado Maestro John Williams, 89 +, ganhador de 5 prêmios OSCAR entre as mais de 52 indicações. Mas também foi indicado várias vezes ao Globo de Ouro.

Maestro John Williams com o Oscar recebido por Starwars, em 1978 e em 2005 o Globo de Ouro por Memórias de uma Gueixa, recebido das mãos da atriz Catherine Deneuve.

O maestro é considerado um dos maiores compositores da história do cinema, tanto pelo volume de sua obra, como pela sua popularidade. Seu estilo grandioso é facilmente reconhecido pelo público mas vale saber que, além dos seus trabalhos em trilhas de filmes, ele responde também por magnificas obras eruditas e concertos para:  fagote e orquestra, violoncelo, trompeteviolinoflauta e trompa.

Sua carreira soma cerca de 112 prêmios o que o torna o mais premiado compositor da história de trilha sonora para filmes. John só perde em indicações para Oscar para o grande Walt Disney.

Amigo de Steven Spielberg, assina quase todas as trilhas de seus filmes, tais como os temas inesquecíveis de JawsE.T. the Extra-TerrestrialJurassic Park e Schindler’s List. Também é parceiro do cineasta George Lucas, sendo o autor das famosas trilhas das bem sucedidas séries cinematográficas Star Wars e Indiana Jones. Outras trilhas famosas de sua autoria são a dos três primeiros filmes da série Harry Potter e a trilha do primeiro filme do Superman estrelado por Christopher Reeve. E mais: Guerra nas Estrelas e Tubarão.     

John Williams e Steven Spielberg, grandes amigos

 

Merece destaque a trilha sonora de The Book Thief, quando John Williams conseguiu a incrível marca de 49 indicações ao Oscar.

 

Assista no youtube:

– Vídeo do AMERICAN FILM INSTITUTE (2016) Tributo a John Williams

https://www.youtube.com/watch?v=w_rZtd56Hdg e a homenagem

– Trilha do filme ET

https://www.youtube.com/watch?v=Wjf2vrSvCww

 

 

Sobre John Williams

 

John Towner Williams nasceu em Long Island, Nova Iorque, em 8 de fevereiro de 1932. É filho do baterista de Jazz, Johnny Williams, que tocou no quinteto Raymond Scott.

Aos 16 anos de idade, mudou com a família para Los Angeles, onde se formou, em 1950, na North Hollywood High School. No mesmo ano, frequentou a Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), e a Los Angeles City College, onde estudou orquestração com Robert Van Eps, músico associado da MGM, e também com o compositor Mario Castelnuovo-Tedesco.

No ano seguinte, foi convocado para a Força Aérea Americana e lá tocou na banda da corporação. Em 1955, entrou na Julliard School, de Nova York, e teve como professor a pianista Rosina Lhévinne, que o encorajou a compor. Durante esse tempo, John Williams tocou piano em boates de Jazz. 

Na verdade, seu início de carreira foi abençoado já que, como orquestrador de outros compositores, adquiriu um aprendizado significativo com os melhores mestres da música clássica e do jazz de sua época.

Williams migrou para a sétima arte ainda no fim da década de 1960 para nunca mais deixar seu novo posto. Em meados dos anos 1970, Williams recebe uma chamada especial: o então jovem e desconhecido Steven Spielberg queria o maestro como compositor da trilha de seu filme de estreia nos cinemas, Louca Escapada. Daí para a frente foi só sucesso !

Foi casado com a atriz Barbara Ruick de 1956 até sua morte em 3 de março de 1974. Com ela teve três filhos: Jennifer (nascida em 1956), Mark Towner Williams (nascido em 1958) e Joseph (nascido em 1960); o filho mais novo de Williams é um dos principais cantores da banda “Toto”. Em 21 de julho de 1980 casou-se com Samantha Winslow.

 

Fontes

WIKIPEDIA
https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Williams

ADORO CINEMA
https://www.adorocinema.com/slideshows/filmes/slideshow-137329/

Fala Universidades
https://falauniversidades.com.br/quem-e-john-williams-homem-que-poucos-conhecem-mas-muitos-ja-ouviram/

The Filme Experience – blog
http://thefilmexperience.net/blog/2014/2/25/5-days-til-oscar-when-will-john-williams-win-a-sixth.html