Mania de limpeza: Você confessa?

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

Mania de Limpeza? Fique de olho, pode ser TOC

 

É verdade que nós todos, homens e mulheres, gostamos de tudo limpinho e cheiroso, tanto em casa, quanto no local de trabalho e, é claro, no próprio corpo. Mas o problema começa quando os exageros acontecem. Mania de Limpeza pode ser TOC , o famoso Transtorno Obsessivo Compulsivo que chega a causar aflição e angustia.

O exagero na higienização traz como resultados um acúmulo de tarefas que prejudicam outras atividades importantes. É uma verdadeira obsessão que leva ao comportamento repetitivo como limpar mil vezes a casa ou lavar as mãos até feri-las.

Mas, calma pessoal ! existe muito preconceito e confusão para definir os exageros. Vamos lá, é importante entender bem o que acontece.

 

Manias? Como são elas?

Há pessoas, por exemplo, que só saem pela porta onde entraram ou só pisam no chão ao acordar com o pé direito  (pode ser superstição). Outras voltam para casa ou escritório sem necessidade para conferir se apagaram as luzes. E os quadros tortos nas paredes? É preciso acertá-los pela milésima vez.

E a Mania de limpeza? Pode não significar algum tipo de transtorno, mas sim o prazer de estar em um ambiente gostoso e receber amigos, parentes e colegas de trabalho (que sempre elogiam o capricho da pessoa)

 

Ari Fontoura, parceiro da Longevidade, caprichou na limpeza durante a pandemia. Não  é TOC !!!

 

Os tempos de pandemia de COVID-19 trouxeram a exigência de muitos cuidados higiênicos, álcool gel a todo instante, lavagem das mãos demorada, usar máscaras e deixar o ambiente sempre arejado e limpíssimo. Aliás vale lembrar que muita coisa nesse sentido não é mais necessária mas é importante ressaltar que a pandemia ainda não acabou !!!

 

Mania de limpeza, hábito ou TOC?

 

Então vamos observar que mania de limpeza pode ser só um hábito, com objetivos simples, e sem prejuízo na vida da criatura. Não seria transtorno ou TOC.

Mas, porém, todavia, contudo…. essa “mania de limpeza” pode se tornar relevante quando toma mais de 03 horas por dia, e reflete angustia porque mesmo depois de tanto empenho…ainda não é suficiente o que foi feito. E lá vem de novo a vassoura, o pano de pó, etc.

 

Ai sim, pode ser TOC, ou Transtorno Obsessivo Compulsivo , que é crônico, caracterizado principalmente por preocupações em excesso, obsessões, pensamentos impróprios ou ruins, rituais, checagem excessiva, medo e hesitação, desconfortos, aflições, sentimento de culpa e até mesmo depressão.

O TOC faz parte de uma lista de 10 doenças mais incapacitantes da atualidade, segundo a Organização Mundial da Saúde. Afeta cerca de 2,5% da população mundial, é um transtorno preocupante e que debilita e consome a qualidade de vida de uma pessoa.

Quem tem TOC vive com pensamentos obsessivos, como, por exemplo, o medo exagerado de adquirir qualquer doença que pode infectar familiares e entes queridos.

 

Pensamentos obsessivos : Mania de limpeza ou TOC?

 

Mania de limpeza X TOC

Mania é quando o comportamento é comum, não oferece perigo à rotina da pessoa, não traz sofrimento e oferece momentos de alegria pelo dever cumprido.

Transtorno Obsessivo Compulsivo, é caracterizado por comportamentos repetitivos, que tomam um grande período no dia da pessoa. Ficam de lado atividades importantes, o que traz real angústia, sofrimento e sensação de vergonha em alguns casos.

 

Confira alguns exemplos de quando a mania pode ter se transformado em um problema quando a pessoa:

  • Passa mais de 03h por dia na limpeza da casa e às vezes repete;
  • Lava as mãos de hora em hora, atitude que provoca vermelhidão e hematomas
  • Fica preocupada o tempo todo com sujeira, germes ou ácaros e desinfeta objetos, como o celular, por exemplo;
  • Deixa de participar de eventos sociais;
  • Não permite encontros na própria casa, porque não está suficientemente limpa;
  • Restringe os cômodos da casa à família
  • Tem necessidade constante em verificar se tudo se encontra limpo ou no lugar, inclusive os quadros da parede;
  • Limpa objetos como cartão de crédito, celular, a embalagem do leite, ou chave do carro, por exemplo.

 

O TOC pode ser resultado de histórico familiar, alterações de substâncias químicas no cérebro, como a serotonina, estresse ou experiências traumáticas. E ainda depressão, distúrbios neurológicos, como doença de Parkinson ou lesão cerebral por trauma, entre outros.

Mas e então ? TOC tem cura?

Se o caso for realmente TOC, o tratamento deve ser realizado por um psicólogo ou um psiquiatra especialista em TOC. As formas mais comuns de tratamento, são feitas com fármacos mas sempre com acompanhamento médico e psicológico. sessões de psicoterapia, com a técnica cognitivo-comportamental. O mais importante é não ter preconceito, nem vergonha, ao perceber os sintomas.

 

É a hora de procurar um profissional e BOLA PRÁ FRENTE!!!

 

 

Fontes:

Boa Consulta

https://www.boaconsulta.com/blog/mania-de-organizacao-e-limpeza-o-que-pode-ser/

Psicanálise Clinica

https://www.psicanaliseclinica.com/mania-de-limpeza/

Tua Saúde

https://www.tuasaude.com/mania-de-limpeza-transtorno-obsessivo-compulsivo/

(Imagens: Divulgação)