MAURICIO DE SOUSA 85+, LANÇA COLEÇÃO DE SEU PERSONAGEM “HORÁCIO”

MAURICIO DE SOUSA 85+, LANÇA COLEÇÃO DE SEU PERSONAGEM “HORÁCIO”

Redação e edição
Analu Oliveira – 79+
www.longevidade.com.br

 

Mauricio de Sousa na formatura do ginásio e hoje aos 85+

 

Aposto que você se lembra ou conhece o “Horácio”, aquele dinossauro simpático, filhote de Tiranossauro Rex, personagem de HQ, de 1963, criado por Mauricio de Sousa, que também trouxe para todos nós a deliciosa TURMA DA MÔNICA. Horácio estreou no jornal Diário de São Paulo e depois ganhou pranchas dominicais publicadas na Folhinha (Folha de S.Paulo) e no Estadinho (O Estado de S.Paulo).

Pois saiba que agora a editora Pipoca & Nanquim anunciou dia 1º. de agosto a publicação de uma coleção exclusiva só dele, HORÁCIO, que aliás é o único personagem de Mauricio escrito apenas por ele próprio  !!!

São quatro volumes, com mais de 300 páginas cada um e as histórias ainda inéditas também devem aparecer também nos livros. O primeiro volume será lançado em 31 de agosto, o segundo em 05 de novembro e os volumes 3 e 4 chegam às lojas em março e junho de 2022.

Quem organizou a publicação foi Sidney Gusman, editor dos livros da Mauricio de Sousa Produções que garante: “Compilar a obra mais autoral do Pai da Turma da Mônica numa coleção absolutamente definitiva é uma alegria imensurável”. Os fãs de Mauricio de Sousa também vibraram nas redes sociais.

O dinossauro Horácio é, de fato, o personagem mais autoral de Mauricio e ele mesmo já disse que Horácio é seu alter ego. “É por isso que até hoje eu escrevo e desenho o Horácio sozinho. Eu não consegui passar para a equipe, eu tentei”, afirmou. É por meio do personagem desse dinossauro órfão que Mauricio consegue filosofar e expressar suas opiniões.

Mauricio muito feliz com o primeiro volume
da coleção de seu “alter ego” Horácio

 

Mauricio de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959, com o cãozinho Bidu, seu primeiro personagem. As tiras com Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem ao famoso menino de cabelos espetados Cebolinha, em 1960.

 

Sobre Mauricio de Sousa

 

Mauricio Araújo de Sousa nasceu em Santa Isabel, interior de São Paulo, em  27 de outubro de 1935. É cartunista famoso, empresário, escritor e membro da Academia Paulista de Letras. Seu pai, Antonio Mauricio era, além de barbeiro, poeta, compositor e pintor. Sua mãe, Petronilha, era poetisa. Mauricio cresceu assim, nesse ambiente cercado de arte e cultura. A casa da família estava sempre aberta para saraus, reuniões de artistas e rodas de chorinho. De Santa Isabel a família mudou-se para a vizinha Mogi das Cruzes, onde Mauricio começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais.

Em 1954 lá foi ele à procura de emprego como desenhista, em São Paulo, capital. Mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã  e lá ficou por cinco anos. Mas ao ilustrar essas matérias com seus desenhos, foi reconhecido e elogiado pelos leitores, o que lhe abriu as portas para os quadrinhos.

Vocês imaginam que Mauricio foi acusado de ser comunista e despedido pelo jornal? Voltou para Mogi das Cruzes, montou um portfólio de seus desenhos e foi bater de porta em porta para oferecer as tirinhas aos jornais locais. Em 1962 foi contratado pelo jornal carioca Tribuna da Imprensa e lá criou Piteco e sua turma.

Mas a Turma da Mônica começou a tomar forma em 1959, com histórias do Bidu e do Franjinha. Depois veio o Cebolinha e, em 1963, foi publicada a primeira tirinha da Mônica, personagem inspirada em uma de suas filhas. A partir de então, ele criou personagens para homenagear todos os seus outros filhos.

 

Empresa vitoriosa e Família grande

A empresa Mauricio de Sousa Produções foi fundada em 1959 e atualmente está situada na Lapa. É um dos maiores conglomerados de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica.

Turma da Mônica

 

No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já passou dos 300 títulos, com venda de mais de um bilhão de revistas. Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional, foram adaptados para o cinema, para a televisão e para os Vídeo-games.

 Mauricio de Souza  foi casado por 12 anos com Marilene Spada, mãe de suas primeiras filhas: Mariângela, Mônica, Magali e Mauricio. De seu segundo relacionamento, com Vera Lúcia Signorelli nasceram Vanda e Valéria. Com Alice Takeda (70+) teve os três últimos herdeiros: Mauro, Marina e Mauricio.

MUITO SUCESSO E VIDA LONGA AO MAURICIO!!!

 

_____________________________________________________________________

FONTES

Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mauricio_de_Sousa

Nexo Jornal
https://www.nexojornal.com.br/extra/2021/08/01/Editora-lan%C3%A7a-cole%C3%A7%C3%A3o-completa-de-Hor%C3%A1cio-de-Mauricio-de-Sousa 

Poltrona Nerd 
https://poltronanerd.com.br/livros/quadrinhos/pipoca-nanquim-anuncia-colecao-horacio-completo-123769 

BOL UOL
https://www.bol.uol.com.br/listas/os-10-filhos-de-mauricio-de-sousa-e-seus-personagens-na-turma-da-monica.htm?cmpid=copiaecola

Caras
https://caras.uol.com.br/revista/familia-a-base-da-trajetoria-de-mauricio-de-sousa.phtml

Bora aí
https://bora.ai/sp/passeios/visita-a-mauricio-de-sousa-producoes-conheca-a-msp-por-dentro