Mentalidade vigente em nosso país ainda é “jovencêntrica”

Mentalidade vigente em nosso país ainda é “jovencêntrica”

 

Afirmação é da presidente da ABG (Associação Brasileira de Gerontologia), Eva Bettine, que participa da Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum

 

Segundo a ABG (Associação Brasileira de Gerontologia), o envelhecimento é, antes de tudo, uma construção coletiva, na qual as condições materiais de vida de cada pessoa influenciam no processo para além de aspectos biológicos. Desta forma, aspectos individuais, como a manutenção de hábitos de vida saudáveis para a garantia de autonomia e independência, somam-se a ações governamentais com esse mesmo olhar, a fim de criar condições que possibilitam um envelhecimento com qualidade de vida. E, sendo esse um processo contínuo, a sua construção se mostra necessária ao longo de toda a vida, não apenas quando a velhice “bate à porta”.

 

Com essa visão, a ABG marcará a sua participação na Maratona Digital – Longevidade Expo+Fórum e o Congresso da Longevidade com foco no viés científico, contribuindo para a apresentação e disseminação de conhecimentos relativos ao processo de envelhecimento e à velhice, de forma a contribuir com os demais segmentos interessados no objetivo do evento. Que acontece de 20 a 21 de novembro de 2020, das 9 às 21 horas.  E dia 22 de novembro de 2020, das 9 às 13 horas, na plataforma do evento, com transmissão simultânea pelo Facebook, Instagram e YouTube. Serão mais de 30 palestras e talkshows com a participação de 65 especialistas e personalidades envolvidas com o público sênior.

 

A entidade já faz parte da comunidade do evento desde a primeira edição, em 2019 e, na visão dela, este é o cenário ideal para reunir as principais referências na área do envelhecimento de nosso País. “Entendemos que a organização de um evento desse porte, no formato online, é um grande e importante desafio, que preza pela inclusão digital do público, oportunizando que o idoso possa participar e usufruir das experiências e conhecimentos trazidos”, afirma a presidente da ABG, Eva Bettine. E completa: “a realização digital possibilita, ainda, maior alcance de pessoas sem limite territorial e a inclusão daqueles que, fisicamente, talvez não pudessem estar presentes”. 

 

Eva Bettine  estará na abertura da Maratona Digital, no dia 20 de novembro, participando da palestra  “Saúde, comportamento e consumo dos longevos no Pós Pandemia – O novo normal na vida do público sênior” -, que conta também com a participação de Bruno Assami (Diretor Executivo da UNIBES Cultural), Dr. Helton Freitas (Presidente Seguros Unimed) e Sérgio Serapião (CEO Labora) e mediação do idealizador e presidente da Longevidade Expo+Fórum, Francisco Santos.  

 

Segundo ela, a mentalidade vigente em nosso país ainda é “jovencêntrica”, mesmo com as evidências do envelhecimento populacional. Eva acredita que ainda é perceptível, na esfera pública, uma visão assistencialista ao longevo e não integrativa e intersetorial. Já no tocante à esfera privada, verificam-se algumas iniciativas que encaram o envelhecimento somente a partir de um viés mercadológico, tendo em vista a proeminência de consumo de faixas etárias mais longevas. “Dessa forma, esse tipo de evento é fundamental para fomentar a articulação e disseminação de conhecimentos integrais sobre envelhecimento para a criação de uma consciência mais sólida sobre o tema”, completa.  

 

SERVIÇO: MARATONA DIGITAL DA LONGEVIDADE EXPO+FÓRUM – ABERTURA

Data: Sexta-feira (20/11) – 9h00.

Tema: Saúde, comportamento e consumo dos longevos no Pós Pandemia. O novo normal na vida do público sênior.

Convidados: Bruno Assami (Diretor Executivo da UNIBES Cultural), Dr. Helton Freitas (Presidente Seguros Unimed), Eva Bettine (Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia) e Sérgio Serapião (CEO Labora), Mediador: Francisco Santos (Idealizador e Presidente da Longevidade Expo+Fórum).

 

Para assistir, realize a inscrição prévia no site: www.longevidade.com.br.

 

Serviço: Longevidade Expo+Fórum 2020 – MARATONA DIGITAL

Data: 20 a 21 de novembro de 2020, das 9 às 21 horas. Dia 22 de novembro de 2020, das 9 às 13 horas.

Onde: Plataforma do evento, com transmissão simultânea pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Inscrições: www.longevidade.com.br.

Programação completa, acesse: https://www.longevidade.com.br/maratonadigital/

 

Assessoria de Imprensa – Longevidade Expo+Fórum

Coletivo da Comunicação

Valeria Bursztein

valeria@coletivodacomunicacao.com.br / 11 – 99104-2031