NATHALIA TIMBERG, 92+ A GRANDE DAMA VEM AÍ COM MÚSICA, TEXTO E POESIA

NATHALIA TIMBERG, 92+ A GRANDE DAMA VEM AÍ  COM MÚSICA, TEXTO E POESIA

 

Redação e edição
Analu Oliveira – 79+
www.longevidade.com.br

 

Nathalia Timberg, 67 anos de uma carreira brilhante

 

Nathalia Timberg completou 92+ dia 05 de agosto e está animada com sua primeira apresentação digital no dia 5 de setembro, domingo próximo, às 19 horas pelos canais Youtube/sescsp e Instagram/sescaovivo.

Ao lado da consagrada pianista Clara Sverner, 85+, completados dia 29 de agosto, Nathalia fará sua primeira aparição on-line com: “Chopin ou o tormento do ideal” que mescla música, poesia e texto. “É impossível não se emocionar com Chopin”, afirma Nathalia,  que já havia se apresentado muitas vezes com essa peça antes da pandemia.

Nathalia e Clara Sverner na homenagem a Chopin

O foco é retratar os 20 anos da trajetória de Chopin, por meio de cartas do compositor Franz Liszt, da escritora George Sand (com quem ele se relacionou amorosamente por muito tempo) e ainda com poemas de Baudelaire, Saint-Pol-Roux e Musset. A direção é de José Possi Neto a partir de texto do ator Philippe Étesse, que protagonizou a montagem original em Paris, em 1987.

Vacinada 2 vezes, Nathalia aguarda o fim da pandemia na torcida para retomar a antiga rotina de trabalho assim que for possível.  Ela havia programado comemorar seu recente aniversário, numa apresentação dia 26 de setembro, no Theatro Municipal de Niterói. O espetáculo seria: Através da Iris, onde homenageia  Iris Apfel, ícone da moda, nova-iorquina famosa que acaba de completar 100 anos em 29 de agosto último.

Nathalia e Iris. A peça “Através da Iris” ficou suspensa por enquanto

 

Mas a prudência falou mais alto e Nathalia sentiu que ainda não era possível fazer nada presencial. Portanto será muito valiosa a estreia on-line. “Sinto-me privilegiada em poder compartilhar Chopin nesse novo desafio digital”, diz Nathalia, certa de que conseguirá atingir um grande público virtual.

 

Sobre Nathalia Timberg

Nathalia Timberg nasceu no dia 05 de agosto de 1929 no Rio de Janeiro.  É filha de pai polonês e mãe belga e formou-se na Escola de Belas Artes. Com grande destaque no teatro universitário, conquistou uma bolsa de estudos do governo da França, onde viveu entre os anos de 1951 a 1954 e fez vários cursos.

Desde o começo da carreira, atuou em montagens teatrais como “Letti e Lotte” e “Conduzindo Miss Dayse”, ambas com direção de Bibi Ferreira. Também estrelou as peças “A Importância de Ser Fiel”, “Melanie Klein” e “Off”.

Na TV a estreia foi em 1956, no Grande Teatro Tupi, onde permaneceu por sete anos. Foram muitas novelas, desde a primeira versão de “O Direito de Nascer”, de 1964, na Tupi. Foi o seu primeiro grande papel na emissora.

Foi contratada da TV Record, da TV Paulista , da TV Excelsior, da TV Cultura e da TV Manchete. Em seguida, foi para a TV Globo e emendou vários trabalhos, entre eles “O Dono do Mundo”, “Mulheres de Areia”, “Zazá”, “Porto dos Milagres”, “Quinto dos Infernos”, “Celebridade”, “Páginas da Vida” e “Amor à Vida”.

Em 2015, foi convidada por Gilberto Braga e Ricardo Linhares para viver um casal gay com Fernanda Montenegro na novela “Babilônia”. A trama mostrava a relação de duas mulheres que já vivem juntas há muitos anos e que eram beneficiadas pela lei que permitiu a união oficial de casais homoafetivos.

Nathalia e Fernanda na polêmica novela Babilônia

 

Na vida pessoal, Nathalia é viúva do escritor e compositor Sylvan Paezzo, com quem se casou nos anos 70. Eles ficaram juntos por 15 anos e optaram por não ter filhos.

  

____________________________________________________________

 

Fontes:

 

Pure People
https://www.purepeople.com.br/famosos/nathalia-timberg_p3384

Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nathalia_Timberg

Estado de Minas
https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/62,355,59,44/2018/08/25/noticias-teatro,232939/a-atriz-nathalia-timberg-e-a-pianista-clara-sverner-dividem-o-palco-em.shtml

REVISTA ELA – O GLOBO
https://oglobo.globo.com/ela/gente/nos-100-anos-de-iris-apfel-relembre-looks-iconicos-da-fashionista-americana-25175916

Heliosa Tolipan
https://heloisatolipan.com.br/tv/nathalia-timberg-aos-92-anos-e-sua-relacao-com-a-internet-nao-quero-me-tornar-adicta-existe-fator-bem-perigoso-que-e-o-viciante/