Os longevos no centro do debate Longevidade Expo + Fórum Edição Virtual

Longevidade Expo + Fórum debaterá a maturidade no cenário pós-Covid-19, em Maratona Digital de 27 horas

De 20 a 22 de novembro, o evento 100% online, dedicado ao público 50+, apresentará 30 palestras e talk shows com a participação de 65 palestrantes e personalidades envolvidas com o público sênior

A Longevidade Expo + Fórum anuncia a grade de palestras, talk shows, atividades e experiências totalmente online e dedicadas ao público longevo, que será apresentada entre os dias 20 e 21 de novembro, das 09 às 21 horas e no dia 22, das 09 às 13 horas. A Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum será realizada na plataforma ZOOM com transmissão via Facebook, Instagram e YouTube e contará com a participação de 65 palestrantes e personalidades envolvidas com o público sênior, suas demandas e aspirações.

Em meio à pandemia do Covid-19, a proposta é manter unida a comunidade da Longevidade Expo + Fórum, que vem crescendo desde a primeira edição do evento, em 2019, e que está conectada à internet e interagindo ativamente no ambiente online. “A Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum é uma oportunidade única para manter contato com a crescente comunidade de longevos em todo o país, mantendo aberto o canal entre esses consumidores e o mercado, ampliando o conhecimento e a interação”, afirma o empreendedor e idealizador da Longevidade Expo + Fórum, Francisco Santos.

O tema central dos debates e atividades será “A longevidade no cenário pós-Covid-19” e a proposta é que o evento seja o catalisador de experiências, inovações e debates inspiradores para a audiência. “Serão três dias com uma oferta riquíssima de temas sobre como viver e aproveitar a maturidade, debatidas com inteligência, criatividade e irreverência por personalidades, lideranças e especialistas de diferentes mercados”, comenta Francisco Santos.

Entre os participantes, especialistas, acadêmicos, autoridades públicas, entidades e associações médicas de diversas especialidades, representantes da iniciativa privada representando a diversidade típica dos longevos e de seus interesses. Como explica Francisco Santos, a grade de palestrantes e atividades foi elaborada em colaboração com os parceiros e apoiadores do evento para formatar uma oferta multifacetada de assuntos, capaz de abranger a complexidade e riqueza do universo longevo.

Programação

A abertura da Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum, no dia 20 de novembro, às 9h, contará com o debate dos aspectos de saúde, comportamento e consumo da longevidade no cenário após a pandemia da Covid-19. Serão abordadas as tendências e as oportunidades do ‘novo normal’, além da importância de um novo olhar das empresas para o real potencial consumidor do segmento sênior. Os debatedores serão os dirigentes das instituições parceiras dedicadas ao tema da maturidade.

A cerimônia contará com a mediação do empreendedor e idealizador da Longevidade Expo+Fórum, Francisco Santos, e as participações do apresentador Ronnie Von, do diretor executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami, do diretor-presidente da Seguros Unimed, Dr. Helton Freitas, da presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, Eva Bettine, e do fundador e líder do LAB60+, Sérgio Serapião.

Um dos destaques é a programação organizada pelo Lab 60+, que comandará os debates sobre os desafios e oportunidades para os seniores no mercado de trabalho, no Brasil e em outros países; a diversidade geracional nas empresas e as oportunidades pós-pandemia. As atividades do primeiro dia serão encerradas com o debate sobre Gerontecnologia e as contribuições para a longevidade, sob o comando do SESC.

No dia 21 de novembro, a saúde, lazer e atuação ativa na longevidade serão os temas de abertura dos debates. À tarde, o Aging 2.0 comandará o painel sobre empreendedorismo; o Portal do Envelhecimento trará a discussão sobre formação e aprendizagem ao longo da vida; e a USP 60+ vai abordar o Idadismo e seus impactos na saúde, vida social e financeira. A casa e o conforto dos 50+ também serão abordados nos painéis, com a participação de médicos e arquitetos especializados.

O encerramento dos trabalhos será feito pelo SESC, que contará com a participação do dançarino brasileiro, coreógrafo e terapeuta de movimentos, Ivaldo Bertazzo para abordar sobre a importância dos sêniores.

O encontro virtual também abre espaço para a realização do II Congresso Brasileiro da Longevidade Seguros Unimed, com diferentes palestras. No dia 20, um dos pontos altos será a participação do professor, escritor e sociólogo italiano Domenico De Masi, que falará sobre o ócio criativo no pós-pandemia, com mediação do ator, autor e diretor de teatro, Odilon Wagner. No mesmo dia, para debater sobre a relação médico-paciente, o evento trará, entre outros, a jornalista Glória Maria.

No dia 21, os convidados do Congresso vão debater sobre saúde emocional. Entre eles estarão o ator, diretor de telenovela, radialista, dublador e apresentador brasileiro, Lima Duarte, o comunicador e apresentador, Ronnie Von, o ator, dramaturgo e escritor, Miguel Falabella, o Diretor do Instituto do Coração de São Paulo da FMUSP e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, David Uip, o presidente do ILC Brazil, Dr. Alexandre Kalache, a Coordenadora da política para pessoa idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Sandra Regina Gomes, entre vários outros especialistas no universo longevo.

Como explica o superintendente de Marketing e Produtos na Seguros Unimed, Henrique João Dias: “temos orgulho em anunciar mais uma edição do Congresso de Longevidade Seguros Unimed. Um espaço qualificado para debatermos temas que impactam a população 60+, como saúde (física e emocional) e bem-estar. Neste ano, devido ao contexto social, estaremos conectados virtualmente em uma programação com seis horas de conteúdo e convidados renomados, incluindo influenciadores e especialistas na área da saúde. Serão quatro mesas de debate, entre os dias 20 e 21 de novembro”.

A Seguradora também apresentará um novo produto exclusivo para o público do evento: o Unimed 60+. Trata-se de um seguro de Acidentes Pessoais Premiável com assistências diferenciadas, como teleorientação psicológica, orientação nutricional e física, com indicações referentes aos melhores exercícios para um envelhecimento saudável, e a possibilidade de solicitar uma segunda opinião para um diagnóstico – até mesmo com médicos alocados fora do Brasil. “Com o aumento da expectativa de vida no país, sabemos da relevância de cuidarmos, cada vez mais e melhor, das questões de saúde e do nosso patrimônio. Por isso, convidamos todos para estarem conosco no Congresso de Longevidade Seguros Unimed, abordando os desafios e as demandas de um mercado que impacta consideravelmente a nossa economia”, disse o superintendente de Marketing e Produtos na Seguros Unimed.

Compromisso com o futuro dos 50+

O último dia da Longevidade Virtual será dedicado aos assuntos institucionais. Entre 9 e 12 horas será realizado, no Hall do Palácio dos Bandeirantes, contando com a participação do Governador João Doria, a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, do Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes, e dos convidados das várias secretarias de estado envolvidas com as políticas voltadas para os idosos e longevos.

Segundo Célia Parnes, que apresentará a palestra “O novo normal na vida do público sênior”, estamos todos envolvidos com o compromisso de se garantir a proteção social da população, num dos países com envelhecimento populacional mais acelerado do mundo. “A qualidade de vida dos idosos não se limita às condições básicas de saúde, pois viver mais significa almejar a segurança física, dignidade pessoal, satisfação e alegria com as tarefas do dia a dia”, afirma a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo.

Ela completa: “Os desafios agora são diversos e é preciso garantir um envelhecimento digno e mais saudável. Dessa forma, iniciativas como a Longevidade Expo + Fórum fomentam o debate e o desenvolvimento de estudos e pesquisas e inovações, com o intuito de aprimorar a qualidade de vida das pessoas na medida em que envelhecem.”

Para participar da Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum e interagir com os speakers, enviando perguntas pelo WhatsApp, é necessária inscrição prévia no site www.longevidade.com.br . As inscrições são gratuitas.

Serviço:

Longevidade Expo+Fórum 2020 – Maratona Digital
Data: 20 a 21 de novembro de 2020, das 09 às 21 horas. E, no dia 22 de novembro de 2020, das 9 às 13 horas.
Onde: Plataforma ZOOM, com transmissão simultânea pelo Facebook, Instagram e YouTube.
Inscrições: www.longevidade.com.br.

Assessoria de Imprensa – Longevidade Expo+Fórum
Coletivo da Comunicação
Valeria Bursztein
valeria@coletivodacomunicacao.com.br / 11 – 99104-2031