Páscoa com sabor de chocolate e esperança

Páscoa com sabor de chocolate e esperança

Redação e edição
Analu Oliveira – 78+
www.longevidade.com.br

 

Com muita esperança, vem aí a Páscoa deste ano de 2021. Tempos de celebração à distância ou em pequeníssimos grupos, tempos de prudência e fé, de renovação e amor.

Dias mais doces com sabores e cores que tragam motivação e muita coragem. Ninguém vai deixar passar em branco, o coração precisa de calor e alegria.

SOBRE A PÁSCOA

Sempre é bom lembrar as origens da Páscoa. A palavra “páscoa” no idioma português deriva dos termos em três idiomas “Pessach”, no hebraico, “Pascha”, no latim, e “Paskha”, no grego. Segundo a história, marca a libertação do povo judeu escravizado no Egito para a Terra Prometida. Para os cristãos, a Páscoa significa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida, ou seja, sua ressurreição.

Páscoa Judaica

A Páscoa Judaica possui um sentido diferente do que é comemorado pelos cristãos. Era festejada tradicionalmente perto da chegada da primavera no hemisfério norte.

Páscoa Cristã

Embora derivada da comemoração judaica, a Páscoa cristã é diferente e relembra a crucificação, morte e ressurreição de Cristo.  Para os católicos, a Páscoa encerra o período da Quaresma e a última semana é conhecida como Semana Santa que tem início no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém.

Outras influências na Páscoa moderna

O coelho e os ovos foram símbolos agregados à Páscoa a partir da influência de outras culturas não cristãs, isto é, pagãs. Esse processo aconteceu, sobretudo, a partir da cristianização dos povos germânicos na Europa. Daí surgiram os símbolos tradicionais da Páscoa moderna – o coelho e os ovos, que representam fertilidade.

SOBRE O CHOCOLATE

Quem não gosta de chocolate?  Quase todo mundo gosta!

Mas sempre vale a pena lembrar as origens e ressaltar os valores nutricionais e o bem que essa doçura faz à alma  !!!

Tudo começou na América Latina

Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate. Durante rituais eles o bebiam e também o usavam como remédio. Séculos mais tarde, os Maias apelidaram o chocolate como a bebida dos deuses.

Na civilização Maia era uma venerada bebida feita de sementes de cacau torradas e moídas misturadas com malaguetas, água e milho. A mistura era transferida de um pote para outro e se transformava numa bebida grossa e espumosa chamada “xocolatl”, que significa “água amarga”.

Evolução e tecnologia

Hoje em dia, cada vez mais especialistas buscam aprimorar o chocolate e destacar as qualidades nutricionais dessa delícia.

Para isso, voltam-se cada vez mais às fazendas de cacau, onde após a colheita são retiradas as amêndoas para serem fermentadas e secas. Só então, seguem para os produtores de chocolate que as transformam em barras.

Nas fazendas a fartura do fruto

 O Brasil, que já foi o maior produtor e exportador de cacau, hoje está em sétimo lugar, mas luta para retomar esse protagonismo. Em primeiro lugar segue a Costa do Marfim.

Atualmente produtores artesanais tem investido muito em tecnologia e no conceito ‘bean to bar’ (do grão à barra). O movimento começou na Califórnia, no final dos anos 1990 e espalhou-se pelo mundo. O conceito é manter estreito contato com as fazendas de cacau e no Brasil são mais de 300 produtores em estados como Bahia, Pará, Espírito Santo, Tocantins e Rio de Janeiro.

Do grão à barra, sabor especial

O produtor dedica-se ao processo integralmente, da plantação do cacau à fabricação. Alguns se orgulham de possuir excelentes grãos e condições de fazer o chocolate na própria fazenda. O maquinário moderno e acessível tem facilitado muito esse boom dos chocolates artesanais.

Cacau, bendito fruto

 

E o mais interessante e  SABOROSO é que o chocolate 100% cacau é o mais saudável que existe. Isso porque o cacau é rico em polifenóis e flavonoides que são antioxidantes poderosos. Comprovados científicamente, previnem diversas doenças e reduzem os riscos cardiovasculares e de câncer.

 

____________________________________________________

 

Esta será para todos uma Páscoa diferente, mas que merece ser comemorada com a certeza de que dias melhores virão.

 Será nossa ESPERANÇA, com sabor de CHOCOLATE!

 FELIZ PÁSCOA A TODOS !

 

Fontes

ESTADÃO
https://paladar.estadao.com.br/galerias/geral,do-grao-a-barra-o-passo-a-passo-de-como-e-feito-o-chocolate-artesanal,25878

O GLOBO
https://oglobo.globo.com/rioshow/chocolate-bean-to-bar-tendencia-que-da-premios-marcas-brasileiras-mundo-afora-24931224

BLOG
https://blog.ingredientesonline.com.br/chocolate-100-cacau-beneficios/#:~:text=O%20chocolate%20100%25%20cacau%20%C3%A9,riscos%20cardiovasculares%20e%20de%20c%C3%A2ncer.

MAGNUM
https://www.magnumicecream.com/pt/artigos/artigos-de-gastronomia/a-historia-do-chocolate.html