Pele, a primeira e muitas vezes relegada barreira externa do corpo humano

Pele, a primeira e muitas vezes relegada barreira externa do corpo humano

29 de Setembro de 2019 às 13:02

A Longevidade Expo + Fórum começou com a palestra do Dr. Marcelo Schulman, Farmacêutico especialista em tecnologia de cosméticos pela Faculdade Oswaldo Cruz e Presidente da Vita Derm Cosméticos, sobre “Hidratação das peles maduras: da profilaxia as infecções”.

Segundo o palestrante, logo após o nascimento e nos primeiros anos de vida, o batimento cardíaco médio gira em torno de 150 pulsações por minuto. Já na chamada quarta idade (após os 80 anos), a média cai  para em torno de 60. Essa redução tem um impacto direto na pele, pois a oxigenação diminui e a lubrificação da pele é prejudicada.

“A pele resseca com o passar do tempo e faz com que ela se abra, emergindo sangue – nem sempre visível -, que atrai bactérias e pode causar doenças diversas, inclusive infecções, que podem, em casos extremos, levar à morte”, explica o Dr. Schulman, alertando para a necessidade da profilaxia, para minimizar os riscos de doenças.

Schulman tratou em sua palestra dos cuidados e tratamentos para a pele dos 50+, lembrando que ela é a primeira barreira do corpo com o mundo externo, porém não recebe o devido cuidado. “Não se trata de uma questão só de estética, e sim de saúde”, detalha. Ele abordou cosméticos específicos para este tipo de pele e também rotinas e comportamentos que colaboram para uma pele mais saudável.

O especialista definiu a Longevidade Expo + Fórum como um evento que deve ser um marco para o segmento e balizar ações e iniciativas voltadas a este público. “Conheço os diretores do evento há mais de 35 anos e eles aliam conhecimento na organização de feiras e expertise na área de saúde e beleza, que têm relação direta com a longevidade”, conclui.

 

Dr. Marcelo Schulman é Farmacêutico especialista em tecnologia de cosméticos pela Faculdade Oswaldo Cruz; Master em dermo farmácia e cosmetologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Barcelona; Criador e ex-coordenador do curso superior de farmácia da Faculdade Anhembi Morumbi do grupo Laureate; Conselheiro do CRF (Conselho Regional de Farmacia) – Farmácia Estética, Presidente da Vita Derm Cosméticos.