Programação Unibes Cultural

Programação Unibes Cultural

11 de Setembro de 2019 às 17:41

A participação nas atividades será definida por ordem de chegada! Não reservamos lugares em atrações gratuitas.

29 de SETEMBRO (Domingo)
HORÁRIO ATIVIDADE

10h00

UNIBES CULTURAL E A RELAÇÃO DA INSTITUIÇÃO COM A LONGEVIDADE | PALESTRA

Bruno Assami
É formado em relações públicas pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em tecnologia e educação pela Fundação Armando Álvares Penteado. Gestor organizacional com larga experiência no terceiro setor, liderou instituições como o Masp, o Instituto Tomie Ohtake, o Itaú Cultural e a ADG – Associação Brasileira dos Designers Gráficos. Atualmente, é diretor-executivo da Unibes Cultural, diretor da Arena Cultural (do Hospital de Câncer de Barretos), conselheiro cultural do Consulado de Portugal em São Paulo e representante da Fundação PROA para o Brasil.

10h15

WORKSHOP: DESAPEGA QUE A VIDA FLUI COM A ENERGIA DO FENG SHUI

Com Helen Spalter, convidada do Amo Minha Idade

Helen Spalter
É consultora especialista em Feng Shui e arquiteta graduada pela Universidade Mackenzie há mais de 25 anos. Autora de três livros e dois DVDs sobre o tema.

Sinopse: Feng Shui é uma ciência milenar chinesa que harmoniza e equilibra o espaço onde vivemos e trabalhamos! Nesse workshop falaremos sobre organização do espaço / posição de móveis,que trazem amigos e familiares pra vida/plantas auspiciosas, que criam abundância para os moradores,e cores nos ambientes da residência!


11h00

A REVOLUÇÃO DIGITAL NA GASTRONOMIA ATÉ 2050 | PALESTRA

Com Madame Aubergine

Marisa Furtado
É empresária hiperativa e multitask, jornalista e gastrônoma, especializada em gastronomia, história e cultura. Desde 2006 é consultora e curadora em seu food lab, o Madame Aubergine Cozinha & Cultura que oferece consultoria e conteúdo para empresas e experiências ao público em geral. Colabora com as revistas Prazeres da Mesa, Menu e Jornal Diário dos Açores – Portugal. Mantém coluna mensal no programa Bem da Terra, da Band TV. É membro do Observatório da Gastronomia, da Secretaria de Desenvolvimento da cidade de SP. Por 20 anos, foi VP de inovação em sua agência, a Fábrica Comunicação Dirigida. Além do fator identitário do alimento, o seu trabalho inclui as novas tecnologias e a revolução que a cultura digital promove na cultura gastronômica e vice-versa, que também é o escopo de suas pesquisas e reportagens exclusivas no Brasil e em outros países, como no Festival South x Southwest nos EUA, Web Summit Lisboa em Portugal e Slow Food – Terra Madre e Expo Milano na Itália.

Sinopse: Vivemos no momento em que a tecnologia deixa de ser linear para se tornar exponencial. Um salto de inteligência nunca antes imaginado que vai impactar e muito a nossa alimentação. Nesta revolução, a fome, antes uma necessidade fisiológica, ganha novos componentes: as necessidades intelectual e tecnológica. Como a cultura digital muda a cultura gastronômica e vice-versa? Mesmo sem saber, você vai comer a tecnologia de garfada.


12h00

DANÇAR E CELEBRAR COM A COREOGRAFIA AMO MINHA IDADE

Grupo: A Dança Com Vida

A Dança para todos, a Dança como rotina, como hábito e como cura.


13h00

JOIAS CRIOULAS: ANCESTRALIDADE, CULTURA E EXPRESSÃO | PALESTRA

Com Mary Lima

Mary Lucia da Silva Ferreira Lima
Atua com Educação e Comunicação nas áreas de Economia Criativa e Meio Ambiente; É formada em Comunicação Social na Universidade Federal do Pará- UFPA, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo IFSP-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-SP. Recebeu o Prêmio Idea Brasil 2012, na categoria Joias, com o colar Ninhos. Foi finalista do prêmio The Modern Craft Project 2013- Brasil – KETEL ONE/ Wallpaper Magazine. Prestou consultoria em artesanato para instituições como o FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, no Projeto ARPA, em Rondônia, e para a CPISP Comissão Pró-Indio de São Paulo, com o Projeto Artesanato do Quilombo, que recebeu o Prêmio Planeta Casa 2005 da Revista Casa Cláudia. Foi parecerista do Ministério da Cultura no tema design, artesanato, moda e meio ambiente. Foi gestora do projeto Artesanato do SEBRAE Amapá. Oficineira de instituições como SENAC ,SESC ,CAIXA CULTURAL E UNIBES CULTURAL. Ministrou a oficina Design de Joias no evento Open Design Sorocaba 2015-UNISO. Em EAD é autora dos cursos Joias em Tecido e Joias em Tecido II no Portal EDUK.

Sinopse: As joias de crioulas, peças de ouro e prata usadas por escravas e alforriadas nos séculos XVIII e XIX, na Bahia, foram símbolo de prestigio social e poder. Algumas peças também continham representações místicas. As joias crioulas foram também o símbolo de diferenciação e resistência das mulheres negras que conseguiram ascender socialmente em uma realidade adversa e com poucas oportunidades A palestra propõe um espaço de reflexão sobre as histórias, os sentidos e as representações das joias crioulas, seu design próprio e forma de fabricação. Um passeio sobre uma produção genuína brasileira cheia de significados e história. Um bate-papo sobre a ancestralidade e o papel da mulher, seu prestígio e poder em um espaço de pouca liberdade de expressão.


14h00

AUTOCOMPAIXÃO E MATURIDADE | PALESTRA

Com Gabrielle Picholari

Gabrielle Picholari
Acredita que o autoconhecimento é uma ferramenta poderosa para a inovação social. Há 11 anos, dedica-se ao desenvolvimento integral do ser humano e pesquisa, ao redor do mundo, medicinas integrativas e processos de autotransformação. Administradora com Master em Gestão Ambiental pela UNSW (Austrália), iniciou sua carreira na área de RH da IBM e depois seguiu atuando em consultorias de Inovação e Sustentabilidade. Formou-se terapeuta integrativa com foco no desenvolvimento da Autocompaixão no Hospital Albert Einstein. Atualmente segue a formação internacional em consultoria MetaIntegral com bases no pensamento do Ken Wilber. É facilitadora pelo Instituto Ecosocial e formada em Coaching para o bem-estar integral pela MedIntegral. Também é parte da Rede Ubuntu, que apoia o Eupreendedorismo.  Atua acompanhando jovens e empreendedores no processo individual ou coletivo de reconhecimento de seus potenciais e construção da autoestima, para que encontrem seu verdadeiro propósito e vivenciem mais bem-estar, autoconfiança e felicidade. Sua realização é promover conexões e compartilhar conhecimento. Com esse intuito, idealizou o movimento Olhar Fértil e a plataforma Amoraci.


15h00

EMPREENDEDORISMO MULHERES 50+ UM NOVO OLHAR PARA O FUTURO DO BRASIL | PALESTRA

Andrea Weichert – Palestrante
Sócia da Ernst & Young e líder na EY Brasil de iniciativas de Gênero, co-liderança do programa Winning Women Brasil e líder do SubComitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e MBA em Governança Corporativa na BI International.

Bete Marin – Palestrante
Cofundadora das empresas Hype60+ e Amo Minha Idade. Graduada em Marketing, pós-graduada em comunicação pela ESPM, possui MBA pela FGV e é pós-graduanda em Gerontologia no Albert Einstein.

Claudia Reis – Palestrante
Idealizadora e Gestora da Plataforma de Empreendedorismo Feminino Maduro – Negócios de Mulheres 50+ e idealizadora e líder do time Empreendedoras Maduras do Grupo Mulheres do Brasil. Graduada em Jornalismo e pós-graduada em Comunicação empresarial.

16h00

EU ME VIRO DO AVESSO: PARADOXO DO SER MULHER | PALESTRA

Com Ana Clara Cartagena e Carla Pilon

Ana Clara Cartagena
É psicóloga formada pela PUC/SP e psicoterapeuta corporal Reichiana, trabalha em consultório particular e idealizadora do Projeto Tinder no Divã, que tem como objetivo pesquisar e criar espaços para as pessoas refletirem sobre relacionamentos amorosos no mundo contemporâneo.

Carla Pilon
É psicóloga formada pela Universidade São Marcos e psicoterapeuta Junguiana, trabalha em consultório particular e idealizadora do coletivo Senta aqui.. Conversa comigo! que tem como objetivo ressignificar espaços urbanos criando a possibilidade de interação entre pessoas e resgatar o hábito da conversa nas ruas de São Paulo.

Sinopse: O que define ser uma mulher no mundo contemporâneo? Como saber quem realmente somos e como desconstituir a diferença entre masculino e feminino, numa cultura que prescreve determinados papéis e que nos fazem ficar confusas quanto a nossa identidade? Como é viver se reinventando em meio a tantas transformações e se perceber única e complexa ao mesmo tempo?


17h00

MINDSET PARA A FELICIDADE | PALESTRA

Com Chirles Oliveira

Chirles Virgínia Antas de Oliveira
É uma apreciadora do viver feliz, buscadora de autoconhecimento e praticante do slow-living. Jornalista de formação, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP, pós-graduada em Marketing e Propaganda e docente na graduação e pós-graduação. Na busca pela sustentabilidade e felicidade experiencial, fez a certificação em Ciências Holísticas e Economia para Transição, pela Escola Schumacher Brasil. É voluntária, facilitadora em Felicidade Interna Bruta pelo FIB-Feliciência, além de professora e praticante de Yoga.

Sinopse: Você deseja ter um mindset para a felicidade? Você sabia que pode desenvolver habilidades para viver mais feliz, saudável e com propósito? A Ciência da Felicidade comprova que a felicidade pode ser aprendida e conquistada por meio do desenvolvimento de habilidades, as chamadas Happiness Skills. Aliando as Happiness Skills com a Psicologia Positiva e a Neurociência, alicerçamos um ambiente propício para uma vida feliz nos campos pessoal, profissional e social.


18h00

VIAGEM REAL X VIAGEM DIGITAL | PALESTRA

Com O que vi pelo mundo, Paulo Panayotis e Adriana Reis

Minibio: O Que Vi Pelo Mundo é um portal de turismo, experiências de viagem de luxo e gastronomia com reportagens, informações, vídeos e dicas exclusivas. O conteúdo é baseado nas experiências de quem esteve nos mais descolados, luxuosos e cobiçados destinos do planeta. É uma fonte de informação segura e confiável para viajantes, profissionais de turismo e mídia. Conta ainda com notícias, avaliações, curiosidades, imagens marcantes e conteúdo autoral. É um espaço opinativo, participativo e interativo. Sob o comando dos jornalistas Paulo Panayotis e Adriana Reis conta com uma equipe de profissionais e um time de colunistas no Brasil e exterior. Juntos, trazem o que há de novo e diferente no turismo pelo mundo, além de experiências diferenciadas para quem ama viajar.

Sinopse: Viajar faz bem para a vida. A geração acima dos 50 anos sabe disso e está disposta a colocar o pé na estrada, conhecer lugares novos, experimentar comidas diferentes, fazer novas amizades. E você está convidado para um bate papo comandado pelo jornalista Paulo Panayotis sobre formas práticas e descomplicadas de viajar para quem já passou dos 50 anos. Sonhar, comprar, viajar… Numa abordagem simples vamos mostrar os benefícios das viagens para o bem-estar e a longevidade. Vamos falar ainda sobre medos, dificuldades, dúvidas, facilidades, novidades do mundo digital para facilitar a vida dos viajantes 50+. A ideia é desmistificar e apresentar formas de ultrapassar a barreira digital para viajar cada vez mais e melhor. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a fatia da população mundial acima de 60 anos quase dobrará até 2050. E o mercado de turismo corre contra o tempo para conquistar esse viajante. Mas o que esse viajante busca? Para falar sobre esses e outros assuntos, o jornalista Paulo Panayotis, idealizador e fundador do portal de viagem e turismo O Que Vi Pelo Mundo, recebe entrevistados e convida você a participar e viajar conosco. Durante dois dias, vamos discutir assuntos para abrir perspectivas e caminhos para viagens inesquecíveis, além de uma vida mais longa e ativa. Quer saber também quais destinos, preparados para receber o turista mais maduro, vão bombar em 2020? Então não perca nosso bate papo.


19h00

DANÇAR E CELEBRAR COM A COREOGRAFIA AMO MINHA IDADE

Grupo: A Dança Com Vida

A Dança para todos, a Dança como rotina, como hábito e como cura.

30 de SETEMBRO (Segunda-feira)
HORÁRIO ATIVIDADE

10h00

LOGOTERAPIA PARA UM PROJETO DE LONGEVIDADE | PALESTRA

Com Aureliano Ös

Aureliano Ös
Formado em “Psychological Counselling” em Innsbruck, numa das afiliadas da Associação Europeia de Terapia Comportamental, e Doutor pela Pontificia Università Lateranense, com a nota final de Magna cum Laude. Um dos mais renomados Logoterapeutas e Analistas Existenciais conhecidos. Autor de cerca de cinquenta artigos científicos, co-autor de 11 livros e autor de outras 8 publicações, o seu mais recente livro intitula-se DSM-5 e Temi Esistenziali [em português, DSM 5 e Temas Existenciais]. Atua hoje como Professor de Psicologia Geral, Psicologia da Personalidade e Psicoterapia em Universidades e Instituições diversas como o Instituto Beck, a Cooperativa Europa, ou a Scuola Transazionale. É supervisor clínico de casos, e Perito do Tribunal Civil, Penal, Juvenil da cidade de Roma.

Sinopse: “ O homem sempre procura um sentido para a sua vida ”. Viktor Frankl
Expor os conceitos e fundamentos da Logoterapia, de Viktor Frankl, médico austríaco que esteve em campos de concentração. Linha da psicologia que trabalha com o sentido da vida para reencontrarmos as essências, os valores e o propósito de nossas vidas.
– REfletir sobre a VIDA, REpensar a VIDA, REencontrar-se, encontrar o sentido de vida e descobri-lo em face do ser humano motivar-se frente aos desafios humanos no século XXI na etapa da vida que culmina no processo de desenvolvimento da pessoa. 20, 40, 60+ …
– O rico e maravilhoso legado de nossas experiências e ensinamentos que apreendemos com a vida e a necessidade de valorizá-las.
– O sentido da vida, do amor, das perdas, do sofrimento e de tantos momentos específicos em nossas vidas. A vida é rica em oportunidades interiores.
– No entardecer e crepúsculo da vida encontrar um novo sentido de vida e criar ricos momentos de um futuro melhor que está por vir.


11h00

OPORTUNIDADES PARA EMPREENDER EM GASTRONOMIA | PALESTRA

Organizado por FoodLab

Pati Abbondanza
Fundadora do FoodLab, iniciativa que tem como objetivo capacitar e inspirar empreendedores da área de gastronomia.

Karyna Muniz
Consultora do Sebrae e especialista em negócios de alimentação.

Renata Cruz
Empreendedora da área de gastronomia, fundadora do Rê Cruz to Go e Foodness.

Sinopse: Explorar as possibilidades e oportunidades para se empreender na área de gastronomia, com foco no público 50+.


12h00

IMERSÃO SOBRE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS QUE FAZEM DO JAPÃO O PAÍS MAIS LONGEVO DO MUNDO

Bete Marin- Mediadora
Cofundadora do Hype60+ e consultora do Longevidade Expo + Fórum. Formada marketing, pós-graduada em comunicação pela ESPM, MBA pela FGV e graduanda em Gerontologia no Einstei.

Layla Vallias – Palestrante
Uma das coordenadoras do Tsunami60+ e participante da Missão Longevidade Japão 2019. Especialista em marketing, com Certificado de Marketing Digital da NYU.

Willians Fiori – Palestrante
Professor e especialista no mercado sênior, atuando desde 2003 diretamente na construção de marcas com foco no público 60+.

13h00

OFICINA DE BORDADO BOTÂNICO | OFICINA

Com Manu Ebert

Minibio: É jornalista e há 4 anos começou a se interessar pela arte de bordar. A vontade de solidificar esse hobby virou a marca “Bordô?”. Hoje participa de eventos e dá oficinas em diversos espaços . Seus trabalhos sempre tiveram as flores e as plantas como tema principal. Arranjos florais e ilustrações botânicas são suas fontes de inspiração.

Sinopse: Atividade manuais como o bordado trazem grandes benefícios para a nossa vida. Na prática, os cinco sentidos são aguçados e as habilidades motoras são fortalecidas, especialmente nas mãos. Além disso ele protege a memória e reduz o risco de deficiência mental além de incentivar a imaginação e a criatividade. Nesta oficina a proposta é conhecer e exercitar essa arte milenar com alguns pontos do bordado livre.


14h00

SABIA QUE VOCÊ É UMA MARCA? | PALESTRA

Com Regina Nogueira

Minibio: Regina Nogueira Personal Re-branding é voltada para o desenvolvimento humano dentro e fora das empresas. Bacharel em Economia pela PUC, Propaganda e Marketing pela ESPM, Pós graduanda em Neurociência e Comportamento pela PUC, Regina Helena Nogueira atuou no mercado publicitário por mais de 20 anos, tendo trabalhado em agências e empresas nacionais e multinacionais nas áreas de Atendimento, Planejamento, Marketing , MARCA e Branding, como diretora e VP de grandes empresas. Palestrante, Mentora, You Tuber e Personal Rebrander, conduz processos de profissionalização e transformação de cultura empresarial , gestão de pessoas, workshops e dinâmicas dentro das organizações. Credenciada internacionalmente pelo Integrated Coaching Institute – ICI e ICF – Int´l Coaching Federation, formação pelo IBGC – Instituto brasileiro de Governança Corporativa, Consteladora sistêmica empresarial e familiar e sócia fundadora da ONG Doutores da Alegria, membro da ABRH, Associação Brasileira de Recursos Humanos e voluntária da ONG Grupo Mulheres do Brasil, onde atua no desenvolvimento e fortalecimento das lideranças nacionais e internacionais.

Sinopse: Este bate-papo / palestra é uma grande provocação para o público sobre que marca querem ser no mundo e qual marca almejam, pois o mundo te “compra” de acordo com o que você expressa. Sua marca pode se reinventar, se reposicionar, a qualquer tempo, basta compreender a si mesmo, além do cenário que se apresenta e definir que marca você quer ser no mundo. Nesse bate papo são mostradas também as marcas mais influentes do Brasil.


15h00

SAÚDE E PRAZER FEMININOS | WORKSHOP

Com Juliana Schulze, convidada do Amo Minha Idade

Juliana Schulze
Proprietária do Consultório Juliana Schulze Fisioterapia Especializada, com atendimentos de Fisioterapia Pélvica, Postura, Ginástica Feminina e Geriatria. Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, mestre em Ciências da Saúde pelo departamento de Urologia/Disfunções miccionais femininas da Unifesp.

Sinopse: Workshop com Juliana Schulze, Fisioterapia Especializada terá como tema: O despertar feminino para o prazer. O objetivo é promover um encontro com a essência feminina através de exercícios focados na saúde feminina. Serão realizadas práticas de exercícios para você reconhecer e aprender a trabalhar partes do corpo de forma integrada, desenvolvendo seu autoconhecimento e também sua sensualidade.


16h00

SUPERE OS SEUS DESAFIOS | PALESTRA

Com Movimento verdadeiro, Daniela Ferraz.

Minibio: Professora oficial do Social Presencing Theater pelo Presencing Institute. Designer e facilitadora de processos de transformação que utilizam a Teoria U na sua base e arquitetura. Especialista em metodologias integrativas (mente – corpo – emoção – relação). Desde 2010 desenha e facilita laboratórios sociais e outros tipos de intervenções em sistemas complexos como consultora senior associada à Reos Partners.

Sinopse: Muitas vezes percebemos que algo não está fluindo, que uma dada situação parece travada e não conseguimos ir adiante. Um desafio que parecia pequeno se torna maior à medida que ficamos presos a ele e não conseguirmos avançar. Podemos recorrer a inúmeros métodos ou técnicas, geralmente racionalizando, analisando, argumentando, ou seja, tentando ‘resolver’ o problema. No entanto, pode ser que o desafio do momento não seja algo a ser resolvido. Pode ser que, antes de uma ação reativa, um caminho novo seja render-se à situação, ao desafio, e ‘ ficar um pouco com ele’, sentindo-o com todos os sentidos despertos e atentos. Sustentando o que quer que se sinta. Mergulhar no sentir e permitir sentir o que se sente. Ficar com esse sentir, familiarizar-se e, só depois disso, e pacientemente, deixar um movimento genuíno emergir, autêntico e responsivo, novo e criativo.


17h00

LIBERDADE, FELICIDADE E FODA-SE | PALESTRA

Com Mirian Goldenberg

Mirian Goldenberg
Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Colunista do jornal Folha de São Paulo, desde 2010. Autora dos livros “A Bela Velhice”e Velho é lindo.

Sinopse: Mirian Goldenberg debaterá sobre a curva da felicidade retratada em seu último livro Liberdade, Felicidade e Foda-se, resultado de suas pesquisas sobre mulheres brasileiras na maturidade, com 5 mil mulheres e homens ao longo de 25 anos. Serão abordados assuntos como felicidade, liberdade, diversidade, família, amizades, atividades, trabalho e relações humanas – temas importantes para quem se relaciona com as mulheres maduras no seu ambiente de trabalho.


18h00

VOCÊ, SEU CELULAR E PÉ NA ESTRADA | PALESTRA

Com O que vi pelo mundo, Paulo Panayotis e Adriana Reis

Minibio: O Que Vi Pelo Mundo é um portal de turismo, experiências de viagem de luxo e gastronomia com reportagens, informações, vídeos e dicas exclusivas. O conteúdo é baseado nas experiências de quem esteve nos mais descolados, luxuosos e cobiçados destinos do planeta. É uma fonte de informação segura e confiável para viajantes, profissionais de turismo e mídia. Conta ainda com notícias, avaliações, curiosidades, imagens marcantes e conteúdo autoral. É um espaço opinativo, participativo e interativo. Sob o comando dos jornalistas Paulo Panayotis e Adriana Reis conta com uma equipe de profissionais e um time de colunistas no Brasil e exterior. Juntos, trazem o que há de novo e diferente no turismo pelo mundo, além de experiências diferenciadas para quem ama viajar.

Sinopse: Viajar faz bem para a vida. A geração acima dos 50 anos sabe disso e está disposta a colocar o pé na estrada, conhecer lugares novos, experimentar comidas diferentes, fazer novas amizades. E você está convidado para um bate papo comandado pelo jornalista Paulo Panayotis sobre formas práticas e descomplicadas de viajar para quem já passou dos 50 anos. Sonhar, comprar, viajar… Numa abordagem simples vamos mostrar os benefícios das viagens para o bem-estar e a longevidade. Vamos falar ainda sobre medos, dificuldades, dúvidas, facilidades, novidades do mundo digital para facilitar a vida dos viajantes 50+. A ideia é desmistificar e apresentar formas de ultrapassar a barreira digital para viajar cada vez mais e melhor. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a fatia da população mundial acima de 60 anos quase dobrará até 2050. E o mercado de turismo corre contra o tempo para conquistar esse viajante. Mas o que esse viajante busca? Para falar sobre esses e outros assuntos, o jornalista Paulo Panayotis, idealizador e fundador do portal de viagem e turismo O Que Vi Pelo Mundo, recebe entrevistados e convida você a participar e viajar conosco. Durante dois dias, vamos discutir assuntos para abrir perspectivas e caminhos para viagens inesquecíveis, além de uma vida mais longa e ativa. Quer saber também quais destinos, preparados para receber o turista mais maduro, vão bombar em 2020? Então não perca nosso bate papo.


19h00

DANÇAR E CELEBRAR COM A COREOGRAFIA AMO MINHA IDADE

Grupo: A Dança Com Vida

A Dança para todos, a Dança como rotina, como hábito e como cura.

01 de OUTUBRO (Terça-feira)
HORÁRIO ATIVIDADE

10h00

VIVENDO MAIS E MELHOR COM MINDFULNESS | WORKSHOP

Com Institutito Latino Americano de Mindfulness, Marina Neuman

Marina Neuman
É engenheira  eletrônica, MBA, desenvolveu  sua carreira como executiva em multinacionais na área de TI e a prática de meditação há mais de 25 anos sempre a ajudou a lidar com os desafios pessoais e profissionais. Especialista (pós-graduação) em  mindfulness pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, oferece treinamentos e retiros em mindfulness, inteligência emocional e liderança. É pós-graduanda em Psico-Oncologia na Ciências Médicas de Minas Gerais e instrutora certificada Search Inside Yourself. www.ilamb.co.

Sinopse: A prática regular de mindfulness aumenta a nossa qualidade de vida, aumentando a sensação de bem estar e felicidade, enquanto os efeitos negativos do stress e a ansiedade são amenizados, entre outros benefícios. Venha experimentar umas práticas e receber dicas de como aplicar no seu dia-a-dia e veja o que a ciência tem demonstrado.


11h00

NINA HORTA: EM BUSCA DO GOSTO PERDIDO | PALESTRA

Com Ulisses Guedes Stelmastchuk

Ulisses Stelmastchuk
É formado em Ciências Sociais e mestre em antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor de Gastronomia do Instituto Gourmet, integrante do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporânea da PUC-SP e do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação da USP, onde desenvolve pesquisas sobre gastronomia, cultura e antropologia.

Sinopse: No caminho da oralidade e das experiências sensoriais captadas dos acontecimentos cotidianos, Nina Horta constrói uma cozinha literária repleta de vivências e significados, onde o alimento, seu sabor e sua transformação extrapolam os limites nutricionais e passam a envolver dimensões históricas, sociais e afetivas.


12h00

DANÇAR E CELEBRAR COM A COREOGRAFIA AMO MINHA IDADE

Grupo: A Dança Com Vida

A Dança para todos, a Dança como rotina, como hábito e como cura.


13h00

OFICINA MACRAMÊ – SUPORTE PARA PLANTAS | OFICINA

Com Revista Urdume, Estefania Lima

Minibio: Estefania Lima é mestre em ciências médicas, comunicóloga, artista têxtil, estudante de filosofia e editora da Revista URDUME, publicação sobre artes manuais têxteis, expressão e autocnsciência. Na edição #03, lançada em agosto de 2019, um dos temas abordados é o poder da idade e dos fios, a partir do projeto “A Avó Veio Trabalhar”, ONG de Portugual que reúne mulheres acima dos 60 anos para desenvolver produtos manuais têxteis com um olhar contemporâneo.

Sinopse: O macramê é um tipo de tecelagem manual que necessita apenas das mãos e do fio escolhido para tecer algo, sem a necessidade de nenhum tipo de ferramenta. Nessa oficina, os participantes serão convidados a tecer um suporte para plantas, usando a conhecida técnica de nós, e assim tomarem conhecimentos sobre os pontos básicos do macramê.


14h00

EMPREENDA NA MELHOR IDADE, NO AQUI E AGORA | PALESTRA

Com Associação Aliança Empreendedora

Organização que apoia empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos.

Sinopse: Empreendendo na melhor idade com o que temos e somos, no aqui e agora, é uma palestra sobre os princípios da Teoria do Effectuation, que ensina a empreender com o que se tem. A atividade também demonstrará pontos essências para o desenvolvimento de seu negócio, como o conhecimentos e o networking.


15h00

VIVENCIANDO TERAPIAS CORPORAIS: EXERCÍCIOS PARA UMA VIDA LONGA E VIBRANTE | WORKSHOP

Com Miriam Schuartz e Fabiana Araujo

Aprenda uma serie de exercícios rotineiros e rápidos que promovem sua saúde, sua qualidade de vida, e sua energia; reconectando você consigo, com o outro e com o mundo.


16h00

O VERDADEIRO LIFESTYLE DAS PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS DE IDADE | PALESTRA

Com Solução Cultura, de Flavia Morizono

Flavia Morizono
É empresária, mãe, palestrante, e claramente entusiasta do tema 60+. Fez parte da primeira geração da internet no Brasil, iniciando sua carreira no marketing. Tem 20 anos de experiência no mercado de ativação e eventos. Em sua trajetória passou por empresas como Rádio Jovem Pan FM e a Europeia Alt Communication. Hoje é sócia e diretora de planejamento da Joia Eventos Estratégicos.

Sinopse: Intitulada “ Dilemas Da Longevidade”, a pesquisa de Flavia Morizono teve como objetivo explorar os hábitos e comportamento das pessoas 60+, abordando sobre estilo de vida, consumo, papel social e econômico e até mesmo a forma como lidam com o próprio envelhecimento.


17h00

DANÇA EXPRESSÃO | APRESENTAÇÃO + WORKSHOP

Com Academia MÜV

Com 3 anos de existência, a MÜV vem se consagrando como um espaço de dança diferenciado , oferecendo aulas de dança desde os 3 anos até a melhor idade! Unindo bem estar, conhecimento técnico da Arte da dança, auto conhecimento e consciência corporal! Um espaço onde tem muito mais que dança!

Claudia Gonçalves é facilitadora de DANÇA EXPRESSÃO, um olhar de dentro para fora, onde a aula é transformada em movimentos que trazem autoconhecimento, autoestima, leveza e experimentos de escuta. Venha assistir e experimentar!


18h00

ENCERRAMENTO COM A COREOGRAFIA AMO MINHA IDADE

Com participação da Vovó Izaura Demari | Apresentação + Workshop

Influenciadora digital, com 78 anos, Izaura Demari tem estilo ousado e já conquistou mais de 20 mil seguidores no instagram, 15.200 no Facebook e 14 mil no Twiter.