Projeto Nascidas em 55 ganha exposição na Longevidade Expo + Fórum

Projeto Nascidas em 55 ganha exposição na Longevidade Expo + Fórum

17 de Setembro de 2019 às 06:00

A fotógrafa Nellie Solitrenick, com sólida carreira em fotojornalismo e fotografia de família, apresentará uma exposição sobre seu projeto Nascidas em 55, na Longevidade Expo + Fórum.

Mais de 400 mulheres que fizeram 60 anos em 2015 foram retratadas. São médicas, dentistas, psicólogas, engenheiras, artistas, ativistas sociais, donas de casa, domésticas e muitas outras, entre as quais a apresentadora Silvia Poppovic; a atriz Iara Jamra; a jornalista Célia Bretas Tahan, neta de Cora Coralina; a editora de arte e professora Eliana Paiva, filha de Rubens Paiva, político vítima da ditadura, e a ex-miss Brasil Sandra Guimarães. Há desde moradoras do Jardim Europa até uma pedinte que há anos frequenta o mesmo bairro.

O resultado é um testemunho da diversidade da sociedade paulista e brasileira, do processo de envelhecimento e de como a mulher atual se vê quando chega aos 60 anos.

“Somos de uma geração que rompeu com os padrões das mães. Somos emancipadas e guerreiras. Mesmo que algumas tenham dedicado a vida ao lar, nosso símbolo é a mudança de comportamento e a adaptação aos novos tempos. Tivemos até que aprender a usar a internet”, afirma a fotógrafa.

A exposição estará aberta ao público de 29 de setembro a 1º de outubro de 2019, o Dia Internacional do Idoso, data instituída pela Organização das Nações Unidas em 1990.