Propósitos ou apenas sonhos?

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

É preciso ter propósito na vida.  Sonhar não basta !

(Imagem: Mário Sakaguti)

 

Você se considera sonhador/sonhadora? Então, sonhar é preciso, mas realizar os sonhos é fundamental. Claro que muitas vezes não é fácil, mas se você tiver um PROPÓSITO DE VIDA, terá a força de uma alavanca valiosa.

O que separa um sonhador de um realizador é a capacidade para entender que é possível que aconteçam erros e, mais ainda, que a missão é evita-los. E o assunto se refere a toda uma trajetória de vida e não só quando se é jovem. Aliás, sonhar e realizar são molas propulsoras em qualquer idade, mas na maturidade e na longevidade, têm um significado ainda maior.

Quem tem coragem, pode tudo. Propósito de vida impulsiona o ser humano a sair da chamada “zona de conforto” que muitas vezes nada mais é do que acomodação, preguiça mesmo de mudar. Mas tem coisa mais incrível do que conseguir realizar o que queremos? Para ter um propósito de vida é fundamental trabalhar o autoconhecimento.

 

Vamos fazer uma reflexão. Temos uma vida “boa”, “certinha”, “feliz”?

Por que, então, parece que falta “alguma coisa”? O que fazer para sentir de novo o brilho nos olhos e aquela alegria inexplicável que faz a gente pular da cama a cada novo dia?

Não tem a ver com ganhar mais dinheiro, ter mais poder. Tem a ver com saúde e longevidade.

Uma metanálise, publicação que compara outras pesquisas, analisou 10 estudos que englobaram mais de 136 mil pessoas e descobriu que ter um propósito na vida pode diminuir o risco de mortalidade por problemas cardíacos em cerca de 17%. Entre as pesquisas científicas, a que foi feita pelas universidades de Princeton, nos Estados Unidos, e College de Londres, concluiu que pessoas com propósito chegam a apresentar 30% menos chances de morrer do que aquelas que se sentem dispensáveis.

Além da avaliação psicológica, foi monitorada a saúde dos participantes, tanto física quanto mental. As pessoas com uma razão para viver apresentavam melhores índices metabólicos, ótima imunidade e bom desempenho cerebral. O hormônio do estresse, quando aumenta, provoca com mais facilidade o crescimento de processos inflamatórios e problemas cardiovasculares.

 

Propósito de vida a dois é mais estimulante

E por que será que mesmo quando se determina um propósito, a gente não consegue chegar lá? Estatísticas mostram que apenas 8 a cada 100 pessoas que começam uma dieta conseguem mantê-la por um ano e ter um peso menor que o inicial. E que 64% das pessoas que iniciam a atividade física abandonam nos três primeiros meses.

É porque é preciso “mudar a cabeça”, “reeducar-se”. Por exemplo : alguém sedentário quase a vida toda resolve “se jogar” em atividades físicas. É preciso mudar o mindset e virar a chave sem se enxergar como um atleta amador, mas  como uma pessoa forte e fisicamente capaz. É esse o pulo do gato !

E isso serve para tudo na vida: desde buscar ser uma pessoa mais organizada em casa e no trabalho até conviver melhor com a família, amigos, vizinhos e estranhos em geral. Ter um propósito de vida nos leva a cultivar valores, a ter uma vida mais focada, plena, saudável e feliz, dizem os psicólogos. É esse o caminho para encontrar a paixão e a realizar, aí sim, os SONHOS !

Vamos lá: Desafie a si mesmo a experimentar um momento de liberdade e fazer escolhas mais decisivas e audaciosas. Mesmo que não encontre as respostas de imediato, terá a base que precisa para defini-las mais à frente.

 

Tenha em mente que você é um ser humano de existência única que tem muito a crescer e contribuir consigo mesmo e com os outros.

Não existe idade para se ter propósito de vida !

E a hora é AGORA !!!

 

 

 

Fontes:

O Globo – Marcio Atala

https://blogs.oglobo.globo.com/espiritualidade-e-bem-estar/post/por-que-ter-um-ou-mais-proposito-na-vida.html

Psicologo e Terapia

https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/a-importancia-de-ter-um-proposito-de-vida/#:~:text=Conhecer%20seu%20prop%C3%B3sito%20de%20vida,fiel%20aos%20seus%20valores%20fundamentais.

Catraca Livre

https://catracalivre.com.br/arquivo/a-diferenca-entre-sonhar-e-realizar/#:~:text=O%20que%20distingue%20um%20sonhador,realiz%C3%A1%2Dlo%20%C3%A9%20muito%20melhor.

Psicanálise Clinica

https://www.psicanaliseclinica.com/proposito-de-vida/

(Fotos: divulgação)