Resiliência em pauta

Resiliência em pauta

Confira a matéria de capa Revista Mais60, do Sesc São Paulo, parceiro da Longevidade Expo+Fórum

A Revista Mais60, produzida pelo Sesc São Paulo, é uma publicação técnico científica que aborda temas relevantes e contemporâneos a respeito do envelhecimento e da longevidade, aprofundando debates e questões que visam trazer qualidade de vida para as pessoas idosas.

No artigo de capa da edição 79, o tema principal é a resiliência, apresentada como um “conjunto de recursos pessoais que contribuem para a adaptação positiva na presença dos riscos e das perdas da velhice e das vantagens e desvantagens acumulados ao longo da vida, atuando como capacidade de reserva e recurso de plasticidade.

Estratégias de enfrentamento e seleção, otimização e compensação, bem-estar subjetivo e bem-estar eudaimônico integram o conjunto de recursos psicossociais dos longevos que, em interação com os recursos sociais, medeiam a relação entre riscos e perdas – também chamados de traumas, eventos de vida estressantes, pequenos aborrecimentos da vida cotidiana e tensão crônica de papéis sociais – e adaptação.

A resiliência é definida como capacidade de superação e recuperação das adversidades e como tendência ao florescimento a partir da convivência com elas.

O texto define os termos e exemplifica-os com dados de literatura, da experiência clínica e da convivência dos idosos e da sociedade com os determinantes e as consequências deletérias da pandemia de Sars-Cov-2.

Ficou curioso? Quer saber mais? Este e outros artigos podem ser acessados na íntegra e de forma gratuita pelo portal do Sesc em https://www.sescsp.org.br/online/revistas/4_MAIS+60