Rolando Boldrin 85+: Lenda viva da poesia e dos “causos”

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

 

Rolando Boldrin, desde sempre, um incrível contador de “causos”

Em justíssima homenagem aos seus 85 anos, chega às redes sociais e lojas físicas, o álbum em homenagem a Rolando Boldrin com o título: “O Samba Está na Moda” que comemora a incrível trajetória desse artista, paulista de São Joaquim da Barra (SP), considerado um grande poeta e mestre “contador de causos”.

São arranjos cuidadosos, tocados e cantados com precisão e afeto e tudo foi gravado em outubro do ano passado no teatro da cidade natal de Boldrin, uma volta emocionada às origens. O DVD é de autoria do grupo carioca Casuarina, lançado pela Biscoito Fino, tem a coprodução da TV Cultura, com cenografia assinada por Patrícia Maia Boldrin, esposa do homenageado. A obra estará disponível no canal YouTube da Biscoito Fino, nos dias 11 e 12 de junho. Confira uma das canções do álbum:

 

Onde anda Iolanda?

https://www.youtube.com/watch?v=r56NrR4jwWE

Grupo Casuarina que há mais de 20 anos leva o samba carioca para o mundo

 

Outra merecida comemoração aos 85 anos de Boldrin aconteceu dia 07 de maio, com o lançamento na TV Cultura do documentário “Eu, a Viola e Deus”, com direção do cineasta, jornalista e escritor João Batista de Andrade. Trata-se da trajetória do artista na música e nas artes desde a infância, e suas conquistas nas diversas áreas da vida profissional.

 

Documentário “Eu, a Viola e Deus” homenagem da TV Cultura

 

Vários depoimentos fazem parte do filme, como  Patricia Maia Boldrin, Rosa Maria Boldrin e Adilson Boldrin, esposa, irmã e sobrinho do apresentador; Aldo Pedersoli e Francisco Zeleskinar (Chiquinho); do sanfoneiro José Clovis Franco (Orelha); e do barbeiro Alfredo Gaspar dos Santos.

Na verdade, Boldrin é uma criatura multifacetada! É músico, cantor, compositor, apresentador de TV, ator de teatro, de televisão e de cinema, além de ser um dedicado pesquisador da cultura popular brasileira. Mas é, acima de tudo o grande contador de causos que está há 16 anos no comando do “Sr. Brasil”, transmitido pela TV Cultura.

 

 

Sobre Rolando Boldrin

Rolando Boldrin nasceu em 22 de outubro de 1936 em São Joaquim da Barra, São Paulo. É ator, cantor, compositor e apresentador de televisão brasileiro, casado com a produtora e cenógrafa Patrícia Maia e pai de Vera Boldrin.

Tocava viola desde pequeno e com doze anos formou uma dupla com o irmão chamada Boy e Formiga, sucesso na rádio interiorana. Com 16 anos, incentivado pelo pai, pegou carona num caminhão e chegou à capital paulista. Foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e atendente de farmácia. Serviu o exército em Quitaúna e na sequência, dedicou-se à música. Em 1974, lançou seu primeiro disco solo, O Cantadô. pela gravadora Continental.

Foi ator nos teleteatros da TV Tupi, entre o final da década de 50 e começo da de 60, e contracenou com gente de primeira linha como Lima DuarteLaura CardosoDionísio Azevedo entre outros. Foram cerca de 30 novelas nas emissoras: Record, Tupi e Bandeirantes.

 

Boldrin com Renato Teixeira, ambos ícones da música sertaneja brasileira

 

Como apresentador de televisão, na década de 80, esteve à frente dos programas Som Brasil, (TV Globo), Empório Brasileiro (TV Bandeirantes) e Empório Brasil (SBT). Rolando Boldrin foi e continua a ser um dos maiores divulgadores da música sertaneja brasileira.

No programa Som Brasil, na TV Globo, Rolando Boldrin contava “causos”, dançava e exibia peças teatrais e pequenos documentários. Mas o grande destaque sempre foi receber cantores e compositores que tinham como fonte a cultura popular brasileira. Após a saída do programa em 1984, levou a ideia a outras emissoras e há 16 anos apresenta o programa Sr. Brasil, pela TV Cultura de São Paulo.

 

Em 2010, foi tema do desfile da escola de samba Pérola Negra no carnaval de São Paulo com o enredo “Vamos tirar o Brasil da gaveta.

 

Fontes:

Wikipedia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rolando_Boldrin

Folha /Uol

https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/cristina-padiglione/2022/05/rolando-boldrin-ganha-documentario-inedito-na-tv-cultura.shtml

Uol

https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2022/05/04/tv-cultura-faz-tributo-a-rolando-boldrin-com-documentario.htm

Sopa Cultural

https://sopacultural.com/casuarina-lanca-album-em-homenagem-a-rolando-boldrin/

TV Cultura

https://cultura.uol.com.br/entretenimento/noticias/2022/05/04/3743_tv-cultura-estreia-documentario-inedito-sobre-rolando-boldrin-dirigido-por-joao-batista-de-andrade.html

Matinal Jornalismo

https://www.matinaljornalismo.com.br/rogerlerina/notas/casuarina-lanca-album-em-homenagem-a-rolando-boldrin/

(Imagens: divulgação)