Sergio Estrada opina: Longevidade Expo + Fórum veio para ficar

Sergio Estrada opina: Longevidade Expo + Fórum veio para ficar

28 de Outubro de 2019 às 08:29

Longevidade Expo + Fórum: Sucesso, por Sergio Duque Estrada

Especialista em negócios no universo do envelhecimento ativo

Embaixador do AGING 2.0 SP e CEO da ATIVE Envelhecimento Ativo

Esta 1ª edição da Longevidade Expo + Fórum veio para ficar: a pioneira iniciativa contribuiu decisivamente para preencher uma séria lacuna no cenário brasileiro de envelhecimento: a ausência de um evento nacional dedicado à conscientização não só da relevância econômica e social da população 60+ no País, mas sobretudo das suas necessidades e desejos. O grande diferencial foram as variadas e múltiplas atividades que geraram um incrível engajamento e intercâmbio entre os diferentes públicos, sobretudo entre os 60+. Nesse quesito o evento primou por atrair um eclético e significativo público 60+. Muito se ensinou, e muito se aprendeu.

A noção do estágio do envelhecimento da população brasileira ainda é incipiente, apesar das estatísticas. No nosso imaginário coletivo vigora a noção do “berço esplêndido”, como se fôssemos eternamente uma nação de millenials. A Longevidade Expo + Fórum firmou-se como ponto de encontro geracional, que permite a troca de experiências, de vivências. Tais interações beneficiam tanto os 60+ – que podem opinar e comunicar diretamente o que querem; e os diversos produtores e fornecedores de produtos e serviços, que têm neste encontro a possibilidade única de em um só lugar, interagir com diferentes nuances de 60+, conhecer novas iniciativas, e se inteirar dos avanços do ecossistema – logrando assim aprimorar seu atendimento e melhorar a vida dos 31 milhões de 60+ no Brasil.

Para nós do AGING 2.0 SP e da ATIVEN – focados em incentivar a criação, identificação, aceleração e premiação de tecnologias disruptivas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos 60+ – a presença no evento foi de essencial importância, pois ajudou a realçar o nosso discurso no relevante segmento das “seniortechs”: o de que a tecnologia é relevante aliada da população 60+, por ser essencial na escalabilidade dos empreendimentos, na consequente redução de custos e barateamento de preço, promovendo assim a maior inclusão social no atendimento de uma população relevante, porém carente de informação, de serviços e de produtos com os quais tenha maior identificação.

As 10 finalistas de nossa 2ª Chamada de Negócios da Longevidade (Startup Search) tiveram a oportunidade única de expor seus produtos e serviços no nosso estande, e interagir diretamente com seu público-alvo. As demais empresas, fundos e potenciais investidores tiveram a chance de conhecer em primeira mão um seleto grupo de empreendedores focados no segmento 60+. As três vencedoras foram anunciadas na Arena da Longevidade, o que reforçou o peso da nossa premiação por dar uma visibilidade ainda maior para elas. Durante os 3 dias de ricas vivências, os founders botaram em prática a sábia máxima de “ouvir os 60+”, a fim de obter subsídios de primeira mão no aperfeiçoamento de suas atividades. A intensa troca de informações ajudou muito na quebra de tabus, e na comprovação da gradual e crescente penetração da tecnologia no dia a dia dos 60+.

A Longevidade Expo + Fórum fará parte do calendário das atividades do segmento no Brasil, e será um ponto de encontro eclético, aberto e convidativo a todos que quiserem aprimorar-se no entendimento da longevidade local e mundial, e das ações que tal tendência requer.