Sobre a Longevidade Expo + Fórum

Iniciativa do Grupo Couromoda, uma das mais importantes organizadoras de feiras de negócios e congressos profissionais, com 46 anos de atuação no país e no exterior, a Longevidade Expo + Fórum é um evento no formato Feira de Negócios, Experimentação e Fórum de Tendências voltado para o público 50+ e a cadeia de produtos, tecnologia, serviços e soluções para estes consumidores nos mais variados segmentos da economia, como saúde e bem-estar; turismo, lazer e destinos; finanças, seguros e trabalho; conhecimento, cultura e tecnologia; casa, consumo e facilities; gastronomia e nutrição; e moda, beleza e pro age. O evento é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com gestão e realização da São Paulo Feiras Comerciais, ambas empresas do Grupo Couromoda, e é realizado em cooperação com a Informa Markets, organização global líder no setor de feiras, congressos e eventos B2B.

Sobre o Grupo Couromoda

O Grupo Couromoda é o criador e realizador de eventos de referência nos setores de calçados, moda, beleza e saúde: Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda; Hair Brasil Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética; São Paulo Prêt-à-Porter; e *Hospitalar – Evento Internacional de Soluções, Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para a Cadeia da Saúde. *Desde 2015 Hospitalar é parte do Informa Group e da Informa Markets.

Sobre Francisco Santos, idealizador e Empreendedor da Longevidade Expo+ Fórum

Idealizador e empreendedor de eventos de grande sucesso, como a Couromoda, Hospitalar Feira+Fórum e Hair Brasil, o empresário Francisco Santos assume um novo desafio e lança o Longevidade Expo + Fórum, um evento que promete movimentar um mercado cada vez mais importante no cenário econômico brasileiro e global.

Empreendedor desde a adolescência,  Francisco Santos, 71, é um empresário gaúcho e paulistano que sempre atuou no segmento de promoção comercial e que reúne em seu currículo a criação de grandes eventos como a Couromoda, a Feira Hospitalar e a Hair Brasil, além de larga atuação no mercado internacional.

É um self made man. No final dos anos 60, iniciou-se no marketing, propaganda e produções audiovisuais. Nos anos seguintes, passou a trabalhar no segmento calçadista, no Rio Grande do Sul, sempre na área de promoção comercial. Em 1973 fez a sua estréia no mercado externo, participando da Brazil Export em Bruxelas, na Bélgica, e ficou 30 dias na Europa, onde começou a desenvolver idéias sobre novos métodos de promoção dos produtos brasileiros em mercados internacionais.

De volta ao Brasil, preparou o lançamento da Couromoda, projeto internacional e inovador de promoção comercial na área de couros e calçados e que se tornaria uma referência no mercado de feiras e eventos. A primeira edição foi realizada em 1975, no Rio de Janeiro.

É casado com Waleska Santos, médica pediatra que deixou a atividade profissional nos anos 80 para atuar, junto ao marido, no segmento de promoção comercial no Brasil e no exterior. Juntos, dirigiram mais de cem eventos e participações oficiais em feiras na Europa e nas Américas. No Brasil, depois da mudança para São Paulo em 1985 e a consolidação da Couromoda como grande plataforma de negócios, lançaram a Feira e Fórum Hospitalar*, nos anos 90, que se transformou no maior evento da indústria médico-hospitalar da América Latina, presidido por Waleska e referência global no setor. Já nos anos 2000, passaram a atuar também no segmento de beleza, cabelos e body care, criando a Hair Brasil, evento de grande sucesso no mercado e voltados para os profissionais do setor.

Em 2018, ao completar 70 anos, Francisco Santos aguçou o faro para, mais uma vez, inovar. Desta vez, seu olhar voltou-se para um segmento de mercado em franco crescimento, mas ainda pouco atendido e, em alguns aspectos, pouco compreendido: o público 50+. Para Francisco, trata-se de uma realidade que vem demandando um novo olhar da sociedade. “Hoje vivemos mais tempo e com mais qualidade. Precisamos pensar em como queremos construir este novo futuro. A longevidade será a megatrend do século, uma revolução que vai sacudir empresas, instituições, governos e sociedade. Estamos criando um palco, uma plataforma, onde as idéias, produtos e inovações estarão presentes, onde os líderes poderão expor soluções e alternativas para uma mudança desta magnitude nos parâmetros sociais e econômicos.

Os 50+ são pessoas que possuem renda própria, em sua maioria, exigentes na escolha de produtos e serviços e com tendência à fidelização por marcas. No mundo são responsáveis pela movimentação de um mercado de US$ 15 trilhões ao ano. No Brasil, segundo o IBGE, já contabilizam 50% do mercado consumidor e movimentam anualmente, R$ 1,8 trilhão.

Foi neste cenário crescente e global, que Francisco Santos formatou a Longevidade Expo + Fórum, que terá sua edição conceito de 29 de setembro a 1º de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, devendo manter-se como evento do calendário nos próximos anos, sempre coincidindo com o Dia Internacional do Idoso, data instituída pelas Nações Unidas e comemorada em 1o. de outubro.

“Nós, os longevos, não nos reconhecemos mais com a imagem estereotipada do idoso frágil e dependente. Estamos falando de um público ágil, empreendedor, que cuida de sua saúde, investe em lazer e em cultura, consome moda e define estilo e tendências, faz uso da tecnologia e tem muito a contribuir com a sociedade. A longevidade é um ativo importante a ser considerado. É um novo retrato da sociedade e queremos ser disruptivos criando esta plataforma para dar visibilidade e trazer o tema para o centro da mesa” conclui o empresário.

Realizado em uma área de 14 mil m2 do Expo Center Norte, em São Paulo, o evento reunirá empresas e especialistas de sete segmentos: saúde e bem-estar; turismo, lazer e destinos; finanças, seguros e trabalho; conhecimento, cultura e tecnologia; casa, consumo e facilities; gastronomia e nutrição; e moda, beleza e pro age. São esperados mais de 200 expositores de produtos e serviços, desde startups até grandes empresas. A expectativa da organização é atrair 20 mil visitantes nos três dias de evento.