Startup precisa se conectar com a experiência mais sênior para ter êxito

Outro painel organizado pela Labora Tech, startup especializada em talentos seniores e em fomentar a inclusão da diversidade geracional nas empresas, e que é tradicional parceira da Longevidade Expo+Fórum, envolveu Claudio Neszling, que atua o Conselho Consultivo da 99Jobs e é sócio gestor na Synthase Impact Ventures, que faz investimentos em startups com impacto socioambiental positivo, que, ao lado do cofundador e diretor de talentos da Labora Tech, Ricardo Seara, abordaram o tema sobre como as startups estão se diferenciando com equipes intergeracionais.

O tema central buscou evidenciar como e porque equipes intergeracionais estão se destacando quando o olhar se volta para startups e fintechs. “A inclusão de diversidade é sobre trazer para o ambiente decisório da organização uma variedade de visões que vão levar a melhores decisões. A experiência do sênior ajuda a startup a elaborar decisões e modelos de negócios ainda melhores e mais sólidos”, disse Neszlinger.

Muitas empresas, na visão de Neszlinger, percebem hoje a importância da multigeracionalidade e preparam a sua cultura organizacional para receber esses profissionais sêniores com respeito ao legado que trazem. “E, principalmente, os jovens que formam as startups têm muito a aprender com a complementariedade que a vivência entre diferentes gerações traz, porque precisam entender os modelos tradicionais, até para poder propor a disrupção. A startup precisa se conectar com a experiência mais sênior para ter êxito”.

 

“A inclusão geracional é um fator de diferenciação e é estratégico para potencializar os resultados das empresas. Passamos muitos anos argumentando com o mercado que a presença de profissionais sêniores representam vantagens competitivas pois eles conhecem e entendem as demandas desse segmento. O que vemos hoje é que existe um movimento espontâneo no sentido de encontrar recursos para que a inclusão aconteça na prática”, avaliou Seara.

 

A íntegra do painel e a programação completa da Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum 2021 estão disponíveis no nosso canal do Youtube. Clique aqui para assistir.