Transformando a casa em um lugar mais seguro

Ainda no aspecto de bem-estar e moradia, a arquiteta Flávia Ranieri trouxe dicas para a audiência da Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum de como deixar as casas longevas mais confortáveis e seguras para os idosos, evitando potenciais acidentes domésticos. “A primeira questão é a que envolve quedas no banheiro, um dos lugares da casa onde há mais perigos, já que é uma área molhada. Um dos problemas mais comuns neste espaço são os pisos escorregadios, por isso, a primeira dica que dou neste sentido é colocar pisos antiderrapantes. Se não for possível, opte então por instalar fitas antiderrapantes, que também ajudam muito a evitar quedas”.

Outra dica, segundo ela, é instalar um box, uma cortina ou algo que impeça que a água do banho molhe todo o banheiro e aumente o risco de acidentes. “Aconselho também a instalação de barras de apoio em locais estratégicos, para a pessoa ter onde se apoiar, se necessário. Caso o custo das barras seja elevado, há a possibilidade de improvisar barras de apoio com tubos de PVC em áreas molhadas e com ferro em áreas secas da casa”.

Já no caso de a residência ter escadas, a arquiteta recomenda alguns itens simples que podem evitar acidentes. “O que sugiro é instalar um corrimão ou um guarda-corpo nas laterais das escadas (em caso de corrimão, prefira os que têm seção circular, pois é mais fácil de se segurar). Outra dica é pintá-las com uma cor diferente do restante da casa, para facilitar a visualização dos degraus. Além de, se possível, instalar fitas antiderrapantes, uma iluminação própria na região e realizar o nivelamento dos pisos”, finalizou.

Clique aqui para saber mais sobre as dicas da arquiteta Flávia para a segurança da sua casa.