Valentino, 90+: Imperador da alta costura

Tradução,Redação e Edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

Valentino chega aos 90+ consagrado como grande mestre

 

“Eu amo a beleza, não é minha culpa”

Que tal começar este texto com o célebre “mantra” sempre repetido por Valentino ? A frase resume toda sua carreira celebrada no mundo inteiro e que será eterna certamente !

O estilista Valentino Garavani chega aos 90 anos, longe do dia-a-dia da Maison, mas sempre presente aos acontecimentos da empresa que criou em em 1957, hoje parte da Valentino Fashion Group, sediada em Milão.

Designer italiano de mão cheia, Valentino se encantou pela moda aos 9 anos de idade e com 15 anos, partiu para a França para estudar em Paris as técnicas de alta-costura ao lado de nomes como Cristóbal Balenciaga, Jean Dèsses e Guy Laroche. Cresceu e apareceu de forma meteórica no seu métier  e passou  a atender clientes de peso da sociedade, como Jackie O., Elizabeth Taylor, Gloria Guinness e a princesa Margaret.

 

Valentino teve Jackie.O como uma de suas fiéis clientes

 

Sua paixão pela cor vermelha foi explicada por ele mesmo em várias entrevistas: “Para a maison Valentino, vermelho não é apenas uma cor; é uma marca que não desaparece, um logo, um elemento icônico da marca, um valor”.  A origem desse fascínio veio quando o estilista, ainda muito jovem, assistiu em Barcelona a ópera “Carmem”. Cenário e figurino na explosão de vermelho o encantaram definitivamente.

 

O fascínio pela cor vermelha marcou grandes momentos de Valentino

 

Outra paixão se concentra nos cachorros da raça PUG dos quais não se separa nunca.  Na companhia deles Valentino vara as madrugadas, ocupado com telefonemas, programas de Tv e muita leitura. Dorme tarde e acorda só no meio do dia.

 

Muitos vivas a esse mestre da alta costura, um dos últimos ícones da moda internacional !

 

 

 

Sobre Valentino

Valentino Clemente Ludovico Garavani nasceu dia 11 de maio de 1932, na cidade de Voghera, comuna italiana na região da Lombardia, a cerca de 4 horas de viagem rodoviária até a capital Roma.Ainda adolescente,  em 1950, entrou para o mundo da moda, estudou em Paris e construiu um dos impérios de moda mais famosos do mundo.

É reconhecido por suas criações sempre extremamente femininas, com cortes diferenciados e quase mágicos. A marca Valentino também possui uma linha de cosméticos e de perfumes famosos como Rockin Rose e V. 

Em 1959, abriu seu primeiro estúdio em Roma, no renomado endereço da Via Condotti. Três anos mais tarde, sua primeira coleção estreou no desfile Gotha em Florença com grande sucesso. Desde então seu logotipo em “V” ganhou o mundo e se tornou uma das marcas mais famosas e conhecidas do planeta.

Em 1967 lançou a coleção Valentino’s White, onde o famoso “V” apareceu pela primeira vez. Na década de 60, várias estrelas de Hollywood descobriram a moda da marca Valentino e isso o levou ao reconhecimento internacional.

Em 1972, introduziu sua coleção masculina e feminina “ready-to-wear”, além de inaugurar sua primeira boutique na cidade de Roma e outra em Milão. Nos anos seguintes introduziu em sua linha produtos bolsas, cintos,  braceletes e colares, camisetas, jeans, além de uma linha de decoração que incluía tecidos, estampas, papel de parede e móveis.

 

Nas bolsas e cintos, o célebre e cobiçado  “V” de Valentino

 

Na sequência veio o primeiro perfume lançado em Paris, em noite de gala. . A expansão da marca VALENTINO continuou com abertura de boutiques nos Estados Unidos e Japão. O ano de 1989 foi marcado pela inauguração da Academia Valentino, um espaço para apresentações de arte.

Em 2008, Valentino anunciou o encerramento de suas atividades no mundo fashion, em um desfile em Paris que comemorou 45 anos de carreira. Ele lamentou não ter tido a oportunidade de preparar um herdeiro à altura para sua grife. Após sua saída, a criação da Maison ficou nas mãos de Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri.

 

Fontes: 

Wikipedia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Valentino_Garavani

Vogue

https://vogue.globo.com/moda/noticia/2022/05/valentino-faz-90-anos-veja-uma-celebracao-de-seus-melhores-momentos-em-vermelho-nas-passarelas.html

O Globo – Gente

https://oglobo.globo.com/ela/gente/noticia/2022/05/mestre-da-moda-valentino-garavani-completa-90-anos-nesta-quarta-feira.ghtml

Harper´s Bazaar

https://harpersbazaar.uol.com.br/moda/valentino-garavani-completa-90-anos-veja-curiosidades-sobre-o-estilista/

Rotacult

https://rotacult.com.br/2022/05/maison-valentino-faz-moletom-em-edicao-limitada-em-celebracao-aos-90-anos-de-mr-valentino/

Revista VLK

https://revistavlk.com.br/valentino-garavani-imperador-da-moda-completa-90-anos/

Glamurama

https://glamurama.uol.com.br/notas/valentino-deve-deixar-fortuna-para-afilhados-brasileiros/